quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Turma nova, sala cheia!


NOME DO BOLSISTA: Riane Mascarenhas
DATA: 03/08/2017
ESCOLA: Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque
TURMA: V9
PROFESSOR: Mardson Oliveira
SUPERVISOR: Mara Menezes


           Neste dia a Escola Parque abriu as portas para os novos matriculados para segundo semestre em todas as oficinas. Quando cheguei na sala da turma V9, fiquei feliz e surpresa com a quantidade de pessoas que estavam ali para aprender a tocar violão: Eram aproximadamente 20 pessoas.
A pedido do professor Mardson, eles todos foram se apresentando, dizendo seus nomes e suas referências musicais, em seguida, apresentei-me para a turma.
Todos pareciam bastante entusiasmados e cheios de vontade de aprender. Alguns já sabiam fazer acordes, alguns outros possuíam o instrumento mas não sabiam tocar e outros nunca tinham tido contato anterior com o violão.
Como a sala estava cheia então nós nos organizamos em dois grupos: iniciantes e "veteranos".
No grupo em que Mardson estava, se encontrava a maioria dos novatos. Ele foi trabalhando as noções iniciais, como as partes do violão, afinação das cordas, primeiras técnicas de mão direita e esquerda, noções de cifras, e os acordes maiores de A e E.
Logo neste primeiro encontro, a turma em pouco tempo já estava fazendo o acompanhamento da música “Inventando moda”, de Magary Lord, com os acordes supracitados: O professor fazia um acorde no aplicativo do piano em seu celular e a turma fazia o outro ao violão, alternando os acordes inicialmente e na sequência os alunos, individualmente, tentavam fazer a mudança entre os acordes. Como não tinha violão disponível pra todo mundo, então eles foram se revezando para praticar, enquanto o professor cantava melodias de outras canções, por exemplo: Cada Macaco no Seu Galho (Riachão), Samba da Minha Terra (D. Caymmi), Preta Pretinha (M. Moreira).
No grupo em que eu estava, ficaram os dois mais antigos no curso, e os recém-matriculados que já possuíam algumas noções. Após orientação inicial do professor nós praticamos inicialmente os acordes maiores, caminhando pelo ciclo das quintas, depois praticamos alguns acordes menores e maiores, acrescentando a  sétima.
No grupo em que eu estava, na sequência tocamos a música “O sol” interpretada por Jota Quest; os veteranos da turma já conheciam, os novatos aprenderam em poucos minutos e logo tocaram o acompanhamento harmônico e também fizeram o solo. Todos foram muito bem!
No intervalo, a maioria da turma saiu para fazer o lanche, mas eu e Mardson ficamos com alguns novatos, foi quando eles mostraram o que já tocavam; um deles já fazia pestana, outro ainda tem um pouco de dificuldade.
Passamos o intervalo em sala, e quando toda a turma retornou, fiquei apenas com os dois veteranos, praticando o repertório, revisando solos, relendo as partituras do Método de Suzuki. Eles estão avançando a cada aula mesmo sem possuir o instrumento para práticas diárias em casa, e estão com muita vontade de aprender mais!
Mardson permaneceu orientando os novatos, neste momento todos juntos, inclusive os que já tocam algumas músicas e conhecem algumas técnicas ao instrumento.  
Após uma breve explanação os alunos começaram a executar a melodia do "Parabéns" escrita na tablatura. Quase todos conseguiram executar até o final da aula.
          Neste dia, ainda mais que nos outros, pude perceber o quanto a educação musical é capaz de mobilizar as pessoas. Todos da turma estavam muito concentrados e estavam unidos por um propósito comum: estudar violão. Além disso, pude vivenciar ainda mais a experiência de orientar um grupo, já que durante grande parte  da aula dediquei atenção ao mesmo, e assim comecei a aprender como lidar com o tempo que cada um leva pra entender uma atividade, comecei a aprender como conseguir atenção dos alunos, para fazer com eles comecem a tocar simultaneamente sob minha orientação, dentre outros aspectos que remetem responsabilidade e compromisso com o ato de ensinar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário