Bolsista: Camila Maria Carvalho Santos
Data: 29 de março de 2019.
Escola: Colégio Estadual Bento Gonçalves
Turmas: 9º ano C, D e B.
Professor/ supervisor: André Chaves Santos (Sapoti)
A
volta triunfal
Então...
Aqui estamos nós de volta às atividades. Depois de um período de seleção para
um novo supervisor, posso afirmar sem medo que, valeu a pena cada segundo de
espera. Na tarde da sexta-feira de 29 de março fui conhecer nosso novo
supervisor, André, mais conhecido como Sapoti. Pense em um ser humano com uma
energia massa e responsável com seu ofício?!
Assistindo às aulas minha mente repetia o mantra: “Gratidão pela
oportunidade de estar aqui com essas pessoas. Com certeza já estou aprendendo
muito e mais certeza ainda de que está sendo uma jornada incrível.”
A
escola.
A
escola fica localizada no bairro Fazenda grande do Retiro, na rua principal. A
vizinhança me pareceu tranquila. A escola é cercada por um muro alto
completamente cheio de pinches velho rsrs... Mas o paraíso está além do véu (que
nesse caso é o muro). O espaço físico da instituição é bastante interessante,
diferente. A escola tem uma decoração bem colorida, o que deixa o espaço com
aquele aspecto mais aconchegante e interativo. Os funcionários me receberam muito bem, não
tenho o que dizer. Inclusive a escola tem bastantes funcionários, todos
comprometidos com o seu papel na instituição, o que torna o funcionamento bem
eficiente. Ainda não conheci a diretora
da escola, mas já sei do seu histórico de respeito. Claramente a diretora tem um controle de se
admirar na administração da escola. É tudo muito organizado. Só para ter uma
idéia, quando os alunos vão para a sala, tem que ser em fila. Ah! e lá não tem
essa de aluno no corredor no horário da aula, cada um na sua sala. Outra coisa
legal é sala dos professores, que ambiente! Tem tudo! Ar condicionado,
frigobar, microondas, armários, TV, sofá... Senti-me como professora da
instituição rsrsrs. Ainda tem muitas partes da escola pra conhecer, mas só o
que vi já me deixou encantada. Teve um detalhe que achei muito interessante.
Todos os alunos lá possuem uma carteira de identificação (parecendo uma
carteira de trabalho), que são recolhidas assim que eles entram na escola e só
são devolvidas no final da ultima aula. Se você acha que todo colégio estadual
é um caos, a instituição Bento Gonçalves ta aí para provar que existem pessoas
que acreditam na educação escolar e no poder que ela tem de transformação que
ela tem.
Os alunos.
Se
você acha que um colégio com um público adolescente é um caos, o colégio Bento
Gonçalves prova mais uma vez o poder do comprometimento e respeito pela
educação. Deu para perceber que os alunos respeitam todos os funcionários,
seguem as regras da escola. As aulas que assisti das turmas do 9º ano, todos os
alunos interagem com a aula, respeitam o professor, e o que é melhor... Gostam
das aulas de música! Percebi como cada turma é unida, não há problemas de
rivalidade ou coisa do tipo, entre eles. Tudo bem que é o primeiro dia que
assisti, mas qualquer pessoa com um mínimo de sensibilidade para observar as
coisas vai perceber isso. Acredito não estar errada ao chegar esta conclusão.
Gostei da galera, de verdade! Lembrei-me da minha fase no ensino fundamental e
médio heheheee... Nada mal!
André (Sapoti).
Um
ser humano comprometido com seu trabalho, boa energia e sabe muito bem
transmitir o vasto conhecimento que possui de forma dinâmica para os alunos.
Deu para perceber nitidamente, que todas as turmas gostam das aulas o que é
algo fantástico, porque Sapoti é novo na instituição, começou a lecionar na
escola este ano, 2019. Se está assim no início, imagine no decorrer da
jornada?! Tenho certeza que vou aprender muito com ele.Gratidão,
Sapoti.
As aulas.
As
turmas que assisto às aulas dia de sexta-feira, são todas do 9º ano. São três
turmas: 9º C,D e B, respectivamente. O conteúdo que estão sendo trabalhado nas
turmas é: A história da música popular brasileira. Desde a época do
“descobrimento” do Brasil aos tempos modernos. Na aula dessa sexta, especificamente,
foi uma revisão do que até então foi estudado. Seguindo a cronologia da
história da MPB, eles finalizaram o conteúdo sobre o Samba. Ainda vamos ter
acesso ao projeto de ensino e aos planos de aula, Sapoti já nos prometeu isso.
Conteúdo das aulas do dia 29 de
março de 2019.
9º
ano C.
1-Revisão
da aula anterior sobre o “descobrimento” do Brasil, exterminação da população
indígena, tráfico da população africana e escravidão.2-
Apreciação musical ativa: Utilizou uma música africana de raiz e os alunos
tiveram que analisar o ritmo, instrumentos utilizados, identificar a semelhança
com os ritmos populares do Brasil.3-
Histórias do Lundu, Maxixe, Choro, Frevo, Carnaval de Salvador e do Samba
(introdução).4-
Apreciação do vídeo de uma coreografia do Frevo.
9º
ano D.
1-Revisão
da história da MPB ( mesmo conteúdo da turma anterior)2-
Improvisação do Samba de roda com os alunos. Sem dança, somente o aspecto
rítmico (todos batendo palmas) e a improvisação pergunta e resposta, como
acontece nas rodas de Samba.3-
Apreciação e participação dos alunos na música de Jackson do Pandeiro, cujo
nome da canção é “Chiclete com banana”. A música foi tocada no violão e cantada
pelo professor.
9º
ano B.
1-A
história do Samba2-
Apreciação musical da música de Jackson do Pandeiro. ( A proposta foi igual a
da turma anterior).OBS: Essa turma tem somente uma
aula de música às sextas-feiras, por isso o conteúdo é pouco nesse dia.
Considerações finais.
Estou
confiante sobre esse ano letivo. A cabeça ficou que nem milho de pipoca,
estourando idéias rsrs... “Vamo que vamo” porque o momento é agora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário