terça-feira, 25 de abril de 2017

18 de Abril de 2017

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 1° ano A
Horário: Terça -feiras pela manhã
Data: 18 de Abril de 2017

Reposição das aulas dos dias 07 e 21 de fevereiro de 2017


Ø ROTEIRO:

1 - Apreciação musical

2 - Vocalizes

3 - Aquecimento vocal e corporal

4 - Dinâmica corporal

5 - Xote ecológico - Luiz Gonzaga


Ø CONTEÚDOS:

1 - Dinâmicas  

2  - Vocalizes do grupo palavra cantada



Ø OBJETIVOS:

1.       Aprender as canções que serão usadas no semestre;

2.       Treinar a altura das notas;

3.       Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade musical;

4.       Trabalhar em conjunto com os colegas;



Ø METODOLOGIA:

1 - Momento - Apreciação musical, momento que geralmente da inicio as aulas. A canção sempre vem de um áudio ou vídeo escolhido pelo professor;

2 -  Momento : Vocalizes. Trabalhamos os vocalizes com o objetivo de desenvolver ritmo, afinação, ouvido interno e externo das crianças. Desta vez usamos um vocalize do grupo "Palavra cantada",  chamado " Bolinhas de sabão" bastante interessante, explorando todos tipos de sons produzidos pela acústica da boca, sem a voz.

3 - Momento: Para o aquecimento vocal e corporal, fizemos algumas dinâmicas como: " O lêlê iria" , " Iapô iaia ê ê ô " e borandá? Nas dinâmicas  " O lêlê iria" e  " Iapô iaia ê ê ô ", nos dispusemos em circulo com toda turma, elas são atividades que exploram bastante os movimentos corporais então deixa turma completamente acessa e disposta. Já na atividade "borandá" apesar da movimentação em toda sala, seu foco é maior no movimento dos sons que as crianças solfejam.

4 - Momento: Na dinâmica corporal, usamos um velho conhecido, o jogo, "passo 4/4". Primeiro se divide o grupo em dois os colocam de frente e se ensina muitos passos dentro da métrica, ao perceber um certo domínio da turma com os movimentos, arriscamos reproduzir uma canção para que possamos dançar com os passos ensaiados de maneira perfeita com seu ritmo.

5 - Momento: Estamos ensaiando as canções para o mês de junho, decidimos trabalhar somente canções de Luiz Gonzaga

Ø   AVALIAÇÃO:

·                     Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.



Ø   FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

v Pedagogia Musical Willems – Livro de Carmem Mettig Rocha;


v Música na Sala de Aula de Educação Básica – Maura Penna;


Ø MATERIAIS UTILIZADOS

·          Som
·          Computador


Ø RELATO DA AULA;


Nessa reposição pude conhecer uma nova turma de pequeninos, incrível como a resistência deles para com a rotina musical é quase zero. Diferente de algumas turmas maiores que não estavam habituadas, eles desde já, vem criando hábito com a rotina de cantigas, jogos, teorias e todo um mundo voltado pra música. No vocalize "bolinha de sabão" eles se demonstraram muito criativos e atentos quanto a reprodução de sons com a boca. Reproduziram bem e ainda sugeriram outras opções além das apresentadas pelo vídeo do grupo "Palavra cantada. Apesar da correria e bagunça o que é normal em uma atividade que se CORRE em sala, em todas as dinâmicas de aquecimento corporal e vocal, gostei bastante da disposição da turma, todos atentos aos movimentos novos e sempre cantando sem deixar a brincadeira "morrer". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário