sábado, 11 de maio de 2019

Reggae e estória!

Escola Municipal Parque São Cristóvão Professor João Fernandes da Cunha
Data: 23/04/2019
Professor/Supervisor: Gilson Meireles
Bolsista: Adriane Campos de Almeida
Turma: 1ª ano (A) , 4°ano (A )

Reggae e estória




Eu e Celi chegamos a escola  e o professor Gil estava na sala do 4° ano. Ele estava fazendo a correção de uma atividade feita na aula anterior. Depois disso, eu e Celi levamos uma parte da turma para a sala de música e uma outra parte ficou com Gil pois, ele queria conversar com eles, na sala ficaram: Lorena, Henry, Ítalo, Guilherme, Antônio e Sara Silva.

Quando chegamos na sala de música relembramos o reggae "a escola que sonhei para mim", uma composição coletiva da nossa turma de metodologia da Emus.

Depois disso, distribuimos um par de palitos coloridos para serem feitos de baqueta. Então, ensinamos a base do ximbal presente no reggae reggae, depois que todos aprenderam e tocaram juntos, começamos a dividir os grupos e colocar outros instrumentos, usamos garrafas pets para fazer o papel do bumbo, e outros instrumentos como pandeiro e chocalhos para fazerem variações do gênero. Nesse meio tempo, o professor Gil já havia voltado para sala com as outras crianças.

Quando cada grupo havia aprendido a sua parte começamos a tocar juntos e cantar. Daí brincamos com a intensidade, combinei alguns sinais com eles, um para forte, outro para fraca, e um para silêncio, e assim fomos desenvolvendo.

Tivemos a ideia e fazer um giro nos instrumentos para que todos tocassem tudo. Mas, começou a ficar complicado pois, as crianças queriam escolher o que tocar. Foi então, que o professor Gil deu a ideia de fazer uma roda, colocar o instrumento no chão e dar um passo para o lado, pegar o instrumento e tocar. Ele ficou no meio da roda, dando os comandos, tocar, parar, dar o passo para o lado e tocar de novo, quando todos já haviam tocado a aula já estava no final.

Levamos as crianças para sala e fomos pegar a turma do 1° ano. Pegamos a turma e levamos para a sala de música, cantamos as canções da chegada e o professor Gil nos passou a turma, para uma atividade que planejamos.

Criamos uma estória, que envolviam alguns animais e seus sons. Começamos o processos contando a estória, depois disso, conversamos sobre ela, fizemos uma lista de personagens e de sons que estavam presentes na estória. Depois, a cada personagem atribuímos um instrumento, cada aluno escolheu seu personagem e respectivamente seu instrumento. Recontamos a estória porém, dessa vez as crianças fizeram a sonorização, assim, toda vez que seu personagem surgia eles tocavam. Fiquei muito feliz com o resultado, as crianças ficaram muito atentas a hora da estória e adoram escolher o seu personagem, além de tocar um instrumento.

O resultado final foi incrível. A aula terminou e voltamos para sala, as crianças fizeram o lanche e esperaram a hora de sair. Nesse momento sempre conversamos com as crianças, observamos os pais chegando para buscá-las, inclusive, conhecemos a avó de Ian, ele mostrou vários vídeos dele falando e comendo, pois, na escola ele não faz nenhuma dessas duas coisas.

E essa foi a nossa terça, com reggae e estória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário