domingo, 16 de dezembro de 2018

Lápis de cor e prosódia!


Escola Municipal Metodista Suzana Wesley
Data: 03/12/2018
Professor/Supervisor: Gustavo Fideles
Bolsista: Adriane Campos de Almeida
Turma(s): 1° ano (A e B), 5° ano (A e B)

Lápis de cor e prosódia!

Cheguei atrasa e perdi as duas primeiras aulas, pois tive uma consulta médica.


Quando cheguei estava no intervalo entre uma aula e outra, e conversamos o que já havia acontecido.
O professor aplicou uma atividade de apreciação com as turmas do primeiro ano. Na aula anterior, ele haviam passado um vídeo chamado "o lápis cor da pele", e para apreciação usou músicas com a mesma temática, primeiro relembrando o vídeo e os personagens, e durante a apreciação eles pintaram "os personagens?" tendo essa preocupação com as cores, da pele, do cabelo, dos olhos...




Com as turmas do 5°a aula foi dívida em 3 momentos.


No primeiro momento, foi apresentado um vídeo com um rap sobre o bairro da Boca do Rio, do qual o professor já havia falado antes e ficou de levar, foi muito legal, pois as crianças reconheceram na letra várias ruas e lugares do bairro, além do vídeo ter imagens do Bairro na "década de 50?" e eles ficaram tentando identificar alguns lugares.

No segundo momento, o professor levou 3 poemas a respeito do racismo e do preconceito. Montou o microfone e as crianças liam o poema e depois a turma falava sobre ele.


No terceiro momento, foi feito um microfone aberto, a turma escolheu um poema e uma batida e tentavam musica-lo. Na primeira turma uns 5 tentaram, alguns queriam mas ficavam com vergonha, na segunda turma, uma aluna ficou a aula toda, aconteceu algo com ela e a turma e ninguém queria ficar perto dela, o que influenciou muito na aula, pois vários alunos queriam participar mas não foram segundo eles por causa dela, foi algo desconfortável para todos. Camila sabia parte do acontecido e ficou de me explicar.


No final da aula pedimos para que eles confeccionassem seus poemas.


Assim, achei a proposta trazida pelo professor muito interessante, é uma boa forma de trabalhar a métrica, a vergonha, e a criatividade dos estudantes.
E mais uma vez fiquei impressionada com os trabalhos no pátio, eles arrumaram tudo com as produções das turmas da professora de artes, com a temática afro-brasileira, a culminância com vários artigos de artes, tinham pinturas em telas, em tecido e em papel.

Acompanhem as fotos

FOTOS DA AULA 5º ANO




EXPOSIÇÃO DA DISCIPLINA DE ARTES





PRODUÇÃO DAS CRIANÇAS DO 1º ANO




Nenhum comentário:

Postar um comentário