Escola Municipal Padre José de Anchieta
Dia 09/08/2017
em TEATRO DE BONECOS
Por Marisa Sales
Levei para a e Escola uma grande caixa de papelão e todos ficaram bem curiosos sobre o que seria.
A turma do Primeiro ano tem uma brincadeira bem interessante! Quando a pró entra na sala eles ficam em silêncio até que seja pronunciada a palavra mágica (escolhida por eles). Então, enquanto eu tentava acertar a palavra ia enfeitando a caixa com papel crepom e ela ia ganhando a forma de um teatro de bonecos (algo bem primitivo ainda).
Enfim, com dicas dos alunos, acertei no "AMOR" e todos vibraram e me deram abraços e beijos como prêmio. As dicas foram bem interessantes: "é o sentimento de amar alguém", "aquilo que a gente sente quando está apaixonado", "começa com a letra A"...
A curiosidade então avançou para caixa ainda informe: "pró, o que é essa caixa?" "para que serve?"
Pedi que eles me dissessem como poderíamos usá-la.
Um dos alunos, Maurício, citou o teatro de bonecos, explicou como funcionava e ainda deu idéias de como poderiam ser feitos diferentes fantoches para contar histórias.
Todos ficaram surpresos quando eu falei que eles fariam os fantoches e contariam as histórias.
Me perguntaram como fariam isso e respondi que perguntassem a Maurício. Que respondeu prontamente.
Então, dei a ideia de contarmos a história da "Mula Sem Cabeça" que já tinha sido ouvido e encenada na aula anterior.
Ouvimos novamente a história (áudio) e depois os estudantes listaram todos os personagens e os sons que deveriam ser produzidos para a história.
Personagens: dois narradores, uma mula sem cabeça, um padre, uma mulher linda e rica, a população.
Sons: som da mula galopando, som de violão, som de beijo, som de feito, som da população.
O próximo passo foi desenhar, colorir e colar os fantoches no palito de picolé.
Os desenhos ficaram encantadores. E acredito que tenha sido muito importante para os alunos fazerem parte de todo o processo e tomarem as decisões de execução do trabalho.
Eles ainda me deram recomendações de como queriam a casa de bonecos: "tem de ser toda preta e com uma cortina vermelha e uma cordinha para abrir."
Bom! Nossa aula de hoje foi isso. Na próxima vamos contar a história e produzir os sons com os instrumentos. Os alunos vão cantar e sonorizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário