segunda-feira, 13 de abril de 2015

Gosto de tocar Flautinha...

Escola: Padre José de Anchieta
Bolsista: Renato Santana
13 de abril de 2015

            Depois de vários dias chuvosos, o sol volta a brilhar na capital baiana me parece que o dia hoje promete!!! Começamos a aula no 3º ano A, com a canção "Chegada" de Antônio Nóbrega que contextualiza a  chegada dos portugueses no Brasil e a relação de várias tribos indígenas no refrão que torna uma canção poética e contagiante. Na execução da música os alunos interagiram embora que o texto tem algumas palavras que se torna difícil as pronuncia, antes da canção ser colocada a professora Marisa fez um alongamento para tirar um pouco do a sonolência, pois só estava começando a semana. Logo após dividimos em dois grupos e tocamos a música "Si Si Si" canção tradicional do Congo, formando um Canon maravilhosamente lindo! Como sempre alguns alunos se destacando positivamente e outros ficando a deseja. No 3º ano B aplicamos as respectivas músicas e tivemos um resultado satisfatório, observei um aluno que estava queto na sua carteira, perguntei por que não estava participando me respondeu que estava com dor de cabeça, ele ficou sentado em outro momento observei que ele estava tirando a atenção dos outros e a dor de cabeça era pretexto para não participar.


            No 2º ano tiver a segunda experiencia de ministrar aulas de flauta doce em sala de aula, levando em conta que o tempo passa muito rápido, precisamos ser objetivos e dinâmicos identicando a realidade de cada um dentro do contexto programado, tentei relacionar a aula como se fosse um evento com uma plateia gigantesca e várias pessoas olhando pra gente, tivesse que levar esses alunos em um mundo cheios de emoções, disciplina, alegria e cobrança, desfragmentando uma série de coisas ao mesmo tempo tocar, afinar, escultar, ouvir, perceber o meu colega, o professor, a platéia, as notas, a regência enfim um turbilhão de situações que leva não ao "fantástico mundo de bobby" mas sim ao mundo de inovações, criatividade e entretenimento que influencia a criança socializar com o diferente e o inusitado desafio. Passei um pequeno clichê falando das partes da flauta cabeça, corpo e pé e em qual das mãos utilizar, entoando "direita no pé esquerda voando dedão no buraco cabeça na almofada" aprenderam muito rápido.
               Rubéns Alves fala que "a missão do professor  é provocar a inteligência, o espanto, a curiosidade e não coisas, pois as coisas estão na internet nos livros". Logo os fatos evidencia quão importante é essa inserção  do bolsista no cenário da educação básica e suas experiencias pessoais à docência.  

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