Escola: Municipal
Dr.ª
Mª. do Carmo Vilaça
Turma: 1º
ano C.
Horário:
Quintas-feiras à tarde
Data: 01 de
Junho de 2017
PLANO DE
AULA X
ROTEIRO:
1. Canção
de Chegada (Boa tarde!)
2. Aquecimentos
Vocal
3. Dinâmicas
com canções
·
Era um dia de manhã;
·
Fazer xique xique
·
Mariquinha
·
Silêncio
4. Estudo
das propriedades do som: DURAÇÃO
5. Canção
de saída
v CONTEÚDOS
§ Solfejos
rítmicos
§ Duração
§ P
ulso e rítmo
§ Canções
infantis
v OBJETIVOS
§
Aprender as canções do semestre
§
Compreender a duração dos sons (curto ou longo)
§
Executar pulsações nos ritmos das canções
§
Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade na
música.
v METODOLOGIA
Roteiro,
1º Ano C.
ü 1º Momento –
Canção de Chegada
Executar ao som do
violão ou teclado a canção de chegada, explicando para os alunos a dinâmica de
interação, para que eles comecem a aula ativos.
ü 2º Momento – Aquecimento
vocal
Esse momento será
reservado para trabalhar todas as canções citadas àcima para que eles possam
cantar em eventuais apresentações.
ü 4º
Momento – Estudo das propriedades do som – DURAÇÃO
Vou
explicar para os alunos como pode ser a duração dos sons na música. Uma noção
de curto e longo, tendo o teclado e pedaços de cordão como referência.
ü 5º
Momento – Pulso/Ritmo
Arranjos musicais.
v MATERIAIS UTILIZADOS
·
Caixa de Som
·
Computador
·
Cordão
·
Teclado
v
RELATO DA AULA
No segundo horário ensaiei com o 4º ano a
coreografia que pretendemos apresentar no evento do próximo dia 14. Não sei se
vamos conseguir terminar a coreografia. Para mim, mais importante que se
apresentar é fazer com que eles compreendam a contagem dos passos. Se eles
souberem fazer a contagem, os passos sairão naturalmente, mas ainda é uma
dificuldade para eles. Ficam tão fixados nas sequências que se perdem no tempo
e acabam errando. Eu não queria apresentar qualquer coisa então se ver que não
dá para apresentar, deixaremos para uma próxima vez. Eles não tem aulas de
dança então demanda um tempo pro corpo assimilar.
No terceiro horário com a turma do 1º ano,
segui o plano de aula e o professor Ednaldo me deu suporte tocando e reforçando
as canções com eles. Fizemos uma atividade prática com duas linhas de cordão no
chão simbolizando as linhas do pentagrama e estudo das três primeiras notas
musicais (Dó, Ré, Mi). No estudo da duração fiz uma atividade com pedaços de cordão para eles sentirem no tato o conceito de longo e curto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário