Escola Municipal de Pituaçu
Data: 26/05/2015
Por Cecilia Oliveira
Hoje minha visita foi à escola municipal de Pituaçu onde aconteceu um concerto didático realizado pelo Grupo Transcendental, um grupo de música instrumental.
Logo que cheguei fiquei impressionada com os amplos espaços da escola, maiores do que todos que eu já havia visto em outras anteriormente. Corredores largos e arejados cheios de alunos, salas com total visão do seu interior para quem está do lado de fora e no primeiro andar uma extensa quadra esportiva onde o grupo musical já estava dando os ajustes finais ao som. Os alunos foram chegando aos poucos, alguns trazendo uns emborrachados para organizar o lugar de todos sentarem. Imaginei que por a escola ser grande e ter muitos alunos não seria fácil os manter organizados. Porém com auxilio da diretora e professores da escola todos permanecera sentados e silenciosos durante toda a apresentação.
Iniciado o concerto a medida que o grupo foi tocando, ao meio às músicas, falaram um pouco de nossos heranças como a cor da pele, os ritmos e os instrumentos, contando um pouco o inicio da história do Brasil. Falaram também dos instrumentos ali presentes como por exemplo o atabaque, o trompete e o sax, suas origens, de que são feitos e até como tocar.
A diretora mostrou ter um pulso firme com os alunos. E eles, por sua vez, mostraram ter um grande respeito por ela. Na apresentação foi legal ver a galerinha interagindo, respondendo as perguntas feitas pelo grupo musical. Até tocar tocaram, alguns que foram chamados para experimentar os instrumentos. O Grupo Transcendental fez a meninada reconhecer o nome de alguns ritmos, como por exemplo o ijexá, que eles próprios já tinham conhecimento, porém não sabiam identificar. Pelos comentários dos próprios alunos sei que foi uma apresentação educativa maravilhosa.



Uhuuuuuuuuuuuuuuuuu!
ResponderExcluir