segunda-feira, 7 de agosto de 2017

02 de Agosto de 2017


Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 2° ano B, 3° ano A e 4° ano A
Horário: quarta-feira pela manhã
Data: 02 de agosto de 2017


PLANO DE AULA



ROTEIRO: 

1. Apreciação musical;
2. Vocalizes;
3. Experimentação com instrumentos criados na escola;
4. Audições.


     CONTEÚDOS

  Silencio
  Concentração
  Percepção
  Memorização

  OBJETIVOS

  Desenvolver a percepção     
  Trabalhar afinação
  Trabalhar a tomada de decisão
  Desenvolver a iniciativa


      METODOLOGIA 

1.            Momento – Apreciação Musical: destinado para apreciar uma música em áudio ou vídeo levado pelo professor, com intenções predeterminadas, sendo elas geralmente a introdução do aluno à aula de música;

2.            Momento – Vocalizes: Fazer uso de vocalizes para trabalhar afinação, preparação vocal e ouvido interno de cada aluno.

3.   Momento – Alguns instrumentos serão destribuidos aos alunos, instrumentos estes que foram confeccionados por alunos da escola com auxílio do professor Ednlado e a professora Raíssa. Todos tocarão fazendo o acompanhamento de uma música, os alunos serão divididos em nipes, cada nipe terá seu momento de tocar. Os instrumentos são todos percussivos, como claves, chocalhos tambores entre outros.
4.      Momento – Alguns alunos serão deslocado para outra sala. Realizarei uma pequena audição rítmica com todos. Na audição os alunos irão executar por repetição alguns movimente em células rítmicas. O teste envolverá percussão corporal e jogo de copos.

  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.

MATERIAIS UTILIZADOS

 Som
 Computador


RELATO DA AULA

           Mais uma vez nossa aula começa de maneira tranquila com apreciação, a música de hoje foi do compositor W. A. Mozart. Desta vez a aula foi ministrada pelo professor Ednaldo todos momentos já conhecidos pelos alunos as aulas foram tranqüilas, a única novidade e que chamou imensa atenção foi a sala, sim agora nós professores de música temos nossa própria sala, ou melhor temos a nossa e também podemos usar a sala de origem da turma, o que nos ajuda muito em vários quesitos.

           Em uma reunião semanal, eu e Raíssa (Professora pelo PIBID)  acordamos em fazer um trabalho juntos, escolheremos um repertório para  as crianças aprenderem flauta com ela e em paralelo outros alunos tocarem  um arranjo musical percussivo para esse repertório. Com isso ao fim de  cada aula, fiz uma pequena audição com vários alunos de cada uma das três   turmas, em busca de alunos com um passo a frente em percepção rítmica. Tudo ocorreu tranquilo, alguns alunos (a) se destacaram e logo fui   formando meu time. Essa equipe será formado por meninos e meninas das três turmas, 2°, 3° e 4°, estou buscando neles alem de facilidade para atividade, liderança, apreciação pela música e até mesmo desenvoltura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário