quinta-feira, 11 de junho de 2015

São João, sanfona e só alegria!

Escola Municipal Padre José de Anchieta
Data: 11/06/2015
Por Caíque Veloso
                                                                São João, sanfona e só alegria!

Olá meus caros Pibidianos, tudo bem com vocês?
Ontem não pude ir à Escola Padre Anchieta, pois tive uns probleminhas para resolver.  Para não deixar de ir à escola, resolvi fazer uma visitinha hoje e foi muito maravilhoso reencontrar os alunos que conheci no ano passado na turma do 1º ano, mas agora eles estão no 2º ano e continuam atenciosos e sorridentes.  A professora Isabela teve algum problema que a impossibilitou de chegar à escola, mas mesmo assim os alunos não ficaram sem aula de música, pois advinha só quem estava no comando da turma? O trio ternura, Caíque Veloso, Xavier Sampaio e Sidney Borges.  

Começamos a aula aprendendo uma canção chamada Boi Bumbá – Pernambuco, cuja letra. Ao cantar a canção exploramos algumas mudanças de andamento, lateralidade e intensidade.  Em seguida relembramos as notas musicais numa relação com o corpo e aprendemos uma canção que ensinei chamada “Eu já sei solfejar”.  Assim que terminamos de solfejar, o bolsista Xavier nos mostrou um instrumento muito interessante, a sanfona.   Xavier tocou a música “Asa Branca” e os alunos adoraram a sanfona e ficaram loucos para tocar também, mas antes eu perguntei assim: quem ai gosta de São João? Eu, eu, eu, eu, eu ...

Falei sobre a magia desta festa que eu adoro e creio que todos vocês também gostam bastante e aproveitei para falar sobre um rei muito conhecido chamado Luiz Gonzaga. E alguém aí já ouviu o Baião? Não? Ah não tem problema, pois vamos aprender agora. Viva São João, viva Luiz Gonzaga, o rei do Baião!
Utilizando o nosso próprio corpo, podemos marcar a célula rítmica do Baião com Peito, peito e palma (Tum, tum, pá).  E todo mundo fazendo o Baião! Xavier propôs a brincadeira do morto- vivo e perguntou aos alunos se eles conheciam.  Todos prestando bastante atenção porque quando o professor Xavier tocar um som agudo na sanfona a gente fica vivo  e quando ele tocar um som grave a gente fica morto, mas é só de mentirinha. Esse momento foi muito legal, pois os educandos participaram ativamente e ainda percebi que depois que a gente falou que quem perder sai da brincadeira, ai eles prestaram mais atenção e sobraram dois alunos no meio da roda e um foi o vencedor e este, por sua vitória, ficou se achando.  Aprender se divertindo é uma delícia! Outro nível! 

Agora todos sentados, pois o professor Xavier vai chamar um de cada vez para tocar a sanfona. Ao final desse momento, cantamos uma canção que a professora que estava na sala havia ensinado aos alunos e eu utilizei esta canção para fazermos uma quadrilha e foi ótimo, pois nos divertimos bastante. Olha a cobra! É mentira...  Olha a chuva! E vai pra frente e vai pra trás!
Esta turma é muito participativa, os educandos adoram a aula, mas no início eles estavam meio tímidos e foram se soltando depois com as atividades.  Terminamos a aula com uma canção

de despedida.


Até o próximo encontro e abraços!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário