Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista:
Tássio Silva
Supervisor:
Ednaldo Rodrigues
Coordenadora:
Mara Menezes
Turma: 2°
ano B, 3° ano A e 4° ano A
Horário:
quarta-feira pela manhã
Data: 16
de agosto de 2017
PLANO DE AULA
ROTEIRO:
1.
Apreciação musical;
2.
Ensaio;
3.
Audições.
CONTEÚDOS
Silencio
Concentração
Percepção
Memorização
OBJETIVOS
Desenvolver
a percepção
Trabalhar afinação
Trabalhar a tomada de decisão
Desenvolver a iniciativa
METODOLOGIA
1. Momento –
Apreciação Musical: destinado para apreciar uma música em áudio ou vídeo levado
pelo professor, com intenções predeterminadas, sendo elas geralmente a
introdução do aluno à aula de música;
2. Alunos que fizeram audições e fazem
parte do grupo de percussão já estão inseridos nos ensaios, onde trabalharemos ritmos
e repertório.
4. Momento – Alguns alunos serão
deslocado para outra sala. Realizarei uma pequena audição rítmica com todos.
Na audição os alunos irão executar por repetição alguns movimente em células
rítmicas. O teste envolverá percussão corporal e jogo de copos.
AVALIAÇÃO
Os alunos
serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito
com os colegas e professores.
MATERIAIS
UTILIZADOS
Som
Computador
RELATO DA
AULA
Hoje o dia começou diferente, assim que
cheguei encontrei uma excelente novidade, o professor Ednaldo tocando teclado
em acompanhamento as crianças que cantavam em uníssono. Em seguida passamos
para uma atividade escrita, a qual o foco era figuras rítmicas, atividade
aplicada em todas as turmas de hoje, cada uma com seu nível. O prof. também usa
para transição de figuras geométricas
para figuras musicais.
Em quanto os alunos copiam e
resolvem a atividade com nosso auxilio o professor colocou uma canção para
tocar, mais uma vez o escolhido foi W. A. Mozart, a música da vez foi
"Flauta Mágica".
Ao fim de
cada aula, fiz uma pequena audição com vários alunos de cada uma das
turmas restantes, em busca de alunos com um passo a frente em percepção
rítmica. Tudo ocorreu de maneira calma, alguns alunos (a) se destacaram e logo
fui formando meu time. Essa equipe será formado por meninos e meninas das três
turmas, 2°, 3° e 4°, estou buscando neles além de facilidade para atividade,
liderança, apreciação pela música e até mesmo desenvoltura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário