domingo, 25 de junho de 2017

Escola Municipal Drª Mª Do Carmo Vilaça 12/06/2017

Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo Vilaça

Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo Vilaça
Turma: 1º, 3º e 5º anos.
Horário: Segundas-feiras à tarde
Data: 12 de Junho de 2017
Bolsista: Gleidiane Macedo
Professor/Supervisor: Ednaldo Rodrigues

RELATO DA AULA

Cheguei um pouco atrasada no colégio, já era mais de duas horas, por conta da dificuldade com o transporte e transito na cidade.

5º Ano

Cheguei na escola e fui para a sala do quinto ano.
Temos um aluno que dês do ano passado eu acompanho a turma que ele faz parte. O nome dele é Jackson, ele não fala, mas ainda não sabemos se realmente ele é mudo ou se ele não fala por algum problema. O caso dele é muito misterioso, ele as vezes está muito participativo, mas na maioria das vezes ele não faz nada nas aulas, ele fica no cantinho dele observando ou cochilando. Assim que eu cheguei na sala ele pediu para um colega me chamar, ele levou para mim uma flor e alguns cards do Dragon Ball kk’. Ele já tinha levado separadinho para mim, fiquei muito feliz pois ele nunca tinha se expressado dessa maneira. E no decorrer da aula ele até participou das atividades juntamente com os colegas.

O professor fez com as crianças dois vocalizes.
1)      “Para de falar, fecha essa matraca e vêm cantar”
2)      “Fui pra ilha do luar azul”.

Depois foi o ultimo ensaio antes da festa de São João da música Xôte das meninas.

Para apreciação o professor colocou um áudio de uma música do gênero gospel, Dracma Perdida interpretada pelo cantor Thalles Roberto e a cantora Damares.
-Fiquei muito surpresa em vê todos cantando a música tão empolgados.

A ultima atividade feita pelo professor foi muito legal, Bingo.
 O professor colou seis listas no quadro, cada lista com três instrumentos.
Pediu para que cada aluno escolhesse um instrumento de casa lista e copiasse no caderno.
A proposta da atividade era que com o auxilio do notbook o professor tocasse o som de cada instrumento e as crianças iriam identificando quais eram os instrumentos e se tocasse alguns daqueles que elas tinham escolhido elas iam marcando, e a primeira que tocasse todos os instrumentos da lista tinha que gritar bingo.
-Quando o professor se aprontou para ligar o notbook para iniciar a atividade o notbook não quis funcionar. Então o professor improvisou a atividade e escreveu os nomes dos instrumentos em folhas de papeis e fez sorteio dos nomes dos instrumentos.
O professor pensou muito rápido e foi muito habilidoso com a situação, levei a situação como um grande aprendizado.


3º Ano

Como falei anteriormente o notbook do professor quebrou no meio da aula, então meio que tudo que estava programado para a aula estava no notbook dele.
Mas o professor soube se sair muito bem.
 A caixa que utilizamos da escola para as aulas é uma caixa com sistema Bluetooth, então ele conectou com o Bluetooth do seu celular e colocou uma música para que os meninos pudessem apreciar.
A música escolhida pelo professor foi Nunca pare de sonhar do Gonzaguinha.
De primeiro o professor pediu para que aqueles que soubessem a música catasse junto, depois ele pediu para que todos prestassem atenção na letra da música.
-A música passa uma linda mensagem, e essa turma em especial, tem um comportamento muito complicado. É muita falta de respeito para o próximo, os meninos só se comunicam com agressões... Então o professor usou da letra da musica para fazer uma roda de bate-papo com os alunos. Falou com eles sobre a importância de ter alguém próximo, falou de como precisamos respeitar o nosso semelhante e cultivar coisas boas para poder colher coisas boas. Falou sobre o futuro e como eles podem ser melhores.
Foi um momento muito bom e todos puderam falar um pouco, certo que toda hora era interrompido por alguma falta de respeito, mas no geral foi legal.

Pra concretizar esse momento o professor fez uma atividade com os meninos sobre amizade.
Na brincadeira a sala estava arrumada em uma roda com uma cadeira de sobra, então a pessoa que estava sentada do lado dessa cadeira que estava sobrando tinha que falar a frase – Me sentei no jardim com meu amigo... E tinha que falar o nome de um amigo que tinha que sentar na cadeira que tava vaga, deixando então a cadeira que ele tava sentando vaga, então a pessoa que tava sentada do lado da cadeira vaga tinha que falar de novo a frase e assim dando continuidade a brincadeira.

Depois pra aproveitar o circulo o professor fez com as crianças uma atividade que eles sempre gostam de fazer, que é – Minha direita esta vaga para a nota... ( só que dessa vez o professor fez um pouco diferente, ao invés de usar notas combinadas com um numero, ele usou só números).
Assim como a brincadeira anterior os alunos estavam sentados em formato de circulo com uma cadeira sobrando. Ates de começar a atividade o professor disse no ouvido de cada aluno um numero que ele iria representar.  O aluno que estava sentado do lado da cadeira vazia tinha que dizer a frase – Minha direita esta vaga para o numero... E ai tinha que escolher algum número, e a pessoa que tivesse representado aquele número tinha que sair do seu lugar e ir sentar na cadeira vaga deixando assim sua cadeira vaga para dá continuidade a brincadeira.

Faltando dois dias para a festa junina da escola, toda a escola estava bem empolgada para as apresentações.
Então ensaiamos com os meninos para a nossa apresentação da música Pagode Russo. Eu fiquei junto com as meninas para resolver os últimos detalhes da coreografia e do vocal e o professor junto com os meninos para resolver sobre a percussão e a vocal.  

Por ultimo a pedido dos meninos o professor fez a brincadeira dança das cadeiras.

1º Ano

Quando fomos pra sala do primeiro ano a coisa ficou um pouco mais complicada, porque o professor de Educação Física junto com uma outra professor precisou da caixa de som, pois eles estavam montando uma quadrilha junina para a festa da quarta feira. Então fomo para o primeiro ano fazer aula de música totalmente despreparados. Kkkk
O professor então tentou fazer com os meninos uma tentativa de apreciação pelo celular, mas como era muito pequeno e um pouco baixo a todo momento os meninos reclamaram um pouco. Mas por fim eles assistiram o vídeo e depois pode relatar quais instrumentos eles estavam vendo no vídeo.

E depois focamos nossa atenção para o ensaio para a apresentação da quarta.
-Sendo que sem a caixa de som ficou um pouco complicado. Mas por fim conseguimos nos virar bem.


Foi um dia de grandes aprendizados para mim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário