quarta-feira, 10 de maio de 2017

Adivinha que som é esse?

Escola Municipal Padre José de Anchieta
Dia 10 de Maio de 2017
Horário: 7:30 às 11:30
Turmas de Primeiro e segundo anos
Tema: Timbres
Por Marisa Sales

Adivinha que som é esse?


Hoje tivemos um dia muito produtivo e divertido. Não foi uma aula cansativa, como aqueles dias em que a gente fica olhando no relógio para ver se já deu a hora de ir. Infelizmente, mesmo tendo prazer em ensinar às vezes isso acontece.

Começamos a aula cantando aquela música de Filipe, Bom Dia!, que ajuda a todos nós a aquecer a voz, o corpo e despertar o bom humor. Dancei junto com as crianças, ocupando todos os espaços da sala e fazendo dinâmicas com a voz, cantando grave, agudo, piano, pianíssimo, forte. Filipe tocava e cantava e nós respondíamos ao canto. Fizemos várias vezes até terminarmos em roda sentados ao chão.

Então, comecei a apresentar alguns instrumentos (Ukululê, Pandeirola, Pandeiro, Ganzá, Xequerê, Tamborim, Clavas, um Sapo Reco-reco, Afoxé, Triângulo, Atabaque). Ouvimos cada um e analisamos se eles possuíam o mesmo timbre. Depois, começamos a brincadeira. Os alunos, um a um, tiveram os olhos vendados e um instrumento foi entregue em suas mãos. A pessoa com instrumento deveria explorá-lo enquanto os outros cantavam uma música que dizia: "adivinha, adivinha o que está em suas mãos. No escuro adivinha só tocando com atenção".
Quando a música acabava o aluno deveria dizer que instrumento era aquele.

Depois dessa atividade fiz outra em que os alunos andavam pela sala e respondiam ao som de cada instrumento com um movimento diferente. Utilizamos, por exemplo, o Atabaque (as crianças deveriam andar marcando o ritmo tocado), o Violão (dança), Xequerê (pular) e o Triângulo (virar estátua). Foi muita diversão e aprendizado!

Na primeira turma eu estava meio inexperiente sobre como realizar a atividade. Estava meio tímida e acho que fiz algo meio embaraçoso (risos). Mas o interessante foi que no final do dia eu estava bem confortável e já sabia melhor como conduzir a brincadeira e pude prever também que tipo de comportamento poderia vir dos alunos.

Na última turma, que temos duas horas de aula, Dainho trouxe uma atividade com o Maculelê. Ele começou contando uma das versões do surgimento do Maculelê. Ele contou a história indígena em que Maculelê era um guerreiro de algum país africano e foi ajudado por uma etnia indígena. Depois ele fez o toque no Atabaque, ensinou algumas canções de Maculelê e depois, com o método do Passo, ensinou os alunos a dançar e marcar o tempo. Aproveitamos e entregamos clavas para eles e assim tivemos uma verdadeira festa de Maculelê na sala de aula, com todos dançando em pares e batendo os lelês. Finalizamos a aula ensaiando as músicas que serão cantadas no sábado na festa do dia das mães. Ah! Nós também revisamos a música que aprendemos na semana passada.

Antes da aula acabar a diretora explicou que a mamãe nem sempre é aquela pessoa que dá à luz, mas que existem outros exemplos de mães. Foi uma fala importante para os alunos, sem negligências sabemos que na realidade de crianças de escolas públicas, negras e de bairros periféricos nem sempre existe a presença do pai e da mãe, e ainda existem casos em que outras pessoas fazem esses papeis.

Isso foi tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário