quarta-feira, 27 de maio de 2015

Preparação para avaliação

Escola Municipal Xavier Marques
Flávio Bueno
13/05/2015


Nesta quarta trabalhamos com conteúdo teórico. Por conta dos ajuste de horário ainda não estarem prontos tivemos apenas duas turmas, o sexto e o quarto ano.
As turmas estavam incrivelmente dispostas nesta quarta, logo as aulas fluíram muito bem. No sexto ano iniciamos a aula ajustando com os alunos a data da nossa primeira avaliação. Eles estavam um pouco confusos com a ultima data marcada, alguns até achavam que seria naquela aula.
Resolvido este problema começamos uma revisão para a avaliação. Aplicamos uma atividade no quadro que abordava os nomes e valores da figuras rítmica, e um solfejo seguido de um ditado. O solfejo foi aplicado pelo professor Ednaldo e eu fiquei com o ditado. Os alunos desta turma, em sua maioria, já estudam na Xavier a um bom tempo, logo tem uma facilidade enorme e os que chegaram agora estão entrando no ritmo também. Nesta aula teve, um situação muito bacana. Um dos alunos que sempre leva o celular, nesta aula chegou pra min e disse " professor, guarda ai pra mim, hoje eu quero preta mais atenção na aula" e logo em seguida disse pro colega do lado "o velho, não converse comigo hoje não viu". Não sei se tudo isso foi por conta da proximidade da avalição, mesmo porque ele nem precisa ficar tão preocupado pois é um ótimo aluno. Mesmo assim é muito bom ver esta consciência aparecer neles.
No quarto ano chegamos em sala e eles ainda estavam terminando de copiar o exercício de matemática. Aproveitamos este momento para colocar um musica e fazer o momento de concentração e relaxamento. A música que estava tocando foi a Ave Maria de Gonoud tocada por uma flauta pam. No meio da musica uma das alunas me chamou e perguntou que instrumento era aquele. Respondi que era uma flauta pam. Ela ficou olhando pra min cm uma cara de "não entendi nada" e eu rapidamente puxei o celular e pesquisei uma imagem de uma flauta pam e ela ficou encantada com o novo instrumento que conheceu.
Iniciamos a aula dividindo em lado A e lado B e fizemos um jogo rápido  utilizando a estrutura rítmica de uma das canções do repertorio da aula. Logo após cantamos a canção e fizemos um solfejo e um ditado rítmico que eles tiraram de letra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário