quarta-feira, 29 de abril de 2015

“Os olhos coloridos do sarará miolo/crioulo”



Escola: Padre José de Anchieta
Data: 29/04/2015
Por Caíque Veloso

“Os olhos coloridos do sarará miolo/crioulo”

Olá Pibidianos, boa noite!
Hoje a nossa aula de música com a turma do 1ºano foi de muitas lembranças, pois lembramos a canção que a Marisa havia nos ensinado, em seguida lembramos a canção “Pé de nabo” (palavra cantada) que a pró Isabela tinha nos ensinado cuja turma irá cantar no dia dedicado ás mamães, “e elas que segurem a lagrima”, pois será emocionante.

Mas quem disse que não nos lembrávamos da canção das notas musicais que eu havia ensinado? Vamos lá! Todo mundo já sabe solfejar...
Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si...



Nesse momento eu toquei o violão e os alunos cantaram lindamente, porém, um aluno sugeriu que cantássemos mais devagar, pois já estávamos na “velocidade da luz”, e claro que atendemos ao seu pedido. Lembramos não só dessa canção como também a das notas musicais espalhadas pelo corpo, e vale ressaltar que na primeira também fizemos essa relação corpo/notas.  A professora tocou os cubos e ficamos de olhos fechados para brincar de agudo/grave da seguinte forma: quando ela tocava o cubo Dó grave, colocávamos a mão no pé, e para o cubo Dó agudo, a mão na cabeça. Foi muito divertida essa brincadeira, pois é brincando que a gente aprende também e os educandos adoraram. Uma aluna pediu para a gente cantar de novo a canção “Meu limão, meu limoeiro’ que eu havia ensinado a na aula do dia 15/04 a turma, então, eu sugeri que ficássemos de pé para fazermos alguns movimentos exercitando a lateralidade, pulsação, forma, intensidade, timbres (palmas, pés no chão, palmadas, estalos, peito), foi muito legal, pois todos participaram ativamente. Os educandos dessa turma são bastante participativos e chegam para assistir a aula com vontade de aprender, fazer as notas musicais, cantar, e isso tudo isso reflete no bom funcionamento da aula, garantindo uma aprendizagem significativa  e resultando em excelentes trabalhos para a nossa sexta cultural ou qualquer outro evento da escola. 

Chegamos ao 5º ano e essa turma nos recebe muito bem, e eu já cheguei perguntando quem se lembrava da canção do Gil que aprendemos na aula passada e todos foram logo puxando “Sara, sara, sara, sarará”, e cantamos todinha. Fiquei muito feliz em ver que todos se lembraram da canção “Sarará miolo”, tanto nessa turma quanto na do 4º ano, também depois de tantas discussões na aula passada em ambas as turmas, falando sobre raça, tipos de cabelo, cor, além disso, trata-se de uma canção que retrata muito o discurso no cotidiano deles e, de certa forma, ficaria difícil de esquecer, pois tentamos justamente estabelecer uma conexão para que as informações não ficassem soltas, assim, tentamos contextualizar não só o todo, mas sim as partes no todo.

E hoje trouxemos “Olhos coloridos”, mais uma canção que também faz parte desse universo de descrição da raça negra, afirmação e aceitação da cor, identidade, cabelo, etnia, isto é, da própria cultura e etc. Todos aprenderam a letra e os alunos até montaram uma coreografia para que não ficássemos só cantando, e até quem não sabia dançar aprendeu ali com as meninas e os meninos que nos deu uma aula, é claro que, não foi a turma toda lá para frente tentar criar os passos, mas o número de alunos que foi, já deu para mostrar aos outros e instigá-los a sair de suas cadeiras e soltar o corpo ao som de Sandra de Sá, e confesso que foi maravilhoso esse momento. 





No 4º ano fizemos a mesma coisa, a diferença é que ao invés de os alunos criarem os passos, nós já levamos a ideia da turma do 5º ano e todos ficaram em seus lugares, mas de pé fazendo os passos com a estagiária Lorena, Rodrigo (bolsista) no violão, e eu no pandeiro mexendo a cabeça para o lado e para o outro estilo Michael Jackson. 

Os educandos foram muito participativos nas atividades, aprenderam rapidamente a letra, no momento da criação se entregaram de corpo e alma, se comportaram bem e foi uma delícia todo o processo.




4 comentários:

  1. ótimo relato e bem detalhado Caique! os cubos a que se refere são Tubos sonoros! Boomwakers!

    ResponderExcluir
  2. Esse time está massa!! Parabéns, Isabela, por articular tão bem as qualidades de cada um.

    ResponderExcluir
  3. Caíque, seus relatos estão tão ricos que podem virar um artigo para a Revista da ABEM: Música na Educação Básica. O enfoque é em atividades práticas e com um bom embasamento teórico. Acho que vocês tem todos esses elementos para submeter um artigo excelente. Pensem com carinho na proposta.

    ResponderExcluir