quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Primeiro dia na escola

Em fim cheguei. Ufa! Depois de tanto tempo esperando chegou o meu primeiro dia na escola Alan Kardec.
  No dia 05/09/2016 conheci essa escola, onde vou auxiliar o professor Antônio Mardson durante esse ano. O mesmo me apresentou a escola, e a todos os funcionários, informando a todos sobre os auxiliares que irão trabalhar com ele em sala de aula.
  Quando entramos em sala de aula o barulho era muito, e foi necessário alguns minutos para acalmar os alunos. Logo após, o professor também informou a turma que ele participava do programa PIBID. Me apresentei para a turma do 6¤ ano e expliquei como funcionava o PIBID, e que estaríamos desenvolvendo um projeto que eles também fazem parte e seria necessário a participação deles.
  Ele começou a aula fazendo alguns vocalizes com os alunos, já iniciando a preparação para o ensaio geral que aconteceu logo após. No ensaio os alunos cantaram a música Siyahamba e shosholoza.
 Depois o professor revisou o assunto de teoria musical, dos valores das figuras musicais, e também fez solfejos rítmicos, onde os alunos mostraram que estão aprendendo e dominando o assunto. Pude perceber pela desenvoltura dos mesmo na atividade, e por que foi realizado um ditado rítmico após a revisão e e a maioria dos alunos acertaram qual foi a numeração do solfejo. Ilustrado na figura abaixo: 

 O professor passou um exercício com ditado onde dividiu a turma em duas partes onde o grupo 1 batia palma com as mãos fechadas em formato de concha e o grupo 2 batia palmas com as mãos aberta. 


Durante a aula alguns alunos estavam brincando e atrapalhando o professor, e ele foi até a frente e sinalizou o mapa de sala que tem do lado do quadro para evitar justamente conversas na sala de aula.
Para fechar a aula o professor mostrou um pouco sobre o método do passo para os alunos e eles gostaram. Obs: Ele utilizou o mesmo exercício das mãos abertas e fechadas para desenvolver a atividade com o passo.
Isso aconteceu nas duas turmas do 6¤ ano onde estou auxiliando, mas foi notório que a segunda turma que ele deu a aula os meninos eram mais afinados e atentos a aula.
 No último horário o professor voltou para a primeira turma do 6¤ ano e passou um vídeo do grupo barbatuques -baianá, no começo alguns zombavam falando que era macumba, mas depois acabaram gostando do vídeo. Perto da hora de bater o sinal os alunos estavam pedindo ao professor pra fazer a chuva, fiquei me perguntando o que será que seria isso. Kkk... Ele chamou a turma para frente organizou os alunos para fazer a chuva com eles. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário