Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 1º ano B e D.
Horário: Terça-feiras à tarde
Data: 04 de abril de 2017
PLANO DE AULA
ROTEIRO:
1. Atividade de
interpretação (Sons, sentimentos e efeitos )
v CONTEÚDOS
§ Silencio
§ Pulso e ritmo
§ Concentração
§ Movimento do som
§ Sentimento
v OBJETIVOS
§ Compreender o valor do silêncio
§ Trabalhar concentração
§ Trabalhar atenção
§ Desenvolver a sensibilidade
§ Despertar o improviso
v METODOLOGIA
Roteiro, 1º Ano B e D.
ü 1º Momento – Atividade de interpretação (Sons, sentimentos e
efeitos )
A ) 1.Forte 2.Fraco 3.Grave
4.Agudo
B) 1.Medo 2.Pânico
3.Alegria 4.Tristeza
C) 1.Sobe e para 2.Ondas
3.Soa e para 4.Desce e para 5.Sobe para desce para
Três séries de palavras são
escritas no quadro(Intensidade, sentimentos e efeitos), cada equipe entra em um
sorteio
para saber qual série e
qual número vai interpretar, a partir da interpretação, a equipe será pontuada e
no fim do jogo
a equepe que possuir maior
numero de pontos é a vencedora.
v AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e
interesse e o respeito com os colegas e professores.
v MATERIAIS UTILIZADOS
· Quadro
· Piloto
v RELATO DA AULA
No primeiro ano
d, dessa vez a aula começou com a conhecida canção: "Pela estrada fora vai
um trem", mantendo a sequencia vieram a canção do silêncio e a escala de
dó maior. A diferença é que nesse dia o professor Ednaldo convocou todos os
alunos em grupos de 4 por vez, a levantar avaliou cada um como iam suas
respectivas afinações.
Em seguida o professor Ednaldo aplicou uma aula de
ritmo com figuras geométricas, era perceptível como a turma já dominavam o
significado daquelas figuras, em dado momento apenas um aluno fez som onde
deveria soar o silencio, toda turma então gargalhou. Um sinal de que todos
alí, inclusive ele já tinham envolvidos o suficiente pra identificar o quão bobo
foi aquele erro. Continuando com ritmo, agora de maneira mais prática. O
professor Ednaldo passou a ensina-los a famosa dinâmica dos copos.
Infelizmente ficou curto o tempo para aplicar a
atividade de interpretação, mas consegui introduzir o assunto e prepara-los para
uma próxima aula.
Com o primeiro ano b, começamos com uma apreciação
musical, ouvimos a música Aquática de Hendel. Logo em seguida com o mesmo
processo do primeiro ano d o professor Ednaldo ouviu todo solfejarem a escala
de dó maior, um por um para avalia-los, Continuamos com as canções, "Pela
estrada fora vai o trem" e a canção do silencio.
Em seguida assumi a turma aplicando a atividade de
interpretação, dividi em 3 grupo, rapidamente eles intenderam a dinâmica da
atividade e todos se integraram ao decorrer dos sorteios. Do meio pro fim
aquela atividade mais parecia uma brincadeira e todos se uniram em apenas um
grupo e executarão as intenções ao meu comando. Por fim treinamos a música de
Luiz Gonzaga, "Olha pro céu meu amor".
Nenhum comentário:
Postar um comentário