sábado, 9 de setembro de 2017

Escola Municipal Drª. Mª. Do Carmo Vilaça 04/09/2017

Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo Vilaça

Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo Vilaça
Turma: 1º, 3º e 5º anos.
Horário: Segundas-feiras à tarde
Data: 04 de Setembro de 2017
Bolsista: Gleidiane Macedo

Professor/Supervisor: Ednaldo



Turma: 1º ano
   
PLANO DE AULA
Barquinho de papel

v  ROTEIRO

1. Acolhimento
2. Atividade 1: Apreciação – Sons do mar
3. Atividade 2: Exercício muscular – Construção de barquinhos de papel
4. Atividade 3: Ritmo – Poesia com balanço do corpo
5. Atividade 4: Canção – Barquinho de papel


v  CONTEÚDOS

Comunicação e expressão – Poesia e Ritmo

v  OBJETIVOS

Fazer baquinhos de papel
Decorar a poesia trabalhada
Aprender a canção e a coreografia trabalhada


v  METODOLOGIA

ü  1º Momento – Acolhimento – Apreciação (Sons de Mar)
O professor irá receber os alunos com as carteiras da sala organizada de um jeito que o professor consiga ficar perto das crianças.
Quando as crianças estiverem devidamente sentadas e organizadas, o professor vai colocar para as elas ouvirem alguns minutos de som de mar para que elas possam relaxar.
ü  2º Momento – Exercício muscular – Construção de baquinho de papel

Nesse momento o professor irá distribuir folhas de papel ofício, e sentado junto dos alunos o professor vai orientá-los na construção de barquinhos de papel.
Depois de feito os baquinhos o professor irá disponibilizar alguns lápis de cor para que os alunos possam decorar os seus barquinhos (Cada um deve colocar o nome no seu barquinho para facilitar em próximas atividades).

ü  3º Momento – Poesia com balanço do corpo

Sentados com os seus barquinhos na mão as crianças vão balançar o corpo da direita para a esquerda, como se fossem o baquinho sobre as ondas.
O professor irá passar o texto da música O Barquinho de papel, enquanto os alunos forem aprendendo eles vão fazendo o poema junto com o ritmo do corpo.

ü  4º Momento – Canção – O Baquinho de papel

Agora que os alunos já sabem a poesia (letra da música) o professor pode ensinar a eles a melodia da música. O professor pode utilizar a gravação da música ou um instrumento musical para facilitar a compreensão da melodia.  

v  REPERTÓRIO
·         Sons de mar
·         O Barquinho de papel

v  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse na classe, pelo respeito com os colegas, pela elaboração dos barquinhos, pela compreensão e execução da música trabalhada.

v  MATERIAIS UTILIZADOS
·         Aparelho de som e Caixa e som
·         Papel de oficio
·         Lápis de cor
·         Instrumento musical

v  REFERÊNCIA

SILVA, Patrícia. A canção na pré-escola: Amarelinha 1. Ed.; Paulinas COMEP 2001.

v   RELATO

Quando cheguei ao colégio o professor já tinha iniciado a aula com o primeiro ano, eles estavam fazendo uma apreciação. Assim que cheguei o professor passou a aula pra mim. A metodologia que tinha planejado não correu exatamente igual, comecei a aula relembrando com as crianças a música O barquinho de papel, que começamos a aprender na ultima aula. Depois que eles cantaram, nós fizemos barquinhos de papeis e eles tiveram alguns momentos para decorar os seus barquinhos. Como a aula é muito curta não tivemos muito tempo, mas ainda antes de sair eles cantaram a música Chapeuzinho, que vamos montar uma apresentação para alguma oportunidade.
Todas as duas canções estão no livro À canção da pré escola que é o livro que estou trabalhando com eles nesse semestre.  



Turma: 3º ano
   
PLANO DE ATIVIDADE
Desenvolvimento dos sentidos: audição


v  OBJETIVOS

Trabalhar o desenvolvimento auditivo das crianças
Trabalhar a percepção de sons diversos e sons de instrumentos musicais.


v  METODOLOGIA

ü  Com as crianças em silencio e com os olhos fechados, o professor fará com elas o treinamento de silêncio. Cada criança, bem quieta, vai ouvir os ruídos e os barulhinhos dentro e fora da sala, poderá dizer o que ouviu.
Depois, o professor vai colocar uma gravação, onde estarão gravadas vozes diferentes de crianças, de adultos, homens e mulheres, canto de passarinho, miado de gato, latido de cachorro, ruído de carro, criança chorando, criança rindo, etc. E, por fim uma música suave. Tudo com espaços suficientes para que as crianças possam identificar o ruído e dizer o que é.
A música final poderá ser mais prolongada, para deixar as crianças mais calmas.

ü  Cada criança receberá um papel oficio e lápis coloridos, depois irão escutar mais uma vez alguns dos sons gravados, e por fim vão desenhar os sons ouvidos.

ü  Para concluir a atividade de percepção o professor vai fazer um bingo musical com as crianças. Ele irá entregar cartelas com varias imagens de instrumentos musicais as crianças. O bingo se inicia com o professor colocando no som os sons dos instrumentos para que as crianças possam identificar e marcar na sua cartela, caso acha a figura do som encontrado na cartela dela. Marca bingo as crianças que forem completando a tabela.

v  REPERTÓRIO
·         Sons diversos
·         Sons de instrumentos musicais

v  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse na classe, pelo respeito com os colegas e pela interpretação dos sons escutados.

v  MATERIAIS UTILIZADOS
·      Aparelho para reproduzir os sons
·      Folha de papel
·      Lápis de cor
·      Bingo musical/Instrumentos musicais


v RELATO
Como o professor e eu estamos dividindo a turma, eu fico com as meninas e eles com os meninos. Agora nós temos a nossa sala de música e essas divisões ficaram mais fáceis porque enquanto um fica na sala de música o outro fica na sala da turma. Semana passada eu fiquei na sala da turma trabalhando com as meninas, e elas reclamaram porque queriam está na sala de música. Essa semana eu comuniquei com o professor a reclamação das meninas então o professor agora vai está revezando, uma semana fica com as meninas na sala delas e na outra semana vamos a sala de música, e essa semana trabalhamos na sala de música.
A atividade de bingo que preparei para elas foi bem divertida. Preparei cartelas com imagens de instrumentos, e enquanto elas escutaram os sons dois instrumentos e iam descobrindo os sons pude vê a empolgação da descoberta. Fiquei muito satisfeita com a atividade, irei repetir e preparar coisas semelhantes. 


 Turma: 5º ano

v RELATO
Estamos a duas semanas ensaiando e já temos a nossa primeira apresentação, o dia do folclore que será realizado no dia 05/09. Então essa aula foi totalmente voltada a ensaio. Meus alunos se juntaram com os alunos da professora Camila e fizemos um ensaio geral. Na apresentação iremos cantar a um mix com as músicas Quem te ensinou a nadas e Peixe vivo. A professora Camila trabalhou com alguns alunos de três turmas, alguns iram danças, outros vão fazer o jogo de copos e outros junto com os meus alunos iram cantar. Fiquei satisfeita com os meus alunos nos ensaio, com apenas dois ensaios eles conseguiram aprender completamente a letra da música e ainda colocaram uma coreografia. Estamos empolgados para a apresentação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário