Escola Municipal Dr. Maria do Carmo Vilaça
Data: 26/07/2016
Por Cecilia Oliveira
Semana passada eu fui à escola na quarta. Porém, como
mudarei de escola, essa foi minha ultima visita. Então resolvi ir me despedir
das turmas da terça que eu já conhecia. Irei sentir saudades dessa galerinha,
dos abraços, das cartinhas, do carinho com que me receberam todo esse semestre.
A aula do 3º ano teve inicio com uma apreciação musical. Com
a luz apagada o professor pediu para que os alunos fizessem silêncio e
fechassem os olhos para a escuta de uma ópera. Tirando um aluno que geralmente gosta
de chamar a atenção nas aulas não foi difícil obter a concentração da turma. O
professor também colocou a escala musical e os alunos além de cantarem foram
fazendo com as mãos um movimento de acordo com a altura das notas sem ninguém
pedir. A música do dia a ser cantada foi ‘’Silêncio’’ e ‘’Alecrim dourado’’,
para um teste vocal. Enquanto todos cantavam o professor foi em cada aluno para
ouvi-lo melhor. E assim fez a seleção de alguns alunos para cantar outra
música, ‘’Semente do amanhã’’. Aos que sobraram ficou a tarefa de procurarem
uma música que gostassem para cantar na próxima aula. Juntos ainda cantaram a
música ‘’Eu aprendi a ler e escrever’’, mas como só sabiam o refrão o professor
ensinou a estrofe. Para finalizar a aula o professor sugeriu que eu fizesse uma
disputa entre a turma com ditados rítmicos feitos pelos próprios alunos.
Iniciou-se com uma barulheira só. Mas o professor informou que a equipe q
estivesse com mau comportamento perderia ponto. Então logo todos ficaram
quietos. Para aqueles que ao decorrer da disputa iam esquecendo o aviso e
querendo atrapalhar a atividade os colegas chamavam a atenção. Fui formando os
compassos de acordo com a escolha dos alunos, som ou silêncio, e depois mostrei
como cantar o ditado rítmico para tirar as dúvidas. A disputa incentiva a turma a fazerem a atividade e prestar atenção, aliás, ninguém quer perder em nada.
Para a aula do 5º ano foi preciso o professor ir buscar os
alunos que estavam espalhados pela escola. Depois de fazer a chamada (muitos
alunos faltaram) os alunos cantaram a escala e fizeram um vocalize. Uma
afinação até razoável. O professor fez também o teste vocal com a turma usando
as mesmas músicas da turma anterior. O engraçado é que o mais afinado é aquele
que geralmente não quer fazer nada as aulas. A disputa de ditado rítmico foi
feita pelo professor, já que a turma é difícil de lidar. O grupo que ganhasse
seriam os primeiro a serem liberados.
Quero agradecer a diretora e coordenadora por me receberem
tão bem na escola. Agradeço, em especial, ao supervisor Ednaldo que em muito me
ajudou na minha jornada como futura docente. Ele, que a mais de 2,5 anos, foi
meu professor, incentivador, conselheiro e amigo. Sempre me auxiliando em
minhas dificuldades na sala de aula e me mostrando que é possível ensinar para
um futuro melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário