Data : 22 de Agosto 2017
Escola: Centro Juvenil de Ciência e Cultura
Turma: Oficina - Som na Caixa
Professor/Supervisor: Alexandre Santana
Eu gosto do diálogo. A construção do conhecimento que a gente pensa que não existe. Eu achei fantástico, quando entrei na sala quatorze, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, e o professor junto com alunos, conversavam sobre filosofia. A essência do ser humano. O papel da música, nas relações humanas.
“Somos humanos, desumanizados” título da música da aluna Sara Nascimento. Essa foi a discussão, da qual, deixaram os alunos pensando na vida. O olhar de cada um deles, ficarão marcados para sempre. O que nos torna humanos? Por que somos seres que nos prendemos a tudo aquilo que não é necessário? Por que os humanos estão desconectados como seres humanos? Estas foram algumas das perguntas que surgiram na discussão.
Em seguida, o professor Alexandre pediu os alunos para colocarem suas ideias para fora. Desenhando; escrevendo; contracenando, cantando ou tocando. Eles teriam que fazer uma composição. Foram isso que fizeram, uma composição. Cada um escreveu sua música, do modo que sentia como devia ser. Sinto que alguns já estão começando a se desenvolverem nisso. Tocamos algumas composições feitas, experiência ótima!
Após o intervalo, fomos para as dinâmicas dos copos. Nossa colega Elienai, está desenvolvendo muito bem isso. Eu sempre presto bastante com desenvolvimento rítmico dos alunos. Sempre tem um colega novo na oficina, então sempre é um desafio. Como a música, integra pessoas. Percebo que os alunos estão prestando atenção nisso. A aluna Vitória, está começando a identificar o meio de passar para os outros, o que pode ser feito com a música. Isso é lindo.
No final da aula, ensaiamos com as músicas do repertório. Está sendo muito gratificante poder conhecer o mundo musical desses alunos. Poder passar um pouco do que sei de música para eles. Cantamos o repertório pronto, que já está em desenvolvimento desde o início do ano.
Os alunos mostram-se motivados, por saberem que estão em uma aula que podem participar, ouvir, ser ouvido, cantar, tocar aprender. Construir o diálogo com o próximo, gerando conhecimentos entre eles. Entre todos os que estão ali.
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