quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Os Sons das Histórias

Escola Municipal Padre José de Anchieta
Fundamental I
Turmas 1° e 2° anos
Turno matutino

Os Sons das Histórias
por Marisa Sales

Hoje continuamos os trabalhos com as histórias. Levamos vários instrumentos musicais, colocamos à disposição dos alunos e pedimos que criassem uma história coletiva utilizando os instrumentos, sonorizando falas e ações. Comecei criando uma história bem curta com a pró Isabela e depois os alunos estavam livres para usar a imaginação.
A turma do Primeiro Ano A criou uma história sobre uma menina que foi engolida por um lobo. Uma referência às histórias europeias. Mas temos de entender que essas histórias são clássicos, contadas para todas as crianças desde muito pequenas, então é muito difícil que essas referências não estejam presentes nas criações deles. Afinal de contas, como diz Vigótsky, a criatividade elabora a partir de algo que existe, a partir de experiências já vivenciadas. Por enquanto não temos como interferir, visto que, nesta pesquisa estamos buscando metodologias em que o centro do conhecimento seja o próprio aluno. Mas vamos levar mais histórias para que tenham outras experiências, de outras culturas e enriqueçam as referências. 
Na turma do 2°A também saiu uma história bem interessante sobre uma menina que perdeu o bichinho de pelúcia.
O processo de criança dessa turma é muito intrigante. Tem um aluno que cria histórias tão mirabolantes e trágicas que deixa a turma inteira buscando estratégias para sair da tragédia e dar finais felizes às personagens. É interessante ver o quanto os alunos entram no clima da história.
Na turma do 2°B demos um começo "em um dia lindo de sol..." e eles compuseram uma história sobre o dia de duas meninas que colhiam flores, brincavam e iam para a escola. Um conto muito ligado ao dia a dia dos próprios alunos. 
Na turma do 1°B nós ensaiamos a história da "Mula Sem Cabeça" e saíamos para apresentá-la na sala do 1°A e depois 2°B. Foi impressionante! Todos adoraram e o 1°B mostrou estar pronto para brilhar na Escola Jequié.

Nenhum comentário:

Postar um comentário