terça-feira, 25 de abril de 2017

Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo Vilaça

Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo Vilaça
Turma: 1º, 3º e 5º anos.
Horário: Segundas-feiras à tarde
Data: 24 de Abril de 2017
Bolsista: Gleidiane Macedo
Professor/Supervisor: Ednaldo Rodrigues

 RELATO DA AULA

5º Ano B

·         A aula no quinto ano começou com uma apreciação musical.
Dessa vez foi escolhido pelo professor um vídeo de uma menina se apresentando em um reality show (The Voice Brasil Kids). A garota cantou a música Águas de Maços de Tom Jobim.
·         O professor já começou a com as crianças sobre o festival de música desse ano. O professor pediu que cada um, que queira participar, já escolha uma música e comece a ensaiar para apresentar aos seus colegas na sala e começas a ensaiar e se preparar para o festival.
-Assim como no ano passado temos muitas crianças talentosas, acredito que o festival desse ano será melhor que o do ano passado.
·         Hoje fizemos um vocalize novo. (Segue a letra)

Samba Amaxixado
Baião de ovo virado
Bom mesmo é este Rock inRoll’lado

·         Cantamos as notas músicas, mas dessa vez foi pedido que as crianças prestassem bem atenção nas alturas das notas.
-Às vezes as crianças vão cantando as notas, mas não mudam as alturas, só o nome da nota. Acho muito importante pedi que elas catem prestando atenção na altura para trabalhar a percepção.
·         Ensaiamos a música Xote das meninas de Luiz Gonzaga.

·         Campeonato de Solfejo Rítmico. O professor dividiu a sala em quatro grupos, e com a ajuda de cada criança, que dizia o valor musical (só foi trabalhado semibreve, mínima, semínima e suas respectivas pausas) ele foi criando sequencias de solfejos no quadro. Depois cada equipe deve que cantar o solfejo que criou e depois o solfejo que os outros colegas tinha criado. Eles começam o campeonato, cada equipe com 80 pontos, e vai perdendo pondo por cada erro e cada mal comportamento durante a atividade. Por fim são somados s pontos e ver qual equipe ganhou.
-Acho totalmente valido esse tipo de campeonato, além de despertar o espirito de competição saldável nas crianças desperta também o companheirismo e podemos ver o aprendizado das crianças nos conteúdos dado.
·         Por fim, para concluir a aula, o professor fez um ditado ritmo. Foi bem rápido, na verdade só um compasso pois a aula já iria terminar, mas pude observar alguns cadernos e eles estão indo muito bem.



3ºANO E

O início da aula do terceiro ano foi semelhante a aula do quinto ano.
A apreciação musical e o vocalize foram os mesmos.  
·         A atividade feita com eles foi toda baseada em reconhecer a velocidade da música.
Atividades de sensibilidade.
A intenção da atividade é que as crianças fiquem familiarizada com a pulsação da música, e com isso possa fazer repetições de movimentos baseado nessa pulsação.
Primeiro começamos simples, só com palmas. Depois eles tinham que passar objetos um para o outro no tempo da música. E por último, com o auxílio do bambolê eles tinha que fazer movimentos sincronizados, pulando dentro e fora do bambolê no rítmico das músicas que eram colocadas.
·         Para atividade no caderno o professor passou para as crianças uma atividade onde eles teriam que anotar palavras que comecem com as silabas das notas musicais, para cada nota eles tinham que encontrar cinco palavras.
-Acredito que um dos grandes problemas com essa aula no terceiro ano é que os alunos são muito inquietos. Antes da aula de música eles tem dois horários de aula de Educação Física, e logo nos primeiros minutos da aula de música eles tem que sair para a merenda. Então eles ficam muito agitados e isso prejudica um pouco na concentração deles.

1º Ano B

- O primeiro ano B foi me dado como presente pelo professor Ednaldo para que eu possa aplicar os meus planos de aula.
Ainda me sinto muito insegura, mas o professor Ednaldo tem me ajudado muito e a partir da semana que vem estarei aplicando os meus planos de aula nessa turma.

·         Fiquei responsável pela apreciação musical, então apresentamos a eles um vídeo de Luís Gonzaga tocando um forró com o seu quarteto.
Levamos as crianças a entenderem quais os instrumentos característicos do forró e tivemos uma divertida conversa sobre o São João.
- Eu escolhi esse tipo de vídeo pois estamos trabalhando dois forrós de Luiz Gonzaga com essa turma e acho importante que além de cantar as músicas eles conheçam todo o universo do forró, principalmente o pé de serra, e um pouco da história do Luiz Gonzaga, que vou tentar trazer mais nas próximas aulas.



“A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, Professor de Música Renato Cardoso Bass

Nenhum comentário:

Postar um comentário