Escola: Municipal
Dr.ª
Mª. do Carmo Vilaça
Turma:
2º B
Horário: Quartas-feiras
à tarde
Data: 22 de
Março de 2017
Bolsista: Sindney Borges
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
PLANO DE
AULA IV
ROTEIRO:
1. Canção
de Chegada (Boa tarde!)
2. Aquecimentos
e alongamentos Vocal e Corporal
3. Canção
“Era um dia de manhã”
4. Conjunto
de percussão (Solfejo Rítmico)
5. Apreciação
musical com o video: A história da música
6. Reflexão
sobre o video
v CONTEÚDOS
§ Canção
de chegada e de saída
§ Solfejo
rítmico
§ P
ulso e rítmo
v OBJETIVOS
§
Aprender as canções do semestre
§
Compreender o valor das relações humanas
§
Ter noção de pulso e ritmo
§
Treinar a altura das notas
§
Executar os ritmos com instrumentos percussivos
§
Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade
musical.
v METODOLOGIA
ü 1º Momento –
Canção de Chegada
Executar ao som do
violão ou teclado a canção de chegada, explicando para os alunos a dinâmica de
interação, para que eles comecem a aula ativos.
ü 2º Momento - Alongamento
Pedir para
as crianças ficarem de pé e realizarem um pequeno alongamento. Alongando a
parte superior dos membros. A sugestão é fazerem se imaginar pegando as
estrelas do céu, alindando os braços, os punhos, o pescoço e as costelas.
ü 3º Momento – Canção
Era um dia de manhã!
Esse é um momento de
descontração que acaba por aquecer a voz e despertar as crianças também. A
canção será repetida três vezes e cada vez com uma dinâmica diferente. Primeiro
eu canto e eles repetem o refrão, na segunda vez eles respondem com palmas e na
terceira vez eles respondendo com a sílaba Zi (zizizi, …).
ü 4º
Momento – Solfejo Ritmico
Colocarei
no quadro dois exercícios ritmicos bem simples para eles tocarem. Dividirei a
sala em dois grupos e vou ver a disponibilidade de levar uns intrumentos e
aproveitar os que tem na escola para eles tocarem. Depois vou tocar e cantar a
canção com eles me acompanhando.
ü
5º Momento –
Apreciação musical com o video A história de música
Esse será
o momento final da aula onde colocarei um para um vídeo para eles apreciarem e
depois farei perguntas sobre o ele.
v
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados
mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e
professores.
v MATERIAIS UTILIZADOS
·
Som
·
Computador
·
Instrumentos musicais disponíveis
v
RELATO DA AULA
As
crianças do Segundo ano B precisam de uma injeção de ânimo (rsrsrsrs), mas
entendo que é um processo. O professor Ednaldo me relatou sobre o comportamento
difícil da turma no ano passado (1º ano) e o bom nisso é que sempre ao final
das aulas conversamos sobre o que foi aplicado em sala e de que maneira podemos
desenvolver melhor minhas atividades. Geralmente levo atividades parecidas com
as que desenvolvo no curso de musicalização, mas as respostas são diferentes.
Não quero entrar no mérito de julgar os diferentes perfis de alunos porque
geralmente saia da sala tentando entender porque dava certo em um espaço e no
outro não. Hoje prefiro pensar mais no processo, de onde parti e a té onde
posso chegar ao trabalhar com diferentes realidades sociais.

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