quarta-feira, 16 de agosto de 2017

16 de agosto de 2017


Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 2° ano B, 3° ano A e 4° ano A
Horário: quarta-feira pela manhã
Data: 16 de agosto de 2017


PLANO DE AULA



ROTEIRO: 

1. Apreciação musical;
2. Ensaio;
3. Audições.


     CONTEÚDOS

  Silencio
  Concentração
  Percepção
  Memorização

  OBJETIVOS

  Desenvolver a percepção     
  Trabalhar afinação
  Trabalhar a tomada de decisão
  Desenvolver a iniciativa


      METODOLOGIA 

1.            Momento – Apreciação Musical: destinado para apreciar uma música em áudio ou vídeo levado pelo professor, com intenções predeterminadas, sendo elas geralmente a introdução do aluno à aula de música;

2.            Alunos que fizeram audições e fazem parte do grupo de percussão já estão inseridos nos ensaios, onde trabalharemos ritmos e repertório.
4.      Momento – Alguns alunos serão deslocado para outra sala. Realizarei uma pequena audição rítmica com todos. Na audição os alunos irão executar por repetição alguns movimente em células rítmicas. O teste envolverá percussão corporal e jogo de copos.

  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.

MATERIAIS UTILIZADOS

 Som
 Computador


RELATO DA AULA

           Hoje o dia começou diferente, assim que cheguei encontrei uma excelente novidade, o professor Ednaldo tocando teclado em acompanhamento as crianças que cantavam em uníssono. Em seguida passamos para uma atividade escrita, a qual o foco era figuras rítmicas, atividade aplicada em todas as turmas de hoje, cada uma com seu nível. O prof. também usa para transição  de figuras geométricas para figuras musicais.
           Em quanto os alunos copiam e resolvem a atividade com nosso auxilio o professor colocou uma canção para tocar, mais uma vez o escolhido foi W. A. Mozart, a música da vez foi "Flauta Mágica".

       Ao fim de  cada aula, fiz uma pequena audição com vários alunos de cada uma das turmas restantes, em busca de alunos com um passo a frente em percepção rítmica. Tudo ocorreu de maneira calma, alguns alunos (a) se destacaram e logo fui formando meu time. Essa equipe será formado por meninos e meninas das três turmas, 2°, 3° e 4°, estou buscando neles além de facilidade para atividade, liderança, apreciação pela música e até mesmo desenvoltura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário