Escola: Carmelitana do Menino Jesus
Data: 16/04/2015
Bolsista: RODRIGO CONCEIÇÃO DE DEUS
A aula do dia 16/04, da turma do 1° ano foi marcada de surpresas e muita diversão. Neste dia a aula foi sobre as propriedades do som. Nós utilizamos instrumentos para fazer o acompanhamento. Como um exemplo, nós utilizamos a zabumba para explicar o conceito de grave e os triângulos para representar o agudo, o professor utilizou uma canção de nome: O grilo e o besouro.
Utilizamos o triângulo para representar o grilo e a zabumba representava outro animal com um tom mais grave.
Em um outro momento o professor fez jogo corporal, representou aqueles movimentos com nome de notas, e, assim, nós fizemos a escala diatônica de dó tocando no nosso corpo.
Após isso tudo, recebemos alguns visitantes inusitados, tais como: Flávia e Mara, logo após a chegada delas nós recebemos a coordenadora do PIBID, Alessandra. Ela veio acompanhada de mais dois rapazes que não são do país, mas agora não me lembro a nacionalidade. Os mesmos vieram conhecer a realidade da educação musical, diga-se de passagem, eles ficaram encantados. Tivemos uma reunião para conversar a respeito do que é o PIBID e depois disso aconteceu a aula-show do grupo Transcendental.
Data: 16/04/2015
Bolsista: RODRIGO CONCEIÇÃO DE DEUS
A aula do dia 16/04, da turma do 1° ano foi marcada de surpresas e muita diversão. Neste dia a aula foi sobre as propriedades do som. Nós utilizamos instrumentos para fazer o acompanhamento. Como um exemplo, nós utilizamos a zabumba para explicar o conceito de grave e os triângulos para representar o agudo, o professor utilizou uma canção de nome: O grilo e o besouro.
♪♪...Cri cri cri, canta o grilinho
Cri cri cri, sempre a cricrilar
Zum zum zum zum zum, responde o besourinho
Cri cri cri
Zum zum zum zum zum..♪♪
Em um outro momento o professor fez jogo corporal, representou aqueles movimentos com nome de notas, e, assim, nós fizemos a escala diatônica de dó tocando no nosso corpo.
Após isso tudo, recebemos alguns visitantes inusitados, tais como: Flávia e Mara, logo após a chegada delas nós recebemos a coordenadora do PIBID, Alessandra. Ela veio acompanhada de mais dois rapazes que não são do país, mas agora não me lembro a nacionalidade. Os mesmos vieram conhecer a realidade da educação musical, diga-se de passagem, eles ficaram encantados. Tivemos uma reunião para conversar a respeito do que é o PIBID e depois disso aconteceu a aula-show do grupo Transcendental.
Oi Rodrigo, faltou falar sobre a música em homenagem ao dia do índio. Já no clima das discussões da semana, gostaria que você fizesse uma reflexão sobre o uso daquela canção.
ResponderExcluirÉ, Rodrigo ... pode detalhar mais ... inclusive falar sobre seus personagens que tanto encantaram as crianças!!
ResponderExcluir