PIBID
/ UFBA
Escola
Municipal Piratini
01 de outubro de 2018
Turmas: 2º e 4º anos do ensino fundamental
Turno: Vespertino
Coordenadora: Flávia Candusso
Supervisor: Gustavo Fideles
Bolsista: Joana Rebouças
Nessa
segunda feira, continuamos as atividades utilizando o ritmo Funk, a fim de desenvolver o pensamento crítico através da composição musical.
Para conhecer o relembrar a aula anterior e reconhecer o ritmo Funk,
apresentamos três músicas referentes ao estilo em sala. A partir disso, foram
identificados os elementos do gênero, tais como letra e ritmo, a fim de
internalizar a forma da música. Depois dessa primeira etapa, destrinchamos as
estruturas de rima das músicas, suas estrofes, versos e parágrafos. Assim
sendo, nos utilizamos deste modelo para fazerem o seu próprio funk, através da
composição musical.
Foi proposto o tema “a escola que eu sonhei”, que foi discutido e
refletido por todos, em sala. Logo em seguida, foi feito uma chuva de palavras
que se relacionam com o tema dado, e essas foram registradas no quadro dentro
de uma caixa de diálogo. Essas palavras foram então colocadas em duplas de
acordo com suas terminações, de maneira que obtenha rima. Por fim, nós construímos
o restante da letra, alinhando as ideias do que se quer dizer. Para
acompanhar a letra da música, os alunos fizeram o ritmo com palmas e batendo
nas cadeiras, em passo a passo, para que executem o ritmo enquanto cantam a
letra da composição.
Composição:
A escola
que eu quero / escola de verdade / vai ter comportamento / e honestidade. / Tu tcha,
tu tcha tcha / porque, sem confusão / o amor e a harmonia / prevalecerão. / Pra
sem amizade, / os bons amigos / não vacilam / com a verdade. / Ter criatividade, / respeitar os professores, / paz e humildade, / colorir nossa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário