domingo, 5 de maio de 2019

Seminários


Bolsista: Camila Maria Carvalho Santos
Data: 28 de abril de 2019.
Escola: Colégio Estadual Bento Gonçalves
Turmas: 9º ano C, D e B.
Professor/ supervisor: André Chaves Santos (Sapoti)




O DIA DOS SEMINÁRIOS


Após um pequeno recesso da Semana Santa, voltamos aos trabalhos. A ida foi super tranquila, mesmo com o calor desse verão sem fim em Salvador. Cheguei à escola cedo, por volta das 12h30min da tarde. Chegando lá me deparei uma novidade... Temos mais um colega para completar a equipe! Agora somos três.  As turmas receberam uma missão que foi passada na sexta-feira retrasada, que consistiu em dividir equipes para apresentar um seminário sobre a História da MPB. Cada equipe ficou com um tema para apresentar e essa sexta-feira foi um dos dias em que aconteceram as apresentações.


PANORAMA GERAL DAS APRESENTAÇÕES


Ficou visível o quanto o Colégio possui alunos brilhantes. Muitas equipes que se apresentaram havia estudantes com desenvoltura para falar em público, eloqüentes, domínio de conteúdos, criatividade e por aí vai. Toda regra tem a sua exceção, é claro que houve equipes em que os estudantes, apesar de competentes, não fizeram uma boa apresentação. Ou foi por falta de responsabilidade ou por problemas de nervosismo ( o que é natural este ultimo). Mas de uma forma geral as apresentações foram muito boas e eu me diverti muito. A seguir irei fazer um breve relatório sobre cada equipe.

9º ano C.

Equipe 1: Bossa Nova

A equipe apresentou o tema no formato de um “programa” cujo nome fictício foi “Resiliência”. Duas das integrantes fizeram o papel de Elis Regina e Gal Costa na qual foram respondendo perguntas que a “entrevistadora” fazia sobre o tema. A apresentação foi criativa.

Equipe 2: Pagode

A apresentação foi no formato de “Jornal” (tipo BATV rsrsrs). O jornal fictício se chamou “Jornal Bento” (kkkkk... sempre lembro o meu período escolar).  Teve um detalhe muito interessante nessa equipe. Uma aluna cantou uma música de Pagode romântico e mostrou o seu talento com a voz. Ela cantou lindamente, foi incrível! É claro que tive que elogiar ela, não podia deixar de comentar.

Equipe 3: Samba

A apresentação foi no formato tradicional.
OSB: Quando me refiro a formato tradicional é aquele com ou sem recurso visual (cartaz-slides.)

Equipe 4: Maxixe

Também foi no formato tradicional, porém deu para notar a desenvoltura e a eloquência dos integrantes para se comunicar em público. 

Depois das apresentações o professor realizou um trabalho rítmico desenvolvido por ele mesmo. A idéia original é com copos, porém, devido a algumas questões André adaptou para fazer somente com as mãos. O trabalho é muito interessante, no final do relatório haverá um vídeo que fiz para mostrar como funciona o trabalho.


9º ano D.

Equipe 1: Rock Brasileiro

A equipe contou com sete integrantes, mas, teve dois estudantes em especial que enriqueceram a apresentação. Um dele foi Fernando, que deu um show no conteúdo, mostrando que realmente leu e estudou sobre o tema.

Equipe 2: Samba

Foi em formato tradicional.

Equipe 3: Samba Reggae

Essa equipe foi interessante e muito criativa, rsrsrs...Os integrantes confeccionaram coletes com o símbolo do Olodum e pitaram baldes com as cores do Olodum para simular instrumentos percussivos.  Eles finalizaram a apresentaçãos cantando e tocando o refrão de duas músicas ( tipo pout-pourri): “Faraó” e “Vem meu amor”.  Diverte-me muitíssimo kkkkk...

Equipe 4: Rock

Além do formato tradicional, os integrantes confeccionaram uma guitarra elétrica de isopor e ainda levaram uma amostra de um rítmico de rock.

Equipe 5: Reggae

Formato tradicional.


9º ano B.

Todas as apresentações que ficaram para esse dia foram em formato tradicional. Teve uma equipe em especial que  uma aluna cantou e tocou no violão.

Equipe 1: Samba

Equipe 2: A cultura africana

Equipe 3: Rap

Equipe 4: Gospel ( não compreendi porque, mas acho que por falta de opção.)



_______________________________________________________________________

A ideia original é com copos.










“A criatividade na educação acelera o processo de aprendizagem.”

Autor desconhecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário