segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Visita a outra escola.

Escola Municipal do Uruguai.
Danilo Marins.
05/08/2015

Essa semana não houve aula no meu dia de observação na escola Municipal do Uruguai. Mas nós combinamos (O professor Marcos, a colega também bolsista Diana e eu) de levarmos o berimbau para os alunos da Escola Municipal Almerinda costa. Apesar de ter participado de algumas reuniões e apresentações na escola, ainda não tinha tido oportunidade de participar de uma aula com os alunos, o que me fez perceber na prática que as experiências adquiridas na Escola Municipal do Uruguai foram fundamentais para o contato com alunos de outra escola.

A aula iniciou com as turmas do 1º ano onde fizemos um aquecimento com ritmo, depois falamos sobre o berimbau, explicando sua construção e demonstrando as sonoridades que o instrumento oferece. Formamos pequenas bandinhas de percussão com os alunos utilizando pandeiros, caxixis e agogôs, explorando a sonoridade de cada grupo de instrumentos separadamente através de comandos dados pelos professores, depois foi trabalhada a sonoridade dos grupos tocados simultaneamente e posteriormente todos tocaram juntos com o berimbau ao som de músicas da capoeira e do samba de roda. Uma dessas canções foi o ABC da capoeira que foi cantada também em LIBRAS, pois no trabalho de inclusão social através da educação musical do professor Marcos, as atividades têm o objetivo de sensibilizar as turmas para variadas necessidades do convívio social. É muito bom ver que desde pequenos já estão tendo essas experiências musicais.

Nas turmas do 4º ano, iniciamos uma dinâmica com percussão corporal que sugeri para que pudesse aprender os nomes das crianças já que era meu primeiro contato com eles. Cada aluno associa seu nome a uma composição rítmica e toda a turma repete o gesto do seu nome e dos demais colegas para que ao final repitam todos os gestos falando o nome de cada colega. Depois iniciamos também com eles a apresentação do berimbau, que apesar de ser um instrumento de forte presença na nossa cultura, muita gente ainda não tem conhecimento do instrumento complexo e repleto de sonoridades que é. Os alunos do 4º ano puderam também experimentar o berimbau. Com esse tipo de contato com o instrumento os alunos além de conhecê-lo melhor podem levar adiante a sua função e importância na nossa cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário