domingo, 26 de abril de 2015

Flauta X Canto: um trabalho em equipe e um aluno curioso

Escola Padre José de Anchieta
Marisa Sales
13/04/2015


Flauta X Canto: um trabalho em equipe

  Na aula de hoje dividimos a turma do segundo ano em 2, alguns alunos teriam oficina de canto e outros aprenderiam a flauta. Todos estão muito empolgados com as oficinas, a turma de canto é muito interessada e gosta mesmo de cantar. Os interessados em flauta ficaram na sala com Renato. Como já vínhamos trabalhando com exercícios vocais e de relaxamento os meninos e as meninas interessados em participar do coral já estão bem familiarizados com o roteiro da oficina de canto.
  Começamos com o relaxamento corporal, depois Isabela tocou algumas notas no teclado improvisado. Primeiro cantamos C E C, depois C E G E C. Foi importante essa divisão porque assim pudemos acompanhar os alunos mais de pertinho, e insistir com aqueles que apresentam alguma dificuldade com as atividades propostas até que o difícil se torne fácil. A turma vai muito bem! Dá gosto de preparar as atividades e de ajudá-los a alcançar as metas.
  Posso concluir que o trabalho está mesmo sendo em equipe: Renato e a turma da flauta, os alunos do canto, que me ajudam e incentivam muito, e o auxílio de Isabela culminarão em um belo trabalho!




Cânone no Primeiro Ano e um aluno curioso: "as meninas terminaram no mesmo tempo que a gente!"

  Na sala do primeiro ano tudo flui de uma maneira muito encantadora. Pensei que seria difícil trabalhar o cânone com a turma por ser de crianças menores. Comentei isso coma a pró Isabela que me incentivou a fazer e disse que se não desse certo poderíamos tentar outra atividade. Porém, o cânone na turma do primeiro ano foi onde mais deu certo. Eles fizeram com entusiasmo e olhar de curiosidade.
  Antes de começar a cantar revisamos o assunto da aula passada:
- Quem lembra da música que aprendemos semana passada?
 Como resposta ouvimos a melodia sendo entoada pelos alunos.
- Alguém lembra de que país veio essa música?
- Então, vamos cantar?
  Cantamos a música fazendo a percussão corporal que havíamos aprendido na semana anterior. Depois substituíamos a percussão corporal por movimentos corporais. Os alunos ficaram divididos em dois grupos, meninas e meninos, um de frente para o outro com o objetivo de entenderem o que estava acontecendo, então executamos o cânone.
Primeiro as meninas iniciaram o canto com Isabela, depois os meninos seguiram comigo. Na segunda repetição os meninos sugeriram que eles começassem e assim o fizemos.
 Quando acabamos a atividade um dos alunos fez a seguinte exclamação:
- Elas terminaram no mesmo tempo que a gente!
Aproveitamos a observação muito pertinente para explicar o cânone:
- Sim. E por que as meninas terminaram no mesmo tempo que a gente? Porque nós repetimos mais uma vez para que elas nos acompanhassem.

Importante: enquanto eu trabalhava a música com os alunos Isabela tocava as notas para nos auxiliar e Renato ajudava incentivando os alunos a participar da atividade. Foi uma coisa muita bonita de se ver e muito produtiva.

Isto é tudo pessoal!


Um comentário: