quinta-feira, 25 de outubro de 2018


PIBID / UFBA
Escola Municipal Piratini
 01 de outubro de 2018

Turmas: 2º e 4º anos do ensino fundamental
Turno: Vespertino
Coordenadora: Flávia Candusso
Supervisor: Gustavo Fideles
Bolsista: Joana Rebouças

Nessa segunda feira, continuamos as atividades utilizando o ritmo Funk, a fim de desenvolver o pensamento crítico através da composição musical. Para conhecer o relembrar a aula anterior e reconhecer o ritmo Funk, apresentamos três músicas referentes ao estilo em sala. A partir disso, foram identificados os elementos do gênero, tais como letra e ritmo, a fim de internalizar a forma da música. Depois dessa primeira etapa, destrinchamos as estruturas de rima das músicas, suas estrofes, versos e parágrafos. Assim sendo, nos utilizamos deste modelo para fazerem o seu próprio funk, através da composição musical.
Foi proposto o tema “a escola que eu sonhei”, que foi discutido e refletido por todos, em sala. Logo em seguida, foi feito uma chuva de palavras que se relacionam com o tema dado, e essas foram registradas no quadro dentro de uma caixa de diálogo. Essas palavras foram então colocadas em duplas de acordo com suas terminações, de maneira que obtenha rima. Por fim, nós construímos o restante da letra, alinhando as ideias do que se quer dizer.  Para acompanhar a letra da música, os alunos fizeram o ritmo com palmas e batendo nas cadeiras, em passo a passo, para que executem o ritmo enquanto cantam a letra da composição.
Composição:
A escola que eu quero / escola de verdade / vai ter comportamento / e honestidade. / Tu tcha, tu tcha tcha / porque, sem confusão / o amor e a harmonia / prevalecerão. / Pra sem amizade, / os bons amigos / não vacilam / com a verdade. / Ter criatividade, / respeitar os professores, / paz e humildade, / colorir nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário