quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Turma: 2º, 3º e 4º anos.
Horário: Quartas-feiras à tarde
Data: 15 de Fevereiro de 2017


PLANO DE AULA I

OBS: Em função da falta de água na escola não deu para fazer as atividades com as turmas do 3º e 4º anos. A escola liberou os alunos às 15:00h.


ROTEIRO:  Dinâmica em grupo e timbre

v  CONTEÚDOS

Ø  Conceitual
§  Pulso
§  Som/Silêncio
§  Sequência coreográfica

Ø  Procedimental

§  Memorização da canção “Eu tenho uma raposa”
§  Articulação com movimentos coregráficos na canção
§  Arranjo instrumental

Ø  Atitudinal
§  Respeito às instruções dos professores
§  Respeito aos colegas
§  Participação
§  Atenção
§  Disciplina

v  OBJETIVOS

§  Executar pulsos rítmicos com a canção apresentada.
§  Realizar os movimentos sugeridos pelos professores.
§  Compreender a hora da execução do silêncio na atividade
§  Ter noção de tempos musicais


v  METODOLOGIA 

ü  Roteiro, 2º Ano B.

Canções:
·         Eu tenho uma raposa
·         Loja do mestre André
·         Yapu

ü  1º Momento - Alongamento
          Pedir para as crianças ficarem de pé e realizarem um pequeno alongamento. Alongando a parte superior dos membros. Dou sempre a indicação de estarem pegando as estrelas do céu, alinhando os braços, os punhos, o pescoço e as costelas.
ü  2º Momento –Aprendendo a canção
     Vou escrever a canção no quadro e depois vou ensinar verso por verso. Cada verso pedirei para eles repetirem. Após todas as repetições faladas e vou cantá-la para eles perceberem o canto. Em seguida, junto com o canto, vou colocando as sequências coreográficas com eles repetindo junto comigo. Depois que perceber que eles já sabem fazer, vou dando algumas indicações (as palavras vão desaparecendo até não haver mais nenhuma e ficar só o silêncio e a mímica).

CANÇÂO: EU TENHO UMA RAPOSA

EU TENHO UMA RAPOSA
QUE ANDAS DE GATAS
GOSTA DE GALINHAS
E COME MUITAS PATAS 
        
v  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.

v  MATERIAIS UTILIZADOS

·         O corpo
·         Violão

v RELATO DA AULA

A aula começou com apreciação musical onde assistimos a um Show de Calouros com uma candidata cantando uma música em inglês. Depois o professor fez algumas perguntas sobre o vídeo, incentivando-os a analisar criticamente esse momento da aula. 
Eu tinha programado fazer uma atividade com as turmas do 3º e 4º anos, mas como as aulas seriam suspensas em função da falta d’água, eu pedi autorização ao professor para fazer uma atividade com eles. O professor ficou no violão e eu fiz a dinâmica da canção da RAPOSA conforme descrito acima. Foi interessante. O professor colaborou com a atividade dando uns toques interessantes.
Depois de aplicar minha atividade o professor seguiu o plano de aula dele e relembramos algumas atividades feitas no semestre passado, mas com outras turmas. Ele trouxe umas gravações de timbres de instrumentos para os alunos identificarem e levou também alguns instrumentos para eles conhecerem. Depois que os alunos identificaram os instrumentos do áudio e conheceram os instrumentos apresentados, o professor fez uma dinâmica onde um aluno escolhia um instrumento para tocar e o outro, de olhos vendados, tentava, pela sonoridade, reconhecer. Todos participaram realizando as duas tarefas.
Finalizamos com uma atividade ritmica, dividindo a sala em dois grupos, cada grupo era pontuado, estimulando uma competição sadia entre eles. No fim eles sempre acabam ganhando.





Nenhum comentário:

Postar um comentário