domingo, 4 de junho de 2017

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Turma: 1º ano C.
Horário: Quintas-feiras à tarde
Data: 01 de Junho de 2017


PLANO DE AULA X



ROTEIRO: 

1.      Canção de Chegada (Boa tarde!)
2.      Aquecimentos Vocal
3.      Dinâmicas com canções
·         Era um dia de manhã;
·         Fazer xique xique
·         Mariquinha
·         Silêncio
4.      Estudo das propriedades do som: DURAÇÃO
5.      Canção de saída

v  CONTEÚDOS

§  Solfejos rítmicos
§  Duração
§  P ulso e rítmo
§  Canções infantis



v  OBJETIVOS

§  Aprender as canções do semestre
§  Compreender a duração dos sons (curto ou longo)
§  Executar pulsações nos ritmos das canções
§  Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade na música.


v  METODOLOGIA 

Roteiro, 1º Ano C.  


ü  1º Momento – Canção de Chegada

Executar ao som do violão ou teclado a canção de chegada, explicando para os alunos a dinâmica de interação, para que eles comecem a aula ativos.

ü  2º Momento – Aquecimento vocal

Esse momento será reservado para trabalhar todas as canções citadas àcima para que eles possam cantar em eventuais apresentações.

ü  4º Momento – Estudo das propriedades do som – DURAÇÃO

Vou explicar para os alunos como pode ser a duração dos sons na música. Uma noção de curto e longo, tendo o teclado e pedaços de cordão como referência.

ü  5º Momento – Pulso/Ritmo

Arranjos musicais.


v  MATERIAIS UTILIZADOS

·         Caixa de Som
·         Computador
·         Cordão
·         Teclado

v RELATO DA AULA

No segundo horário ensaiei com o 4º ano a coreografia que pretendemos apresentar no evento do próximo dia 14. Não sei se vamos conseguir terminar a coreografia. Para mim, mais importante que se apresentar é fazer com que eles compreendam a contagem dos passos. Se eles souberem fazer a contagem, os passos sairão naturalmente, mas ainda é uma dificuldade para eles. Ficam tão fixados nas sequências que se perdem no tempo e acabam errando. Eu não queria apresentar qualquer coisa então se ver que não dá para apresentar, deixaremos para uma próxima vez. Eles não tem aulas de dança então demanda um tempo pro corpo assimilar.

No terceiro horário com a turma do 1º ano, segui o plano de aula e o professor Ednaldo me deu suporte tocando e reforçando as canções com eles. Fizemos uma atividade prática com duas linhas de cordão no chão simbolizando as linhas do pentagrama e estudo das três primeiras notas musicais (Dó, Ré, Mi). No estudo da duração fiz uma atividade com pedaços de cordão para eles sentirem no tato o conceito de longo e curto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário