Escola Municipal do Uruguai.
Danilo Marins.
26/05/2015
Hoje iniciamos o trabalho de valorização da cultura
nordestina com as turmas, introduzindo alguns ritmos como a ciranda, o xote e o
baião. Depois do nosso aquecimento o professor Marcos, fez uma roda com a turma
do 3º ano B, e começou uma conversa sobre os festejos do mês de junho, falando um
pouco de cada festa, das comemorações dos santos, passando pela culinária e
pela música, citando alguns exemplos de ritmos e instrumentos; eles comentaram
o que mais gostavam da festa de São João, e alguns falaram que iriam pro
interior nesse período. Depois da conversa iniciamos uma atividade de ritmo
como o corpo e aproveitando essa atividade, passamos o ritmo da ciranda
utilizando ainda o corpo como instrumento; então começamos com a Ciranda da
Rosa Vermelha, e depois que eles aprenderam a cantar, puderam acompanhar
tocando com os sons do corpo. Passamos com eles a música Asa branca,
primeiramente ouvindo a gravação do rei Luiz Gonzaga, e depois com o violão do
professor Marcos.
O professor levou o triângulo para os alunos
conhecerem e eles ficaram bastante curiosos ao ouvir o som do instrumento
pedindo logo pra tocar; então foi passado de um em um para que pudessem
conhecer e experimentar o instrumento. Utilizamos o xote por ser um ritmo mais
lento para que eles pudessem acompanhar com o triângulo e eles tocaram muito
bem para primeira experiência.
Como sabem, eles estão em um processo de
musicalização então nós mantemos algumas atividades para que eles possam
internalizar elementos como altura por exemplo, então a partir da atividade
onde trabalhamos a escala maior, o professor fez a brincadeira do morto-vivo
utilizando o Dó, mais grave da flauta doce para o morto e o mais agudo para o
vivo, dando pra notar que aqueles que tinham dificuldade de distinguir o grave
do agudo, compreenderam mais facilmente com essa atividade.
Nas turmas de 4º e 5 º ano, além das cirandas, da
música Asa Branca e da apresentação de instrumento (triângulo), trabalhamos a
canção Xote ecológico, também do rei Luiz. Na turma do 4º ano o professor
perguntou sobre a letra da música Asa Branca, o que eles achavam que o
compositor quis dizer com cada frase e eles foram bastante coerentes com as
respostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário