Escola: Municipal
Dr.ª
Mª. do Carmo Vilaça
Turma: 1º
ano.
Horário:
Quintas-feiras à tarde
Data: 06
de Julho de 2017 - 2º Semestre
PLANO DE
AULA I
ROTEIRO:
·
Canção
de Chegada;
·
Vocalize;
·
Canções:
memorização
·
Figuras
musicais
·
Apreciação
musical
·
Canção
de saída
v CONTEÚDOS
Conceitual
§ Canções
§ Vocalize
§ Figuras
musicais
Procedimental
§ Memorização das canções propostas.
§
Conhecimento de
algumas figuras musicais, desenhando-as.
§
Aquecimento vocal
utilizando algumas técnicas
§
Interpretação de elementos musicais através da
apreciação visual.
Atitudinal
§ Participação
§ Atenção
§ Disciplina
v OBJETIVOS
§ Memorizar as canções propostas.
§
Conhecer e desenhar
algumas figuras musicais.
§
Trabalhar a voz
tecnicamente.
§
Interpretar elementos musicais através da apreciação
visual
v METODOLOGIA
Memorização
Canções:
·
Boa tarde;
·
Sabiá la na gaiola;
·
Estamos esperando vocês semana que vem
1º Momento
·
Memorização
da canção de chegada. Relembrando a letra após recess de São João.
·
Trabalho
de respiração – Técnica vocal
·
Memorização
da canção nova – Sabiá la na gaiola
·
Canção
SILÊNCIO que já é do repertório deles
2º Momento
Apreciação musical
para análise do video e posterior identificação de algumas figuras musicais que
eles desenharão nas pautas.
3º Momento
Memorização
da canção de saída.
v MATERIAIS UTILIZADOS
·
A voz
·
O corpo
·
Lápis
·
Papel
v
RELATO DA AULA
A aula começou com a canção de chegada e imaginei que eles tinham
esquecido a canção, mas lembraram direitinho. É sempre bom conduzir a aula com
um instrumento musical, mas não dispomos no momento. O instrumento musical dá
outra disposição nas aulas, mas tudo bem, vamos conduzindo a aula com o que temos
em mãos.
Tive uma experiência na faculdade com a disciplina de Técnica Vocal
trabalhando com respiração para canto. Como é uma atividade aparentemente
simples achei interessante aplicar com eles. Eles riram muito
e acho que não
levaram muito à sério, mas acredito que funcionou. Apliquei esse exercício para
ver se influenciava na hora de cantar. É lógico que feito de forma correta,
ajuda. Eu não percebi, mas acredito que influenciou sim. Acho melhor trabalhar
junto com o trabalho de respiração a altura das notas. Essa variação de altura
pode influenciar muito mais no trabalho de vocalize deles.
Na parte de apreciação musical coloquei um vídeo animado que conta a
estória de dois reinos musicais, cada um com um estilo musical diferente. O
desenrolar da estória fizeram com que eles ficassem compenetrados e rissem muito
com a animação. Ao final do vídeo fiz uma reflexão com eles e uma atividade de
escrita com algumas figuras musicais presentes no vídeo que eles desenhariam na
pauta. Essa atividade levou boa parte da aula e finalizamos avaliando a
atividade de alguns. Ao final, ensinei a canção de saída que pretendo cantar ao
final de cada aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário