Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo
Vilaça
Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo Vilaça
Turma: 1º, 3º e 5º anos.
Horário: Segundas-feiras à tarde
Data: 04 de Setembro de 2017
Bolsista: Gleidiane Macedo
Professor/Supervisor: Ednaldo
Turma: 1º ano
PLANO DE AULA
Barquinho de papel
v ROTEIRO
1. Acolhimento
2. Atividade 1: Apreciação – Sons do mar
3. Atividade 2: Exercício muscular – Construção de
barquinhos de papel
4. Atividade 3: Ritmo – Poesia com balanço do corpo
5. Atividade 4: Canção – Barquinho de papel
v CONTEÚDOS
Comunicação e expressão – Poesia e Ritmo
v OBJETIVOS
Fazer baquinhos de
papel
Decorar a poesia
trabalhada
Aprender a canção e a coreografia trabalhada
v METODOLOGIA
ü 1º Momento – Acolhimento – Apreciação (Sons de
Mar)
O professor irá receber os alunos com as carteiras da
sala organizada de um jeito que o professor consiga ficar perto das crianças.
Quando as crianças estiverem devidamente sentadas e organizadas,
o professor vai colocar para as elas ouvirem alguns minutos de som de mar para
que elas possam relaxar.
ü 2º Momento – Exercício muscular – Construção de
baquinho de papel
Nesse momento o professor irá distribuir folhas de
papel ofício, e sentado junto dos alunos o professor vai orientá-los na
construção de barquinhos de papel.
Depois de feito os baquinhos o professor irá
disponibilizar alguns lápis de cor para que os alunos possam decorar os seus barquinhos
(Cada um deve colocar o nome no seu barquinho para facilitar em próximas
atividades).
ü 3º Momento – Poesia com balanço do corpo
Sentados com os seus barquinhos na mão as
crianças vão balançar o corpo da direita para a esquerda, como se fossem o
baquinho sobre as ondas.
O professor irá passar o texto da música O
Barquinho de papel, enquanto os alunos forem aprendendo eles vão fazendo o
poema junto com o ritmo do corpo.
ü 4º Momento – Canção – O Baquinho de papel
Agora que os
alunos já sabem a poesia (letra da música) o professor pode ensinar a eles a
melodia da música. O professor pode utilizar a gravação da música ou um
instrumento musical para facilitar a compreensão da melodia.
v REPERTÓRIO
·
Sons de mar
·
O Barquinho de papel
v
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados
mediante o comportamento, a atenção e interesse na classe, pelo respeito com os
colegas, pela elaboração dos barquinhos, pela compreensão e execução da música
trabalhada.
v MATERIAIS UTILIZADOS
·
Aparelho de som e Caixa e som
·
Papel de oficio
·
Lápis de cor
·
Instrumento musical
v REFERÊNCIA
SILVA,
Patrícia. A canção na pré-escola: Amarelinha 1. Ed.; Paulinas COMEP 2001.
v
RELATO
Quando cheguei ao colégio
o professor já tinha iniciado a aula com o primeiro ano, eles estavam fazendo
uma apreciação. Assim que cheguei o professor passou a aula pra mim. A
metodologia que tinha planejado não correu exatamente igual, comecei a aula
relembrando com as crianças a música O barquinho de papel, que começamos a
aprender na ultima aula. Depois que eles cantaram, nós fizemos barquinhos de
papeis e eles tiveram alguns momentos para decorar os seus barquinhos. Como a
aula é muito curta não tivemos muito tempo, mas ainda antes de sair eles
cantaram a música Chapeuzinho, que vamos montar uma apresentação para alguma
oportunidade.
Todas as duas canções
estão no livro À canção da pré escola que é o livro que estou trabalhando com
eles nesse semestre.
Turma: 3º ano
Desenvolvimento dos sentidos: audição
v OBJETIVOS
Trabalhar o
desenvolvimento auditivo das crianças
Trabalhar a percepção
de sons diversos e sons de instrumentos musicais.
v METODOLOGIA
ü Com as crianças em
silencio e com os olhos fechados, o professor fará com elas o treinamento de
silêncio. Cada criança, bem quieta, vai ouvir os ruídos e os barulhinhos dentro
e fora da sala, poderá dizer o que ouviu.
Depois, o professor vai colocar uma gravação,
onde estarão gravadas vozes diferentes de crianças, de adultos, homens e
mulheres, canto de passarinho, miado de gato, latido de cachorro, ruído de
carro, criança chorando, criança rindo, etc. E, por fim uma música suave. Tudo
com espaços suficientes para que as crianças possam identificar o ruído e dizer
o que é.
A música final poderá ser mais prolongada, para
deixar as crianças mais calmas.
ü Cada criança receberá
um papel oficio e lápis coloridos, depois irão escutar mais uma vez alguns dos
sons gravados, e por fim vão desenhar os sons ouvidos.
ü Para concluir a
atividade de percepção o professor vai fazer um bingo musical com as crianças.
Ele irá entregar cartelas com varias imagens de instrumentos musicais as
crianças. O bingo se inicia com o professor colocando no som os sons dos
instrumentos para que as crianças possam identificar e marcar na sua cartela,
caso acha a figura do som encontrado na cartela dela. Marca bingo as crianças
que forem completando a tabela.
v REPERTÓRIO
·
Sons diversos
·
Sons de
instrumentos musicais
v
AVALIAÇÃO
Os alunos serão
avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse na classe, pelo
respeito com os colegas e pela interpretação dos sons escutados.
v MATERIAIS UTILIZADOS
·
Aparelho para reproduzir os sons
·
Folha de papel
·
Lápis de cor
·
Bingo musical/Instrumentos musicais
v RELATO
Como
o professor e eu estamos dividindo a turma, eu fico com as meninas e eles com
os meninos. Agora nós temos a nossa sala de música e essas divisões ficaram
mais fáceis porque enquanto um fica na sala de música o outro fica na sala da
turma. Semana passada eu fiquei na sala da turma trabalhando com as meninas, e
elas reclamaram porque queriam está na sala de música. Essa semana eu
comuniquei com o professor a reclamação das meninas então o professor agora vai
está revezando, uma semana fica com as meninas na sala delas e na outra semana
vamos a sala de música, e essa semana trabalhamos na sala de música.
A
atividade de bingo que preparei para elas foi bem divertida. Preparei cartelas
com imagens de instrumentos, e enquanto elas escutaram os sons dois
instrumentos e iam descobrindo os sons pude vê a empolgação da descoberta. Fiquei
muito satisfeita com a atividade, irei repetir e preparar coisas semelhantes.
v RELATO
Estamos a duas semanas ensaiando e já temos a nossa primeira apresentação, o dia do folclore que será realizado no dia 05/09. Então essa aula foi totalmente voltada a ensaio. Meus alunos se juntaram com os alunos da professora Camila e fizemos um ensaio geral. Na apresentação iremos cantar a um mix com as músicas Quem te ensinou a nadas e Peixe vivo. A professora Camila trabalhou com alguns alunos de três turmas, alguns iram danças, outros vão fazer o jogo de copos e outros junto com os meus alunos iram cantar. Fiquei satisfeita com os meus alunos nos ensaio, com apenas dois ensaios eles conseguiram aprender completamente a letra da música e ainda colocaram uma coreografia. Estamos empolgados para a apresentação.
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