Data : 12 de Setembro 2017
Escola: Centro Juvenil de Ciência e Cultura
Turma: Oficina - Som na Caixa
Professor/Supervisor: Alexandre Santana
Ah a adolescência...quanta agitação. Especificamente nesta sala, nunca vi tanta energia. Música, cultura, alegria, amizade, companheirismo, muitos, muitos instrumentos! Turma bastante cheia neste dia. O Professor Alexandre estava explicando aos alunos, a programação do próximo ciclo, que se inicia no dia 18 de setembro de 2017.
Os alunos começaram a falar de repertório. E o aluno Álvaro mostrou-nos uma música que ele gosta de ouvir, para todos da turma. A música era diferente da original. A discussão tomou conta da sala. E na ocasião, aproveitei para perguntar qual a trilha sonora poderia ser representada na sala. Alguns disseram que poderiam fazer fotos, desenhos na sala que fosse mais interessante, além do varal de fotos que o professor Alexandre quer fazer na sala, com as fotos dos alunos que frequentam a oficina.
Cheia de ideias, comecei a anotar o que os alunos diziam. O que poderia ficar mais interessante na sala. Quando os alunos foram para o intervalo, fiquei na sala já programando o espaço separar o material. Quando voltaram, preparamos a sala para ensaiarmos as músicas do repertório. Falando em repertório, o mesmo precisa de músicas novas, disse uma aluna. Perguntei: vamos escolher? Tem mais uma música da cantora de Rock chamada Pitty. O nome da música é: “ Na sua estante”. Que tem uma letra bastante reflexiva. Chegou meio dia. Hora de almoçar.
Pela tarde, voltei para repor a aula da semana passada. A turma cheia, vários instrumentos. Fiz uma pequena dinâmica com os alunos na sala. Cada um falou uma frase ou palavra que representava para eles. Qual a motivação de sair de casa para fazer música coletiva em sala de aula? Cá pra nós, foi um momento, principalmente quando um aluno disse: porque a música me deixa bem, eu gosto disso.
Motivar-se para fazer algo que gosta, não precisa de esforço. Está dentro de cada de cada um. Fico feliz quando alguém diz, eu quero estudar música, quero fazer isso, Quero ensinar música para as pessoas que precisam,quero fazer música com as pessoas. Quero ser feliz com a música. O que me motiva à esta aqui, é a música.
Por fim, eu poderia dizer que a trilha sonora está sendo construída. E que os elementos dela já está sendo formado. Eu posso dizer que a música sempre esteve naquela sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário