Escola: Municipal
Dr.ª
Mª. do Carmo Vilaça
Turma:
2º, 3º e 4º anos.
Horário:
Quartas-feiras à tarde
Data: 15
de Fevereiro de 2017
PLANO DE
AULA I
OBS: Em função da falta de água na escola não deu para fazer as atividades com as turmas do 3º e 4º anos. A escola
liberou os alunos às 15:00h.
ROTEIRO: Dinâmica em grupo e timbre
v CONTEÚDOS
Ø Conceitual
§ Pulso
§ Som/Silêncio
§ Sequência
coreográfica
Ø
Procedimental
§ Memorização da canção “Eu tenho uma raposa”
§
Articulação com
movimentos coregráficos na canção
§
Arranjo instrumental
Ø Atitudinal
§
Respeito às instruções
dos professores
§ Respeito aos colegas
§ Participação
§ Atenção
§ Disciplina
v OBJETIVOS
§
Executar pulsos rítmicos com a canção apresentada.
§
Realizar os movimentos sugeridos pelos professores.
§
Compreender a hora da execução do silêncio na
atividade
§
Ter noção de tempos musicais
v METODOLOGIA
ü Roteiro, 2º Ano
B.
Canções:
·
Eu tenho uma raposa
·
Loja do mestre André
·
Yapu
ü 1º Momento - Alongamento
Pedir para
as crianças ficarem de pé e realizarem um pequeno alongamento. Alongando a
parte superior dos membros. Dou sempre a indicação de estarem pegando as
estrelas do céu, alinhando os braços, os punhos, o pescoço e as costelas.
ü 2º Momento –Aprendendo
a canção
Vou escrever a canção
no quadro e depois vou ensinar verso por verso. Cada verso pedirei para eles
repetirem. Após todas as repetições faladas e vou cantá-la para eles
perceberem o canto. Em seguida, junto com o canto, vou colocando as sequências
coreográficas com eles repetindo junto comigo. Depois que perceber que eles já
sabem fazer, vou dando algumas indicações (as palavras vão desaparecendo até não
haver mais nenhuma e ficar só o silêncio e a mímica).
CANÇÂO: EU TENHO UMA
RAPOSA
EU TENHO UMA RAPOSA
QUE ANDAS DE GATAS
GOSTA DE GALINHAS
E COME MUITAS PATAS
v
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados
mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e
professores.
v MATERIAIS UTILIZADOS
·
O corpo
·
Violão
v
RELATO DA AULA
A aula começou com apreciação musical onde assistimos a um Show de
Calouros com uma candidata cantando uma música em inglês. Depois o professor
fez algumas perguntas sobre o vídeo, incentivando-os a analisar criticamente
esse momento da aula.
Eu tinha programado fazer uma atividade com as
turmas do 3º e 4º anos, mas como as aulas seriam suspensas em função da falta d’água,
eu pedi autorização ao professor para fazer uma atividade com eles. O professor
ficou no violão e eu fiz a dinâmica da canção da RAPOSA conforme descrito acima.
Foi interessante. O professor colaborou com a atividade dando uns
toques interessantes.
Depois de aplicar minha atividade o professor seguiu o plano de aula
dele e relembramos algumas atividades feitas no semestre passado, mas com
outras turmas. Ele trouxe umas gravações de timbres de instrumentos
para os alunos identificarem e levou também alguns instrumentos para eles
conhecerem. Depois que os alunos identificaram os instrumentos do áudio e conheceram
os instrumentos apresentados, o professor fez uma dinâmica onde um aluno escolhia um
instrumento para tocar e o outro, de olhos vendados, tentava, pela sonoridade,
reconhecer. Todos participaram realizando as duas tarefas.
Finalizamos com uma atividade ritmica, dividindo a sala em dois grupos,
cada grupo era pontuado, estimulando uma competição sadia entre eles. No fim
eles sempre acabam ganhando.

Nenhum comentário:
Postar um comentário