quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Você já foi à Bahia, nega? Não? Então vá!

Escola Municipal Xavier Marques, 18/09/2014
Por: Ludwig França


Hoje aconteceu o segundo ensaio do Coral infanto-juvenil no qual eu assumi completamente a liderança. As crianças chegam bastante agitadas. Com isso em mente, arrumei as cadeiras em duas filas semicirculares, para que eles já chegassem com a sala organizada. Entretanto, a agitação deles é logo seguida por uma resistência por parte de muitos em ficar de pé e fazer os exercícios de alongamento, que formam a primeira parte da dinâmica de ensaio. Tive realmente de esperar e convencer alguns ao simples ato de ficar de pé. No ensaio anterior, entretanto, já havia explicado para eles a razão de se fazer alongamento num ensaio de coral.


A segunda parte se constitui dos vocalizes. Os que eu utilizo geralmente vêm das minhas experiências anteriores com canto coral e aulas de canto. Tendo visto os resultados dos testes vocais que havia aplicado (como já relatado em postagens anteriores), confesso que esperava um pouco mais de avanço na questão da afinação dos vocalizes, apesar do resultado sonoro já ter sido melhor que os alcançados nos ensaios que aconteceram antes dos testes. Mas acredito que isso talvez mostre a necessidade de um trabalho gradual com essa questão, através de exercícios e de repertório. Ednaldo sugeriu e me indicou vocalizes mais "musicais" e que favorecem a locomoção, consequentemente evitando a dispersão dos coralistas durante o ensaio.

Comecei então a ensinar aos meninos uma primeira parte, em uníssono, da música "Você já foi à Bahia", de Caymmi, arranjada por mim para coro à duas vozes. A ideia é ensaiar de forma que os meninos utilizem a partitura, favorecendo um contato muito importante com a linguagem musical. Fiz primeiro apenas a leitura do ritmo, que é muito sincopado, e só depois incluí a melodia, utilizando o teclado e a voz como exemplo. No geral, acredito que os meninos apreenderam bem essa primeira parte e que o texto da música, que não é conhecida pela maioria deles e que é basicamente um convite às maravilhas que a Bahia tem, os atraiu.

Após o ensaio, Ednaldo trabalhou com o 1º ano leitura de gráficos não convencionais (quadradinhos) e algumas brincadeiras musicais. Numa delas, ele utilizou a canção "Senhor Coelho" e explorou a forma da música para organizar a brincadeira. Numa das partes, que é mais agitada, os coelhos (alunos) têm que saltitar passeando em volta das tocas (alunos em duplas). Na parte mais calma da música, já é noite e os coelhos têm que voltar pra suas tocas. Porém, sempre tem um coelho a mais... Ele sobra, mas logo depois é dia novamente e ele vai passear, tendo outra oportunidade de conseguir uma toca.

Um comentário:

  1. Olá Ludwig, você conseguiu informações sobre os corais que te falei? Que outras situações você observa na turma do 1º ano que poderiam ser comentadas?

    ResponderExcluir