segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Música é matemática ??

Universidade Federal da Bahia – Escola de Música
Escola Municipal Dr. ª Maria do Carmo Vilaça
Cordenadora: Mara Menezes
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Bolsista Raíssa Pessoa
Turma(s):  5 º  e 3º ano
Faixa Etária: 10 a 12 (5º) e 7 a 9 (3º)
Horário: 7:30
Data: 03 de agosto de 2017


Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.
Augusto Cury"

PLANO DE AULA VI

Ø  OBJETIVOS: (5º ano)

1.     Exercitar o instinto rítmico;

2.     Repetir ritmos;

3.     Realizar batimentos com contagem;

Ø  Do 3º ano;

4.     Executar as notas de Sol a Dó na flauta;

5.     Fazer correção da atividade;

6.     Trabalhar notação musical, linhas e espaços;


Ø  CONTEÚDOS:

1.    Batimentos espontâneos;

2.    Batimentos com contagem;

3.    Reprodução de ritmos;

4.    Notação musical;

5.    Escala de Dó com ênfase nas notas de Sol a Dó;

Ø  METODOLOGIA:

1.    Momento – exercitar batimentos livres com os alunos, criados por eles ou com ajuda do professor. Em seguida realizar ritmos para que eles repitam o mesmo, aos poucos colocar variações (bater no joelho, estalar os dedos, esfregar uma mão na outra, batendo palmas e acrescentando silabas); E realizar batimentos com contagem indicadas no quadro e reproduzidas com palmas ou clavas, variando a intensidade e o andamento; (5º ano)

2.    Momento – Fazer a correção das atividades e revisar tudo que trabalhamos na ultima aula, depois trabalhar um pouco a respiração com eles para ter um maior suporte na atividade das notas as serem tocadas na flauta doce.  Treinar de Sol a Dó na flauta doce e depois a notação musical nas linhas e espaços. (3º ano)

Ø  REPERTÓRIO:

ü  Mulher rendeira;

Ø  MATERIAS UTILIZADOS:

ü  Flauta;
ü  Som;
ü  Clavas

Ø  AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes e das escalas reproduzidas.

Ø  RELATÓRIO DA AULA:


No 3º ano, continuamos a trabalhar notação musical, vendo as notas das linhas e dos espaços, depois fizemos a pratica das notas Sol a Dó na flauta. É legal ver a interação dos alunos em aprender e ensinar o colega que demonstra alguma dificuldade. No 5º ano, fizemos jogo de copos e domino de figuras musicais, achei legal a aula que falou que música era matemática, por perceber que cada figura tem um valor e que pode ser somado. Foi o primeiro dia que fiquei na sala de música, aos poucos vamos organizando para que fique bem legal e chame atenção dos alunos e seja um lugar agradável para se aprender música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário