sexta-feira, 17 de agosto de 2018

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Um comentário:

  1. Escola municipal do parque São Cristóvão
    22/10/2018
    Bolsista: Berta Pitanga
    Supervisor: Gil Meireles
    Turma: 2 ano B

    Esse foi meu primeiro dia no Pibid,fiquei apenas observando a aula.
    As atividades que foram abordadas foram com base no planejamento de aula que tinha como objetivo trabalhar com as crianças o ritmo do Jongo,herança dos negros de origem bantu escravizados na época do Brasil-Colônia.
    Esse ritmo não é muito conhecido popularmente,achei muito interessante o professor Gil resgata-lo.Vejo como um resgate a nossa cultura afro brasileira.
    Foram trabalhadas 3 atividades: a primeira , estando todos os alunos sentados em suas respectivas cadeiras em círculo,o professor iniciava tocando uma melodia no pífano abordando cada uma das crianças e ela iam se organizando em fila ,estando todas reunidas, elas formavam uma roda, em seguida dançavam ritmo do Jongo e cantavam.A segunda atividade, todos sentavam no chão em círculo,o prof.Gil cantava e tocava o vilão e as crianças o acompanhavam ,todas sabiam a letra de cor.A terceira,ainda em circulo só que sentadas na cadeira, era apresentado a elas as células ritmicas do Jongo no atabaque e ensinado-as a tocar. Algumas crianças apresentaram inicialmente um pouco de dificuldade,e outras tinham mais facilidade.
    Em alguns momentos da aula houve dispersão da atenção de alguns alunos levando a querer abusar o colega,pude observar que eram os mesmos em toda a aula, o professor se viu na posição de repreende-los para não atrapalhar o curso das atividades. Mesmo com ocorrência de situações desse tipo,é perceptível o potencial musical dessas crianças,mesmo aquelas que se dispersavam quando participavam da atividade mostravam um bom desempenho ao que eram propostos a elas.
    Me chama atenção é a carência em material de música ,instrumentos em péssimo estado e escassos.Não se tem,infelizmente,uma estrutura mínima para auxiliar o professor a realizar as atividades em sala de aula,essa é a nossa realidade da escola pública.

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