Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo
Vilaça
Escola: Municipal Dr. ª Mª. Do Carmo Vilaça
Turma: 1º, 3º e 5º anos.
Horário: Segundas-feiras à tarde
Data: 24 de Abril de 2017
Bolsista: Gleidiane Macedo
Professor/Supervisor: Ednaldo Rodrigues
RELATO
DA AULA
5º Ano B
·
A aula no quinto ano começou com uma apreciação musical.
Dessa vez foi escolhido pelo professor um vídeo de uma
menina se apresentando em um reality show (The Voice Brasil Kids). A garota
cantou a música Águas de Maços de Tom Jobim.
·
O professor já começou a com as crianças sobre o
festival de música desse ano. O professor pediu que cada um, que queira
participar, já escolha uma música e comece a ensaiar para apresentar aos seus
colegas na sala e começas a ensaiar e se preparar para o festival.
-Assim como no ano passado temos muitas crianças talentosas,
acredito que o festival desse ano será melhor que o do ano passado.
Samba Amaxixado
Baião de ovo
virado
Bom mesmo é este
Rock inRoll’lado
·
Cantamos as notas músicas, mas dessa vez foi
pedido que as crianças prestassem bem atenção nas alturas das notas.
-Às vezes as crianças vão cantando as notas, mas não
mudam as alturas, só o nome da nota. Acho muito importante pedi que elas catem
prestando atenção na altura para trabalhar a percepção.
·
Ensaiamos a música Xote das meninas de Luiz
Gonzaga.
·
Campeonato de Solfejo Rítmico. O professor
dividiu a sala em quatro grupos, e com a ajuda de cada criança, que dizia o
valor musical (só foi trabalhado semibreve, mínima, semínima e suas respectivas
pausas) ele foi criando sequencias de solfejos no quadro. Depois cada equipe
deve que cantar o solfejo que criou e depois o solfejo que os outros colegas
tinha criado. Eles começam o campeonato, cada equipe com 80 pontos, e vai
perdendo pondo por cada erro e cada mal comportamento durante a atividade. Por
fim são somados s pontos e ver qual equipe ganhou.
-Acho totalmente valido esse tipo de campeonato, além de
despertar o espirito de competição saldável nas crianças desperta também o companheirismo
e podemos ver o aprendizado das crianças nos conteúdos dado.
·
Por fim, para concluir a aula, o professor fez
um ditado ritmo. Foi bem rápido, na verdade só um compasso pois a aula já iria
terminar, mas pude observar alguns cadernos e eles estão indo muito bem.
3ºANO E
O início da aula do terceiro ano foi semelhante a aula do
quinto ano.
A apreciação musical e o vocalize foram os mesmos.
·
A atividade feita com eles foi toda baseada em
reconhecer a velocidade da música.
Atividades de sensibilidade.
A intenção da atividade é que
as crianças fiquem familiarizada com a pulsação da música, e com isso possa
fazer repetições de movimentos baseado nessa pulsação.
Primeiro começamos simples,
só com palmas. Depois eles tinham que passar objetos um para o outro no tempo
da música. E por último, com o auxílio do bambolê eles tinha que fazer
movimentos sincronizados, pulando dentro e fora do bambolê no rítmico das
músicas que eram colocadas.
·
Para atividade no caderno o professor passou
para as crianças uma atividade onde eles teriam que anotar palavras que comecem
com as silabas das notas musicais, para cada nota eles tinham que encontrar
cinco palavras.
-Acredito que um dos grandes problemas com essa aula no
terceiro ano é que os alunos são muito inquietos. Antes da aula de música eles
tem dois horários de aula de Educação Física, e logo nos primeiros minutos da
aula de música eles tem que sair para a merenda. Então eles ficam muito
agitados e isso prejudica um pouco na concentração deles.
1º Ano B
- O primeiro ano B foi me dado como presente pelo
professor Ednaldo para que eu possa aplicar os meus planos de aula.
Ainda me sinto muito insegura, mas o professor Ednaldo
tem me ajudado muito e a partir da semana que vem estarei aplicando os meus
planos de aula nessa turma.
·
Fiquei responsável pela apreciação musical,
então apresentamos a eles um vídeo de Luís Gonzaga tocando um forró com o seu
quarteto.
Levamos as crianças a
entenderem quais os instrumentos característicos do forró e tivemos uma
divertida conversa sobre o São João.
- Eu escolhi esse tipo de vídeo pois estamos trabalhando
dois forrós de Luiz Gonzaga com essa turma e acho importante que além de cantar
as músicas eles conheçam todo o universo do forró, principalmente o pé de
serra, e um pouco da história do Luiz Gonzaga, que vou tentar trazer mais nas próximas
aulas.
“A musicalização para crianças favorece o
desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer
de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao
próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de
movimentação”, Professor de Música Renato Cardoso Bass
Nenhum comentário:
Postar um comentário