segunda-feira, 24 de abril de 2017

Conhecendo minhas novas turmas !


Escola Municipal Dr ª Maria do Carmo Vilaça
Data - 20 de abril de 2017
Turno : Matutino 
Turmas : 3 º B e 5 º A;
Coordenadora :  Mara Menezes
Supervisor : Ednaldo Rodrigues
Bolsista : Raíssa Pessoa Silva

A verdadeira amizade pode basear-se somente na união de modos de ser semelhantes. "
Ludwig van Beethoven
Reposição da aula do dia 02 de Março 

Ø ROTEIRO:

1 - Apreciação musical

2 - Reflexão sobre o vídeo

3 - Vocalizes

4 - Aquecimento corporal

5 - Ditados rítmicos

6 - Escolha da música do semestre

Ø CONTEÚDOS:

1 -  Vídeo da orquestra regida pelo maestro André Rieu 

2  - Vocalizes do grupo palavra cantada

3 - Exercícios de pulsação rítmica e ficção 
 
4 - Exercício com leitura relativa figuras de som e pausa da semínima


Ø OBJETIVOS:

1.       Aprender as canções que serão usadas no semestre;

2.       Ter noção de pulsação rítmica;

3.       Treinar a altura das notas;

4.       Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade musical;

5.       Trabalhar em conjunto com os colegas;

6.       Trabalhar leitura relativa 


Ø METODOLOGIA:

1 - Momento - Apreciação musical, momento em que os alunos se concentram para a aula de música e apreciação um vídeo escolhido pelo professor;

2 - Momento - É levantado questionamentos em relação ao vídeo como: em quantas partes a música é dividida? Quais as semelhanças e as diferenças? Tem coro? Tem solistas ? Quais instrumentos tinham na orquestra ? 

3 -  Momento : Vocalizes são feitos com o intuito de trabalhar afinação e sons que podem ser produzidos pela boca. Usamos um muito legal chamado Bolinhas de sabão do grupo palavra cantada 

4 - Momento: Para o aquecimento corporal, fizemos algumas dinâmicas como: " O lêlê iria"e borandá? 

5 - Momento:  Colocamos quadrados no quadro somente em branco, e o professor irar solfejar uma silaba em alguns desses quadrados. Os quadrados que o professor cantar a silaba serão marcados pelos alunos, com o auxílio de uma pulsação rítmica feita pelo professor com estalos, palmas ou batida na mesa.

6 - Momento: Estamos ensaiando as canções para o mês de junho, decidimos trabalhar somente canções de Luiz Gonzaga e a turma do 5 º ano escolheu a música " Que nem giló "

Ø   AVALIAÇÃO:
  •  A avaliação será feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.


Ø   JUSTIFICATIVA:
  •  É de suma importância o trabalho feito voltado para o melhoramento da percepção tanto auditiva como motora, são exercícios feitos que estimulam o trabalho em grupo e o avanço gradativo. Além da construção de ideias e respeito a opinião do semelhante através das reflexões feitas dentro de sala de aula.


Ø   FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

v Pedagogia Musical Willems – Livro de Carmem Mettig Rocha;

v 100 Jogos Musicais – Marío José Ferreira Pinto;


v Música na Sala de Aula de Educação Básica – Maura Penna;


Ø MATERIAIS UTILIZADOS

·          Som
·          Computador


Ø RELATO DA AULA;

Devido a chuva acabei chegando um pouco atrasada na aula e quando entrei tivemos que colocar todos de um lado da sala, pois o outro lado estava com água no chão divido a  chuva e infiltração que a sala possui, para que não acontecesse nenhuma acidente decidimos tomar essa atitude. Quando foi feito o ditado rítmico com figuras de semínima houve um questionamento da sala se existiam outras figuras e ai o professor aproveitou o momento de curiosidade da turma e expôs no quadro as outras figuras para conhecimento e eles anotaram no caderno. No momento de AC, algumas professoras de outras matérias que se encontravam na sala, fizeram algumas perguntas sobre como era a faculdade de música, e surpreendentemente ficaram ao saber que havia cursos específicos para ser instrumentista, professor, regente, compositor e cantor. Mostrei meu fluxograma a elas e viram quantas matérias tenho que pegar para concluir minha formação e ao mesmo tempo mostrei que não temos tantas aulas práticas assim, mas muita teoria necessária não somente para minha formação como músico mas também como professor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário