quinta-feira, 30 de abril de 2015

Sem muitas palavras!

Se chover o bicho pega, se ficar a casa some.

Escola Municipal Xavier Marques
Elaine Batista
Data: 29/04/2015

O clima de comoção tomou conta da turma do 6º ano. Ao entrar na sala e ver aqueles rostinhos de tristeza e lágrima me senti bastante comovida. Nem precisarei mencionar o que ocorreu, já que todos nós sabemos da tragédia acontecida, infelizmente. E assim, iniciamos a aula com uma música de relaxamento, pedimos para que os alunos ficassem em silêncio e com os olhos fechados escutassem o áudio, com duração de 5 minutos, dando seguimento com a faixa musical do hino nacional brasileiro. Logo após foi realizada a atividade de solfejo, na qual o professor Flávio desenhou as figuras musicais no quadro, semibreve, mínima, semínima, colcheia e suas respectivas pausas, em seguida foi feito um ditado rítmico. O professor executou uma sequência de dois compassos, ternário e outro quaternário, com repetições para que os alunos escrevessem no caderno. Observei que, a maioria das crianças responderam corretamente o ditado, e interagiram bastante. Já com o 4º ano, fizemos basicamente quase a mesma atividade, com os solfejos e ditados rítmicos, porém com o nível mais fácil. Logo após, executamos o ensaio coreográfico com a música para a apresentação em homenagem ao dia das mães. Foi muito bom, apesar de tudo.

  

Um comentário:

  1. Elaine, a situação é realmente de partir o coração... a escola precisa abraçar essa turma, em especial, inclusive com o acompanhamento de um psicólogo ou psicopedagogo. Procurem conversar bastante com eles, para que passem pelo processo do luto e consigam seguir em frente. Vocês podem, inclusive, pedir sugestões para uma homenagem ao colega que se foi. Isso pode levar um pouco de alento para eles e para a família. Abraço.

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