segunda-feira, 27 de abril de 2015

TI RI RI RI

Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus
Bolsista : Rosane Carvalho
Data: 22.04.2015

                                                            " As flores já não crescem mais "

Tenho a sensação de "volta às aulas". Por conta de uma gripe, falta de água e paralisação, fiquei umas três semanas sem compartilhar experiências com os meninos. Então, nessa quarta-feira fui recarregar a bateria.
Chegando na sala de aula, encontro o professor David ensinando a canção TI RI RI RI, de Terezinha Requião. Através de uma lousa, ele mostra a letra acompanhada com a  partitura. A música só contém as figuras musicais que eles conhecem : mínima, semínima, colcheia e a mais nova que é a semicolcheia que eles já estão trabalhando. Depois distribui as clavas para que  treinem os ritmos. Só pode tocar quando aparece na música TA, TAA , TITI OU TI RIRIRI.
Concluída essa etapa, pega os coquinhos e os triângulos e dá continuidade a atividade separando em dois grupos. E logo em seguida, resolve deixar mais difícil entregando os dois instrumentos pra cada aluno.
Com o triângulo toca TI RI RITA(semicolcheia), o coquinho TI TI (colcheia) e bate palma para fazer TA (seminíma). Sim , eles estão indo bem.! Foi uma loucura trocar os instrumentos, mas funcionou e eles gostaram. O professor pediu para que ficássemos de olho em quem estava acertando mais o ritmo. Isso vai ajudar na escolha para formação da percussão do projeto dos Folguedos.
Sempre trabalhando com a interdisciplinaridade, David apresenta outra célula rítimica : a tercina. Que substitui por a palavra "pêssego". Então ensina outra canção : As flores já não crescem mais , autor desconhecido. E nessa música aparece a tercina, mas eles não sabem por esse nome, apenas executa. E assim vamos dando continuidade a declamação rítmica, estou muito contente com o progresso dos meninos, fazendo com que a cada semana eu possa também contribuir com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário