segunda-feira, 17 de abril de 2017

04 de abril de 2017


Escola: Municipal Dr.
ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 1º ano B e D.
Horário: Terça-feiras à tarde
Data: 04 de abril de 2017


PLANO DE AULA



ROTEIRO: 

1.      Atividade de interpretação (Sons, sentimentos e efeitos )

v  CONTEÚDOS
§   Silencio
§  Pulso e ritmo
§  Concentração
§  Movimento do som  
§ Sentimento

v  OBJETIVOS
§  Compreender o valor do silêncio
§  Trabalhar concentração
§  Trabalhar atenção
§  Desenvolver a sensibilidade
§  Despertar o improviso  


v  METODOLOGIA 
Roteiro, 1º Ano B e D.  
ü  1º Momento – Atividade de interpretação (Sons, sentimentos e efeitos )


A ) 1.Forte 2.Fraco 3.Grave 4.Agudo
B) 1.Medo 2.Pânico 3.Alegria 4.Tristeza
C) 1.Sobe e para 2.Ondas 3.Soa e para 4.Desce e para 5.Sobe para desce para

Três séries de palavras são escritas no quadro(Intensidade, sentimentos e efeitos), cada equipe entra em um sorteio
para saber qual série e qual número vai interpretar, a partir da interpretação, a equipe será pontuada e no fim do jogo
a equepe que possuir maior numero de pontos é a vencedora.
v  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.

v  MATERIAIS UTILIZADOS

·         Quadro
·         Piloto

v RELATO DA AULA
 No primeiro ano d, dessa vez a aula começou com a conhecida canção: "Pela estrada fora vai um trem", mantendo a sequencia vieram a canção do silêncio e a escala de dó maior. A diferença é que nesse dia o professor Ednaldo convocou todos os alunos em grupos de 4 por vez, a levantar avaliou cada um como iam suas respectivas afinações.
Em seguida o professor Ednaldo aplicou uma aula de ritmo com figuras geométricas, era perceptível como a turma já dominavam o significado daquelas figuras, em dado momento apenas um aluno fez som onde deveria soar o silencio, toda turma então gargalhou. Um sinal de que todos alí, inclusive ele já tinham envolvidos o suficiente pra identificar o quão bobo foi aquele erro. Continuando com ritmo, agora de maneira mais prática. O professor Ednaldo passou a ensina-los a famosa dinâmica dos copos.
Infelizmente ficou curto o tempo para aplicar a atividade de interpretação, mas consegui introduzir o assunto e prepara-los para uma próxima aula.
Com o primeiro ano b, começamos com uma apreciação musical, ouvimos a música Aquática de Hendel. Logo em seguida com o mesmo processo do primeiro ano d o professor Ednaldo ouviu todo solfejarem a escala de dó maior, um por um para avalia-los, Continuamos com as canções, "Pela estrada fora vai o trem" e a canção do silencio.

Em seguida assumi a turma aplicando a atividade de interpretação, dividi em 3 grupo, rapidamente eles intenderam a dinâmica da atividade e todos se integraram ao decorrer dos sorteios. Do meio pro fim aquela atividade mais parecia uma brincadeira e todos se uniram em apenas um grupo e executarão as intenções ao meu comando. Por fim treinamos a música de Luiz Gonzaga, "Olha pro céu meu amor". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário