Escola Municipal Dr ª Maria do Carmo Vilaça
Data - 20 de abril de 2017
Turno : Matutino
Turmas : 3 º B e 5 º A;
Coordenadora : Mara Menezes
Supervisor : Ednaldo Rodrigues
Bolsista : Raíssa Pessoa Silva
" A verdadeira amizade pode basear-se somente na união de modos de ser semelhantes. "
Ludwig van BeethovenReposição da aula do dia 02 de Março
Ø ROTEIRO:
1 - Apreciação musical
2 - Reflexão sobre o vídeo
3 - Vocalizes
4 - Aquecimento corporal
5 - Ditados rítmicos
6 - Escolha da música do semestre
Ø CONTEÚDOS:
1 - Vídeo da orquestra regida pelo maestro André Rieu
2 - Vocalizes do grupo palavra cantada
3 - Exercícios de pulsação rítmica e ficção
4 - Exercício com leitura relativa figuras de som e pausa da semínima
Ø OBJETIVOS:
1. Aprender as canções que serão usadas no semestre;
2. Ter noção de pulsação rítmica;
3. Treinar a altura das notas;
4. Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade musical;
5. Trabalhar em conjunto com os colegas;
6. Trabalhar leitura relativa
Ø METODOLOGIA:
1 - Momento - Apreciação musical, momento em que os alunos se concentram para a aula de música e apreciação um vídeo escolhido pelo professor;
2 - Momento - É levantado questionamentos em relação ao vídeo como: em quantas partes a música é dividida? Quais as semelhanças e as diferenças? Tem coro? Tem solistas ? Quais instrumentos tinham na orquestra ?
3 - Momento : Vocalizes são feitos com o intuito de trabalhar afinação e sons que podem ser produzidos pela boca. Usamos um muito legal chamado Bolinhas de sabão do grupo palavra cantada
4 - Momento: Para o aquecimento corporal, fizemos algumas dinâmicas como: " O lêlê iria"e borandá?
5 - Momento: Colocamos quadrados no quadro somente em branco, e o professor irar solfejar uma silaba em alguns desses quadrados. Os quadrados que o professor cantar a silaba serão marcados pelos alunos, com o auxílio de uma pulsação rítmica feita pelo professor com estalos, palmas ou batida na mesa.
6 - Momento: Estamos ensaiando as canções para o mês de junho, decidimos trabalhar somente canções de Luiz Gonzaga e a turma do 5 º ano escolheu a música " Que nem giló "
Ø AVALIAÇÃO:
- A avaliação será feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.
Ø JUSTIFICATIVA:
- É de suma importância o trabalho feito voltado para o melhoramento da percepção tanto auditiva como motora, são exercícios feitos que estimulam o trabalho em grupo e o avanço gradativo. Além da construção de ideias e respeito a opinião do semelhante através das reflexões feitas dentro de sala de aula.
Ø FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
v Pedagogia Musical Willems – Livro de Carmem Mettig Rocha;
v 100 Jogos Musicais – Marío José Ferreira Pinto;
v Música na Sala de Aula de Educação Básica – Maura Penna;
Ø MATERIAIS UTILIZADOS
· Som
· Computador
Ø RELATO DA AULA;
Devido a chuva acabei chegando um pouco atrasada na aula e quando entrei tivemos que colocar todos de um lado da sala, pois o outro lado estava com água no chão divido a chuva e infiltração que a sala possui, para que não acontecesse nenhuma acidente decidimos tomar essa atitude. Quando foi feito o ditado rítmico com figuras de semínima houve um questionamento da sala se existiam outras figuras e ai o professor aproveitou o momento de curiosidade da turma e expôs no quadro as outras figuras para conhecimento e eles anotaram no caderno. No momento de AC, algumas professoras de outras matérias que se encontravam na sala, fizeram algumas perguntas sobre como era a faculdade de música, e surpreendentemente ficaram ao saber que havia cursos específicos para ser instrumentista, professor, regente, compositor e cantor. Mostrei meu fluxograma a elas e viram quantas matérias tenho que pegar para concluir minha formação e ao mesmo tempo mostrei que não temos tantas aulas práticas assim, mas muita teoria necessária não somente para minha formação como músico mas também como professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário