domingo, 9 de julho de 2017

Escola Municipal Dra. Maria do Carmo Vilaça

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Turma: 1º ano.
Horário: Quintas-feiras à tarde
Data: 06 de Julho de 2017 - 2º Semestre


PLANO DE AULA I



ROTEIRO:

·         Canção de Chegada;
·         Vocalize;
·         Canções: memorização
·         Figuras musicais
·         Apreciação musical
·         Canção de saída

v  CONTEÚDOS

  Conceitual
§  Canções
§  Vocalize
§  Figuras musicais

         Procedimental

§  Memorização das canções propostas.
§  Conhecimento de algumas figuras musicais, desenhando-as.
§  Aquecimento vocal utilizando algumas técnicas
§  Interpretação de elementos musicais através da apreciação visual.

Atitudinal

§  Participação
§  Atenção
§  Disciplina

v  OBJETIVOS

§  Memorizar as canções propostas.
§  Conhecer e desenhar algumas figuras musicais.
§  Trabalhar a voz tecnicamente.
§  Interpretar elementos musicais através da apreciação visual

v  METODOLOGIA 

Memorização
Canções:
·         Boa tarde;
·         Sabiá la na gaiola;
·         Estamos esperando vocês semana que vem

 1º Momento

·         Memorização da canção de chegada. Relembrando a letra após recess de São João.
·         Trabalho de respiração – Técnica vocal
·         Memorização da canção nova – Sabiá la na gaiola
·         Canção SILÊNCIO que já é do repertório deles

 2º Momento 

Apreciação musical para análise do video e posterior identificação de algumas figuras musicais que eles desenharão nas pautas.

                 3º Momento

Memorização da canção de saída.

v  MATERIAIS UTILIZADOS

·         A voz
·         O corpo
·         Lápis
·         Papel

v RELATO DA AULA

A aula começou com a canção de chegada e imaginei que eles tinham esquecido a canção, mas lembraram direitinho. É sempre bom conduzir a aula com um instrumento musical, mas não dispomos no momento. O instrumento musical dá outra disposição nas aulas, mas tudo bem, vamos conduzindo a aula com o que temos em mãos.
Tive uma experiência na faculdade com a disciplina de Técnica Vocal trabalhando com respiração para canto. Como é uma atividade aparentemente simples achei interessante aplicar com eles. Eles riram muito  e acho que não levaram muito à sério, mas acredito que funcionou. Apliquei esse exercício para ver se influenciava na hora de cantar. É lógico que feito de forma correta, ajuda. Eu não percebi, mas acredito que influenciou sim. Acho melhor trabalhar junto com o trabalho de respiração a altura das notas. Essa variação de altura pode influenciar muito mais no trabalho de vocalize deles.

Na parte de apreciação musical coloquei um vídeo animado que conta a estória de dois reinos musicais, cada um com um estilo musical diferente. O desenrolar da estória fizeram com que eles ficassem compenetrados e rissem muito com a animação. Ao final do vídeo fiz uma reflexão com eles e uma atividade de escrita com algumas figuras musicais presentes no vídeo que eles desenhariam na pauta. Essa atividade levou boa parte da aula e finalizamos avaliando a atividade de alguns. Ao final, ensinei a canção de saída que pretendo cantar ao final de cada aula.
                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário