Escola Municipal do Uruguai.
02/06/2015
Danilo Marins.
Ao chegar na escola encontrei o professor Marcos, e
aguardamos as funcionárias que estavam terminado de arrumar a sala para que
iniciássemos a aula. Fomos informados que havia faltado água, mas pegamos o
violão na sala da diretoria e partimos para aula juntamente com as crianças.
O professor Iniciou as aulas do 3ºA e 3ºB com uma
conversa sobre as nossas diferenças, colocando que isso ocorre por sermos
únicos e justamente por isso devemos ter respeito um pelo outro. Gosto muito
quando o professor inicia a aula com esse tipo de reflexão, pois as crianças
ficam mais tolerante e se tratam com mais respeito no decorrer das atividades.
Como na semana passada iniciamos o trabalho de
valorização da cultura nordestina, demos continuidade, mas com algumas alterações
no plano. Por exemplo: agora cada turma terá uma música principal de trabalho,
para que possamos explorar mais possibilidades dentro da mesma música.
Nas turmas do 3º A e B demos continuidade ao
trabalho com cirandas, utilizando as músicas Ciranda da rosa vermelha - Alceu
Valença, e Cirandeiro - Edu Lobo, onde fazemos uma roda e cantamos o refrão de
cada ciranda, utilizando na primeira a percussão corporal no ritmo da ciranda e
na segunda de mãos dadas fazemos os passos da dança nordestina. Ainda com as
turmas aprendemos a canção “Cai, cai, balão” em Libras, dando seguimento ao
nosso trabalho de inclusão; então relembramos também em libras a canção peixe
vivo.
Um dos momentos mais divertidos da aula foi a
brincadeira do morto-vivo com agudo-grave. Uma das meninas pediu para comandar
a atividade, então o professor explicou como ela deveria tocar as cordas do
violão e com isso os outros ficaram interessados em comandar a atividade também;
então cada um teve um momento para comandar a brincadeira.
Na turma do 5º ano trabalhamos com as música Asa
Branca e Xote Ecológico - Luiz Gonzaga, acompanhando a gravação com a letra
impressa que fica na pasta deles e depois cantando com o acompanhamento do
violão do professor Marcos, e do triângulo tocado por mim. Já no Xote
Ecológico, cada criança teve um momento de execução no triângulo e após
relembrar a maneira como seguramos o instrumento e a baqueta, eles mandaram
muito bem na atividade. O Xote, é um ritmo muito bom para iniciação ao
triângulo.
Infelizmente após o 5ºano as aulas forma suspensas
pela falta de água.
Enquanto recolhíamos nosso material, aproveitando
que estávamos dentro do repertório de Seu (Sr.) Luiz Gonzaga, cantando Asa
Branca, o professor com seu bom humor adaptou o trecho da música cantando: “Por
falta d’água, acabou-se a aula...”
Nenhum comentário:
Postar um comentário