domingo, 23 de abril de 2017

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Horário: Quartas-feiras à tarde
Data: 19 de Abril de 2017
Bolsista: Sindney Borges
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes


PLANO DE AULA VII



ROTEIRO: 

1.      Canção de Chegada (Boa tarde!)
2.      Aquecimentos e alongamentos Vocal e Corporal
3.      Canção “Era um dia de manhã”
4.      Estudo de pulsação com a canção:
·         Canção Zum Zum Zum (Para o dia do Índio)
5.      Estudo das propriedades do som: ALTURA
6.      Apreciação musical: Patrulha Canina
7.      Arranjos sonoros: canção SAMBE LÊ LÊ

v  CONTEÚDOS

§  Solfejos rítmicos
§  Duração
§  P ulso e rítmo
§  Análise apreciativa 



v  OBJETIVOS

§  Aprender as canções do semestre
§  Compreender a altura dos sons (graves e agudos)
§  Executar pulsações com diferentes ritmos
§  Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade.


v  METODOLOGIA 

Roteiro, 2º Ano B.  


ü  1º Momento – Canção de Chegada

Executar ao som do violão ou teclado a canção de chegada, explicando para os alunos a dinâmica de interação, para que eles comecem a aula ativos.

ü  2º Momento - Alongamento
Pedir para as crianças ficarem de pé e realizarem um pequeno alongamento. Alongando a parte superior dos membros. A sugestão é fazerem se imaginar pegando as estrelas do céu, alindando os braços, os punhos, o pescoço e as costelas.
ü  3º Momento – Canção Era um dia de manhã!

Esse é um momento de descontração que acaba por aquecer a voz e despertar as crianças também. A canção será repetida três vezes e cada vez com uma dinâmica diferente. Primeiro eu canto e eles repetem o refrão, na segunda vez eles respondem com palmas e na terceira vez eles respondendo com a sílaba Zi (zizizi, …).

ü  4º Momento – Solfejo Ritmico
A atividade com a canção Zum Zum Zum está voltada para o estudo da pulsação, mas também como uma atividade em comemoração ao dia do índio que se aproxima. Os alunos sentados passarão um copo até o final da música. A ultima pessoa que ficar com o copo se levanta e daremos prosseguimento à mesma atividade sendo que o colega que estiver em pé vai acompanhar o percursso do copo até para na outra pessoa em que a música termina e assim será até todos ficarem em pé e cantar a canção no passo indígena.

ü  5º Momento – Estudo das propriedades do som – ALTURA

Vou explicar para os alunos como pode ser a altura dos sons na música. Uma noção de graves e agudos. Depois aplicarei um jogo com esses dois conceitos.


v  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e professores.

v  MATERIAIS UTILIZADOS

·         Som
·         Computador
·         TV
·         Instrumentos musicais disponíveis
·         Jogos musicais

v RELATO DA AULA
Em função da chuva e do engarrafamento na BR 324 acabei chegando tarde na escola, mais especificamente no segundo horário. Como meu plano de aula é para a turma do 2º ano, no primeiro horário, não foi possível aplicá-lo, mas eu pedi permissão ao professor para trabalhar algumas atividades do plano com turma do 3º ano.
Com a turma do quarto ano comecei com a proposta de um trabalho coreográfico com as oito meninas selecionadas. Na próxima aula a vice-diretora cederá uma sala e um aparelho de som para os ensaios.
Provavelmente esse plano será aplicado com a turma do 2º ano na próxima aula.




Nenhum comentário:

Postar um comentário