No
dia 13 de abril de 2015 iniciei as minhas atividades como auxiliar de sala do
professor de música Marcus Welby na
Escola Municipal Almerinda Costa no bairro do Uruguai em Salvador/BA que
trabalham com crianças do 1º ao 5º ano do fundamental I. Cheguei
com antecedência para evitar transtornos e conhecer o bairro já que eu nunca
havia estado nessa região. Os funcionários da escola com bastante presteza me
receberam de braços abertos, o que justificou as boas referencias na importância
com que a musica é tratada por lá. Quando o professor Marcos chegou o mesmo me
apresentou todos os ambientes da escola e logo fomos à sala de música.
Antes
de iniciamos as atividades o professor Marcos me passou algumas instruções dos métodos
que seriam utilizados nas turmas. A primeira turma do dia foi a do 2º ano, o
professor Marcos utilizou uma dinâmica para a apresentação, funcionava da
seguinte maneira:
Foi
feito um círculo de cadeiras e com uma bola de assoprar cheia que era passada
de mão em mão de acordo com o andamento da música que nós tocávamos. Quando parava
a música o aluno que estivesse com a bola na mão se apresentava para mim falando
o nome e qual estilo de música que gostava de ouvir.
Podemos
observar que na musicalização foi trabalhado o aspecto da coordenação motora e rítmica
(a forma que a bola era passada de acordo com o andamento da musica). Seguindo esse mesmo aspecto de coordenação e
percepção fizemos uma atividade de acompanhamento utilizando as palmas e o
violão, de acordo com o que eram tocados no violão os alunos deveriam acompanhar
nas palmas e quando sessasse o som do violão os alunos deveriam parar de bater
as palmas e da mesma medida que retornasse os alunos deveriam fazer o mesmo.
Depois fizemos um momento de apreciação
musical tocamos cinco musicas infantis da qual eu fazia a base no violão e o
professor Marcos fazia o solo na flauta e os alunos deveriam responder falando
o nome das músicas, o que mais acertasse seria o ganhador da brincadeira.
Para
fechar a aula a ultima dinâmica utilizava sete notas musicais atribuídas a
partes do corpo. O primeiro Dó era representado pelos pés, o Ré era
representado pelas canelas da perna, o Mi era representado pelos joelhos, o Fá
era representado pelas cochas, o Sol era representado pela barriga, o Lá era
representado pelo peito, o Si era representado pelos ombros e o Dó mais agudo
pela cabeça. De acordo com a nota que era tocada no violão os alunos cantavam a
nota e colocavam a mão no local correspondente e assim fechamos a aula com os
alunos do 2º ano.
A
turma seguinte foi a do 4º ano, sentimos um pouco de dificuldade na execução
das atividades, pois a turma estava bastante inquieta. Aplicamos apenas as
atividades de apresentação e fizemos uma dinâmica que utilizava o corpo como
instrumento para tocar o baião. Logo após a aula do 4º ano tivemos uma pausa e
juntamente com o professor Marcos definimos métodos para utilizamos na próxima aula
com a turma do 4º ano com o intuito de obtermos uma maior participação nas
atividades propostas.
A turma
seguinte foi a do 3º ano, aplicamos a atividade de apresentação e logo após utilizando
a mesma mecânica de passar a bola com a música, fizemos uma atividade do qual
os alunos imitavam um animal reproduzindo o som e os demais deveriam adivinhar
qual animal era. Também realizamos a atividade de apreciação musical do qual
eles deveriam adivinhar qual era a música que estava sendo tocada, a mesma
feita pelo grupo do 2º ano. Fizemos também a atividade das palmas acompanhando o
violão, a mesma que também utilizamos com o grupo do 2º ano. Uma coisa interessante
que aconteceu com o grupo do 3º ano foi que eles queriam tocar nos violões,
sentir as cordas e também tocar o triangulo e o pandeiro (ambos os instrumentos
também estavam na sala) e assim terminamos a aula com o grupo.
A nossa
ultima aula foi com as crianças do 1º ano com elas trabalhamos a música como
meio de expressar os sentimentos (enquanto cantávamos uma música eles pensavam
em algo que queriam e após o final da música elas falavam os seus desejos) o
professor Marcos em um segundo momento aplicou a mesma atividade, porem pediu
para que eles desejassem coisas não materiais e o mesmo exemplificou. Depois trabalhamos
como um mini coral (cantávamos e eles nos acompanhavam cantando e fazendo as coreografias)
e assim terminamos mais um dia de atividades musicais na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário