Se chover o bicho pega, se ficar a casa some.
Escola Municipal Xavier Marques
Elaine Batista
Data: 29/04/2015
Data: 29/04/2015
O clima de comoção tomou
conta da turma do 6º ano. Ao entrar na sala e ver aqueles rostinhos de tristeza
e lágrima me senti bastante comovida. Nem precisarei mencionar o que ocorreu, já
que todos nós sabemos da tragédia acontecida, infelizmente. E assim, iniciamos a
aula com uma música de relaxamento, pedimos para que os alunos ficassem em silêncio
e com os olhos fechados escutassem o áudio, com duração de 5 minutos, dando
seguimento com a faixa musical do hino nacional brasileiro. Logo após foi
realizada a atividade de solfejo, na qual o professor Flávio desenhou as
figuras musicais no quadro, semibreve, mínima, semínima, colcheia e suas
respectivas pausas, em seguida foi feito um ditado rítmico. O professor
executou uma sequência de dois compassos, ternário e outro quaternário, com repetições
para que os alunos escrevessem no caderno. Observei que, a maioria das crianças
responderam corretamente o ditado, e interagiram bastante. Já com o 4º ano, fizemos
basicamente quase a mesma atividade, com os solfejos e ditados rítmicos, porém com
o nível mais fácil. Logo após, executamos o ensaio coreográfico com a música
para a apresentação em homenagem ao dia das mães. Foi muito bom, apesar de tudo.
Elaine, a situação é realmente de partir o coração... a escola precisa abraçar essa turma, em especial, inclusive com o acompanhamento de um psicólogo ou psicopedagogo. Procurem conversar bastante com eles, para que passem pelo processo do luto e consigam seguir em frente. Vocês podem, inclusive, pedir sugestões para uma homenagem ao colega que se foi. Isso pode levar um pouco de alento para eles e para a família. Abraço.
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