PIBID Semestre: 2019-1
Orientadora: Flavia Candusso
Bolsista: Joana Márcia Andrade Rebouças
Escola: Colégio Estadual Bento Gonçalves
Data: 17 de abril de 2019
Relato da aula 02
Colégio Estadual Bento Gonçalves
Segundo dia das atividades pertencentes ao Programa Institucional de Bolsas de Introdução à Docência (PIBID), orientado por Flávia Candusso. Irei aqui relatar minhas experiências no Colégio Estadual Bento Gonçalves, quinze dias após a última visita, especificadamente no dia 23 de abril, devido a complicações de saúde, que me impediram de realizar minhas atividades previstas para terça, 16 de abril. Como da primeira vez, saí de casa cedo para o bairro Fazendo Grande do Retiro, não tendo a mesma sorte, perdi o ônibus e só consegui chegar a escola um pouco antes do segundo horário. A rua permanecia com sua cor cinzenta e seus congestionamentos, porém nada que me aflija mais, pois já havia ficado comigo a imagem colorida do interior da instituição de ensino. Esperei então nos bancos coloridos com pinturas de flores, terminar aquele horário, para que então eu encontrasse com o professor André Chaves, Sapoti.
As séries que têm aulas de músicas na terça-feira pela manhã, como citei no último relatório, são três turmas do 8o ano e duas do 9o ano do Ensino Fundamental II. Em todas as turmas no 8o ano, o professor aplicou teste no valor de dois pontos na média, com conteúdos trabalhados em sala até então, propriedades do som (altura, intensidade, harmonia, melodia, duração e timbre). Os estudantes tiveram um total de 50 minutos para responderem as questões, contando com o tempo do deslocamento do professor, cooperação para restabelecimento da “ordem” pelos alunos e o tempo das questões serem escritas no quadro. A prova foi realizada com um moderato silêncio, vez o outro interrompidos por discentes com dúvidas de interpretação de texto ou do conteúdo e uns que se divertiam ao causar um certo tumulto. Foram no total dez perguntas escritas no quadro branco e copiadas nas folhas pautadas dos alunos, para que no final entregassem a André:
Questão 1: quais as propriedades do som?
Questão 2: os sons graves e agudos se referem a que propriedade do som?
Questão 3: o que é timbre?
Questão 4: é correto afirmar que Altura é a propriedade do som que determina seu volume?
Questão 5: Explique a propriedade do som: intensidade.
Questão 6: quais os elementos fundamentais da música?
Questão 7: o que é uma melodia?
Questão 8: como podemos chamar uma combinação simultânea de sons, agrupados de forma agradável aos ouvidos?
Questão 9: explique a propriedade do som: duração.
Questão 10: dê dois exemplos de sons graves e dois exemplos de sons agudos.
Ainda no lugar de observadora, fomos para as turmas do 9o ano, onde houve um seguimento dos estudos sobre os gêneros que contam a história da música popular brasileira. Dessa vez, o tema abordado na sala foi o samba, suas características principais, ritmo, origem, letra, forma de composição e suas brincadeiras. O professor André leu as pesquisas dos alunos, que foram passadas para casa na última aula, sobre o gênero. Chamou atenção acerca da lendária história do samba ter surgido na Bahia ou no Rio de Janeiro, já que as pesquisas dentre os estudantes se contradiziam. Ocorreu um momento de apreciação do primeiro samba gravado, “Pelo Telefone”, composto na década de 10 por Ernesto Maria dos Santos (Donga). Por fim, o professor deixou um tempo para que os grupos dos seminários se reunissem e realizassem os últimos ajustes para a apresentação que ocorreria na quinta-feira, dia 25 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário