PIBID Semestre: 2019-1
Coordenadora: Flavia Candusso
Bolsista: Joana Márcia Andrade Rebouças
Professor orientador: André Chaves
Escola: Colégio Estadual Bento Gonçalves
Data: 01 de maio de 2019
Relato da aula 03
Ontem, como de costume, terça-feira, fui para o Colégio Bento Gonçalves realizar meus deveres de observação, pertencente ao componente curricular Estágio Supervisionado I, ministrado pela professora Flávia Candusso, e do Programa Institucional de Bolsas de Introdução à Docência (PIBID), orientado pela mesma. Porém, aquela manhã já amanheceu diferente para mim, que estava ansiosa para realizar a minha primeira atividade como docente em turmas do 8o ano do colégio pela primeira vez. Preparei um plano de aula com intuito de englobar algumas reflexões, que julgo mais do que importantes no quadro sócio-político que estamos vivendo, que é a de formação de opinião e criticidade. Assim, utilizei da arte da música, para discutir a nossa situação de desigualdade social, de raça e de sexo, levantando questões sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. Foi uma experiência maravilhosa, os alunos participaram ativamente, respondendo as questões levantadas e acrescentando tantas outras mais que ainda me fazem parar para pensar. Foi incrível poder acessar um pouco todo esse conhecimento e formas de pensar que cada um carregar consigo, que marca a subjetividade. Segue abaixo o plano:
PLANO DE AULA 01
MINI-AULA: Interpretação de Canções
Objetivo Geral:
Construir processualmente a identidade dos alunos com a Música, tendo-a como expressão humana, artística, cultural e sociopolítica, utilizando a canção “O Menino das Laranjas”, de Theo Barros, (re)conhecendo/ (com)partilhando suas vivências a partir da interpretação da mesma, além de promover uma interdisciplinaridade com outros componentes pedagógicos que envolvem e discutem o quadro social de muitas crianças brasileira em estado de vulnerabilidade.
Objetivos Específicos:
- Apreciar e (re)conhecer a música “O Menino das Laranjas”, de Theo Barros, como música pertencente a cultura popular brasileira dos anos 60;
- Discutir através da música “O Menino das Laranjas”, de Theo Barros, o quadro social vigente na época e que ainda se faz presente na atualidade na vida de milhões de crianças pobres em estado de vulnerabilidade;
- Valorizar música e canção pertencente a cultura popular brasileira, compreendendo-a como agregadora de valores identitários;
- Praticar discussões positivas em benefício de seu desenvolvimento musical e formação como cidadão;
- Refletir sobre as práticas sociais mediadas pela música, na qual se evidencia ações discriminatórias de qualquer natureza;
Metodologia:
1º passo: em classe, os alunos escutaram a música “O Menino das Laranjas”, composição de Theo Barros e interpretada por Elis Regina. A letra da música estará escrita no quadro para que todos possam acompanhar com mais clareza.
2º: junto com os alunos, citar os personagens presentes na canção e supor suas características;
3º Uma laranja será levada para mediar a discussão acerca da canção. Poderão falar aqueles que estiverem segurando a laranja, que de preferência, deve passar por todos da sala;
4º Serão levantadas então quatro perguntas:
Questão 1: Quem se acaba na feira? O menino ou as laranjas?
Questão 2: Se o menino não vender as laranjas, ele apanha da mãe ou da vida?
Questão 4: Como diz o ditado popular, “só damos aquilo que temos”, a mãe só possui a crueldade da existência. Ela não ama o menino ou ela está cansada da vida difícil?
Questão 5: Qual o desassossego da canção?
Anexo:
Menino das Laranjas (Theo Barros)
Menino que vai pra feira, vender sua laranja até se acabar. Filho de mãe solteira, cuja ignorância tem que sustentar. É madrugada, vai sentindo frio, porque se o cesto não voltar vazio. A mãe já arranja um outro pra laranja, esse filho vai ter que apanhar. Compra laranja, laranja, laranja, doutor, ainda dou uma de quebra pro senhor! Lá, no morro, a gente acorda cedo e é só trabalhar. E comida é pouca e muita roupa, que a cidade manda pra lavar. De madrugada, ele, menino, acorda cedo, tentando encontrar. Um pouco pra poder viver até crescer e a vida melhorar. Compra laranja, doutor, ainda dou uma de quebra pro senhor! Compra laranja, doutor, ainda dou uma de quebra pro senhor!
Link para a música: https://www.youtube.com/watch?v=v2qT2vEqBv8
Recurso:
Caixa de som, laranja, quadro e piloto.
Nas turmas do 9o ano, sigo assistindo e me restringindo a missão do estágio, de observar as aulas e a forma de ensino do professor. Lá, o dia foi de apresentações dos seminários que se iniciaram na quinta-feira anterior, com apresentações em grupos de temas sobre os gêneros pertencentes a música popular brasileira. Cada grupo escolheu um gênero e obteve total liberdade de criar e reinventar formas de contar um pouco sobre a história, ritmo, destaques e outras curiosidade acerca da temática. Notei que, apesar das possibilidades de explorarem seus lados criativos, os alunos se mantiveram em apresentações formais com cadernos e amostras musicais trazidas em seus celulares. Muitos não estudaram consideravelmente para as apresentações e permaneceram lendo em seus cadernos as suas supostas “falas”. Nas aulas anteriores, o professor André, alertou sobre a não aprovação, com pontuação considerável, dos grupos que tivessem essa prática de, nem ao menos, decorar o assunto, já que ler e aprender vai muito além disso. Porém, apesar dos lados negativos, todos os alunos participaram em grupos, tendo seus tempos de fala, mesmo que bem curtos. Vale ressaltar e relembrar que eu só assisti parte da apresentação, muitos já haviam executados suas aulas e eu não pude acompanhar por ser em um dia da semana que eu não estou presente na instituição.
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