quarta-feira, 22 de abril de 2015

Afeto define

Escola Municipal Almerinda Costa                        
Data: 22/04/2015
Por Tayane Lopes


A primeira vez a gente nunca esquece, né? 

Lá vamos nós, eu e Diana para o Uruguai. Chego com o coração aberto na escola que só é pequena na sua estrutura física, mas lindamente grandiosa na sua essência. Eu pensei em falar detalhadamente sobre o meu dia, mas fiquei pensando demais em como me senti nessa primeira experiência e resolvi expor minhas sensações.

Coisa maravilhosa foi ver aqueles pequenininhos do 1º ano cantando com a língua brasileira de sinais (Libras), perceber como a flauta mágica do prof. Marcus trouxe um momento de relaxamento e apreciação para os energizados do 3º ano. A compreensão do silêncio (coisa rara) pelo 2º ano...


Vê-los tão sensíveis, tão receptivos. Alguns chegaram a nos abraçar e não queriam sair dali daquele afago. Nos deram carinho de verdade, sabem? Afeto!

Não posso deixar de falar dos professores e funcionários, que visivelmente estavam adorando nossa presença!

A troca foi edificante. Me senti acolhida e sei que eles sentiram também. Voltei pra casa vendo os vídeos e fotos que fiz. Fiquei com a frase de Érica, do 3º ano na cabeça, que após se apresentar, falou:

"Bem-vindas, voltem sempre e tragam mais gente!"

:)


2 comentários:

  1. Que lindo o seu post, Tay! É muito bom ver vocês chegando com essa sensibilidade e delicadeza.

    Sobre a afetividade, já dizia Vygotsky que "o aspecto emocional do indivíduo não tem menos importância do que os outros aspectos e é (ou deveria ser) objeto de preocupação da educação nas mesmas proporções em que o são a inteligência e a vontade. O amor pode vir a ser um talento tanto quanto a genialidade, quanto a descoberta do cálculo diferencial" (2000, p. 146)

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito importante esta sua observação e lindo o seu relato. Muitas vezes a gente está só preocupado com a aula, com seus conteúdos e com o que fazer e esquece do principal ... de construir uma relação afetiva que proporcione o aprendizado de tudo ...
    Somos gente! é preciso sempre lembrar disso ... :)

    ResponderExcluir