ESCOLAS PARTICIPANTES


O subprojeto PIBID-Música tem atuado em escolas da rede municipal de Salvador. São elas:

ESCOLA MUNICIPAL DRª MARIA DO CARMO VILAÇA


A Escola Drª Maria do Carmo Vilaça foi fundada na década de 80, no bairro de Águas Claras, idealizada pelo Sr. Gustavo de Castro, que na época era Presidente da Associação Beneficente dos amigos de Águas Claras.

Inicialmente tratava-se de uma Creche, mas no dia 07 de julho de 1987 passou a ser uma Escola Estadual. 

No ano de 2004 a unidade passou por um processo de municipalização, passando a ser mantida pelo município de Salvador. No ano de 2007 a escola mudou-se para um novo endereço no Bairro de Cajazeiras 7, em um prédio alugado totalmente reformado, a escola foi reinaugurada, onde ficou durante quase 10 anos. 

Este ano, 2016, no mês de Julho, a escola mudou-se para o seu endereço atual no Bairro de Águas claras, um bairro popular que fica ás margens da BR-324, em um prédio próprio (da prefeitura) totalmente novo.

O nome dado a escola foi em homenagem á esposa do então Presidente da Academia Brasileira de Letras, o Dr. Marcos Vinicius Vilaça, naquela época, intitulado Sócio Beneficente dos Amigos de Águas Claras. Ambos eram de Pernambuco. Ele faleceu em 2009 e ela em 2015. 

O ensino de música, nesta unidade, foi implantado em fevereiro deste ano (2016), com a chegada do professor Ednaldo Rodrigues à U.E., sendo esta a única disciplina das artes na escola.

A escola é de grande porte especial. Possui 10 salas de aulas (sendo que uma ERA biblioteca), 3 salas administrativas, 2 banheiros para alunos e um para funcionário, duas áreas grandes (cobertas), uma quadra e estacionamento. Não possui biblioteca (ativa), não possui auditório, nem laboratório de informática.

A escola funciona no diurno e noturno, totalizando 686 alunos matriculados, sendo que, destes, aproximadamente 390 alunos usufruem, em seu currículo, das aulas de música (no diurno), embora não exista uma sala específica para esta disciplina.


ESCOLA MUNICIPAL CARMELITANA DO MENINO JESUS


A Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus, situada no bairro do Uruguai em Salvador/Ba, é coordenada pela Coordenadoria Regional Escolar (CRE) da Cidade Baixa. Em 2012, possuía um corpo discente de 271 alunos do Ensino Fundamental I nos turnos matutino e vespertino, 24 alunos da Educação Infantil e 86 alunos do Segmento da Educação de Jovens e Adultos, no turno noturno. Em sua estrutura física a escola dispõe de oito salas de aula no total, sendo uma exclusiva para artes, sala dos professores, secretaria, diretoria, sala de informática e biblioteca que também funciona como sala de vídeo, além de refeitório, banheiros no pátio para alunos e banheiros exclusivos para professores e funcionários. O corpo docente é formado por onze professores generalistas, três professores de artes e dois de línguas estrangeiras, uma diretora e três vices (um para cada turno), dois coordenadores pedagógicos, uma secretária, três auxiliares administrativas e mais três auxiliares de serviços gerais que atuam também como merendeiras.

A educação musical foi incluída no currículo da escola a partir de 2011, com a chegada do professor David Tourinho na instituição. Com sua bagagem em prática coral e conjunto de flautas, ele investe nessas duas práticas ampliando a visão musical dos alunos e o gosto pela música, trabalhando os conteúdos musicais de forma lúdica. O subprojeto PIBID-Música foi implantado na Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus em 2011, juntamente com o início das aulas de música na instituição.

Nossa atuação como bolsistas tem contribuído para o desenvolvimento da educação musical na escola, assim como corrobora para a nossa própria formação, oportunizando acesso às escolas da rede pública sob supervisão de um professor atuante e a coordenação de uma professora da Universidade. A troca de experiências entre bolsistas e supervisor tem se mostrado enriquecedora para ambos, configurando-se como instrumento de reflexão para os bolsistas, que diante das dificuldades características da rede pública de ensino pode perceber a diversidade de possibilidades  musicopedagógicas e uma oportunidade de crescimento e de autoavaliação para o supervisor.

ESCOLA MUNICIPAL SÃO DOMINGOS SÁVIO

A Escola Municipal São Domingos Sávio, fundada na década de 1940 pela Secretaria da Agricultura, foi inicialmente chamada de Escola Rural e tinha o objetivo de atender os filhos dos funcionários, que prestavam serviço ao Jardim Zoológico (Parque Zoobotânico Getúlio Vargas). A escola obedecia aos parâmetros de Escola Rural. Na década de 1960 foi integrada à Secretaria de Educação do estado da Bahia, quando começou a ser chamada de Escola São Domingos Sávio; em 2003 foi municipalizada.

Em 2012 essa unidade escolar possuía um total de quinhentos alunos distribuídos nos três turnos, nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e o Seguimento de Educação de Jovens e Adultos -SEJA. Atende ao público dos bairros de Ondina, Rio Vermelho, Federação e adjacências. São crianças, adolescentes, jovens e adultos, em sua maioria de baixa renda. Possui um quadro de 100% professores graduados com licenciatura plena, destes 70% possuem pós-graduação, latus e/ou stricto senso. Atualmente tem como gestora a professora Maria das Graças Sampaio Brandão.

Desde 2006, com chegada da professora de música Nara Rúbia Alves Silva a instituição oferece as aulas de música. Durante o ano letivo de 2012, a professora Nara elaborou e implementou o projeto “Contos e Encantos da Cultura Popular” e para tanto fez uso da abordagem utilizada pelos mestres da cultura popular: a oralidade. Tal método serviu para que houvesse o reconhecimento da arte na realidade dos discentes. Aos poucos, a escola foi abrindo-se a esta linguagem artística de forma solícita, dando apoio às diversas realizações dos projetos e suas culminâncias.

Em agosto de 2012 a escola vinculou-se ao subprojeto Música do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), recebendo-nos como bolsistas. Analisando as consequências desta parceria é possível constatar benefícios para todas as partes envolvidas. Para a supervisora, a viabilização do projeto pedagógico “Contos e Encantos da Cultura Popular”, pois contou com nossa motivação e empenho. Nós bolsistas, sempre atentos às atitudes da supervisora, adquirimos experiência na práxis pedagógica e gerência da turma. Os discentes, que mantiveram contato com diferentes educadores, com diversas perspectivas de orientação, ultrapassaram o limite dos conteúdos musicais, de dança e de interpretação e projetando-se também no campo da disciplina, cooperação mútua e convivência. Para a escola, com a colaboração e disposição dos membros do PIBID-Música e para a universidade, alcançando o objetivo de estreitamento da relação entre a academia e a comunidade escolar.

ESCOLA MUNICIPAL XAVIER MARQUES [2012 a 2015]

A Escola Municipal Xavier Marques fica situada no bairro Bom Juá, em Salvador. A escola possui classes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e atende a uma média de 200 alunos, geralmente oriundos dos bairros próximos à escola, cuja faixa etária varia entre 6 e 11 anos.
            
O professor de música Ednaldo Rodrigues atua na escola desde 2007. Além das aulas de música como disciplina obrigatória, prática fundamentada pela lei 11.769/2008, o professor desenvolveu na escola vários projetos extracurriculares relacionados à disciplina como o Coral e o Grupo de Flautas, além do Xavier Music Festival, festival de música que conta com a participação e apresentação dos alunos. O PIBID atuou nesta escola entre agosto de 2012 e dezembro de 2015.