sexta-feira, 24 de março de 2017


Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Turma: 2º B
Horário: Quartas-feiras à tarde
Data: 22 de Março de 2017
Bolsista: Sindney Borges
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes


PLANO DE AULA IV

ROTEIRO: 

1.      Canção de Chegada (Boa tarde!)
2.      Aquecimentos e alongamentos Vocal e Corporal
3.      Canção “Era um dia de manhã”
4.      Conjunto de percussão (Solfejo Rítmico)
5.      Apreciação musical com o video: A história da música
6.      Reflexão sobre o video


v  CONTEÚDOS

§  Canção de chegada e de saída
§  Solfejo rítmico
§  P ulso e rítmo

v  OBJETIVOS

§  Aprender as canções do semestre
§  Compreender o valor das relações humanas
§  Ter noção de pulso e ritmo
§  Treinar a altura das notas
§  Executar os ritmos com instrumentos percussivos
§  Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade musical.


v  METODOLOGIA 

ü  1º Momento – Canção de Chegada
Executar ao som do violão ou teclado a canção de chegada, explicando para os alunos a dinâmica de interação, para que eles comecem a aula ativos.
ü  2º Momento - Alongamento
Pedir para as crianças ficarem de pé e realizarem um pequeno alongamento. Alongando a parte superior dos membros. A sugestão é fazerem se imaginar pegando as estrelas do céu, alindando os braços, os punhos, o pescoço e as costelas.
ü  3º Momento – Canção Era um dia de manhã!
Esse é um momento de descontração que acaba por aquecer a voz e despertar as crianças também. A canção será repetida três vezes e cada vez com uma dinâmica diferente. Primeiro eu canto e eles repetem o refrão, na segunda vez eles respondem com palmas e na terceira vez eles respondendo com a sílaba Zi (zizizi, …).
ü  4º Momento – Solfejo Ritmico
     Colocarei no quadro dois exercícios ritmicos bem simples para eles tocarem. Dividirei a sala em dois grupos e vou ver a disponibilidade de levar uns intrumentos e aproveitar os que tem na escola para eles tocarem. Depois vou tocar e cantar a canção com eles me acompanhando.
ü  5º Momento – Apreciação musical com o video A história de música
     Esse será o momento final da aula onde colocarei um para um vídeo para eles apreciarem e depois farei perguntas sobre o ele.

v  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.

v  MATERIAIS UTILIZADOS

·         Som
·         Computador
·         Instrumentos musicais disponíveis

v RELATO DA AULA

As crianças do Segundo ano B precisam de uma injeção de ânimo (rsrsrsrs), mas entendo que é um processo. O professor Ednaldo me relatou sobre o comportamento difícil da turma no ano passado (1º ano) e o bom nisso é que sempre ao final das aulas conversamos sobre o que foi aplicado em sala e de que maneira podemos desenvolver melhor minhas atividades. Geralmente levo atividades parecidas com as que desenvolvo no curso de musicalização, mas as respostas são diferentes. Não quero entrar no mérito de julgar os diferentes perfis de alunos porque geralmente saia da sala tentando entender porque dava certo em um espaço e no outro não. Hoje prefiro pensar mais no processo, de onde parti e a té onde posso chegar ao trabalhar com diferentes realidades sociais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário