quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Errar! Por que não? É humano!!

Escola Xavier Marques

17-09-2014  

Por Edu Noli



A aula começou com musica de relaxamento para o 4º ano  seguiu com vocalize  e partiu para o  treinamento da musica pescaria de Caymmi  e articulou entre  cantar e executar a rítmica com copos  simultaneamente com o cantar, numa  levada  similar ao  ijexá conduzido   pela  bolsista  Cecília. Fluiu tranquilamente a aula.


 Já o 5º ano, ao fim da musica de relaxamento, a turma bateu palmas;  imaginei se algum desses alunos  haviam presenciado  algo similar  a uma  orquestra ao vivo .  a aula seguiu com o vocalize, alguns não  entonavam , acredito  que a não entonação de alguns  se  dá devido  a  atenção  que está conectada à inúmeras  coisas ao mesmo tempo como  o colega  ao lado  se tá  sentado ou de  pé, se tá  gritando  ou falando, em fim.


Ao mudarmos para  canção de Caymi poucos interagiram ;essa  turma  estava  muito dispersa  e  teimosa.  Mas, percebi em um dos alunos, Lucas, durante a pratica rítmica com copos, a  sua  falta  de interesse, ele não  conseguia acompanha a pulsação rítmica, foi então que sentei ao seu lado e insisti, de  forma  amigável,  a sua  participação  na  atividade e fui praticando    com  ele, durante a pratica me embaracei com o copo  e  enfatizei “Pera, eu errei! ” ele e outros  riram e  prosseguimos com  a pratica.  Acredito eu que, para os colegas não perceberem que ele estava com dificuldades na atividade ele optou por não  faze-la, mas  ao  ver  que  eu também  errei  no manejo com o copo ele passou  a  ver o erro  como  algo comum.  


3 comentários:

  1. Oi Eduardo, me perdoe a ignorância. Sei que és erudito, mas a aplicação do termo "a vocaliza", neste caso, está correto? me esclarece esta dúvida.. ok? rss.

    abç.
    http://www.fpepito.org/utils/conjugue.php?verbo=vocalizar

    ResponderExcluir