Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Horário: Quartas-feiras à tarde
Data: 19 de Abril de 2017
Bolsista: Sindney Borges
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
PLANO DE
AULA VII
ROTEIRO:
1. Canção
de Chegada (Boa tarde!)
2. Aquecimentos
e alongamentos Vocal e Corporal
3. Canção
“Era um dia de manhã”
4. Estudo
de pulsação com a canção:
·
Canção Zum Zum Zum
(Para o dia do Índio)
5. Estudo
das propriedades do som: ALTURA
6. Apreciação
musical: Patrulha Canina
7. Arranjos
sonoros: canção SAMBE LÊ LÊ
v CONTEÚDOS
§ Solfejos
rítmicos
§ Duração
§ P
ulso e rítmo
§ Análise
apreciativa
v OBJETIVOS
§
Aprender as canções do semestre
§
Compreender a altura dos sons (graves e agudos)
§
Executar pulsações com diferentes ritmos
§
Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade.
v METODOLOGIA
Roteiro,
2º Ano B.
ü 1º Momento –
Canção de Chegada
Executar ao som do
violão ou teclado a canção de chegada, explicando para os alunos a dinâmica de
interação, para que eles comecem a aula ativos.
ü 2º Momento - Alongamento
Pedir para
as crianças ficarem de pé e realizarem um pequeno alongamento. Alongando a
parte superior dos membros. A sugestão é fazerem se imaginar pegando as
estrelas do céu, alindando os braços, os punhos, o pescoço e as costelas.
ü 3º Momento – Canção
Era um dia de manhã!
Esse é um momento de
descontração que acaba por aquecer a voz e despertar as crianças também. A
canção será repetida três vezes e cada vez com uma dinâmica diferente. Primeiro
eu canto e eles repetem o refrão, na segunda vez eles respondem com palmas e na
terceira vez eles respondendo com a sílaba Zi (zizizi, …).
ü 4º
Momento – Solfejo Ritmico
A
atividade com a canção Zum Zum Zum está voltada para o estudo da pulsação, mas
também como uma atividade em comemoração ao dia do índio que se aproxima. Os
alunos sentados passarão um copo até o final da música. A ultima pessoa que
ficar com o copo se levanta e daremos prosseguimento à mesma atividade sendo
que o colega que estiver em pé vai acompanhar o percursso do copo até para na
outra pessoa em que a música termina e assim será até todos ficarem em pé e
cantar a canção no passo indígena.
ü 5º
Momento – Estudo das propriedades do som – ALTURA
Vou
explicar para os alunos como pode ser a altura dos sons na música. Uma noção de
graves e agudos. Depois aplicarei um jogo com esses dois conceitos.
v
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados
mediante o comportamento, a atenção e interesse e o respeito com os colegas e
professores.
v MATERIAIS UTILIZADOS
·
Som
·
Computador
·
TV
·
Instrumentos musicais disponíveis
·
Jogos musicais
v
RELATO DA AULA
Em função da chuva e do engarrafamento na BR
324 acabei chegando tarde na escola, mais especificamente no segundo horário.
Como meu plano de aula é para a turma do 2º ano, no primeiro horário, não foi
possível aplicá-lo, mas eu pedi permissão ao professor para trabalhar algumas
atividades do plano com turma do 3º ano.
Com a turma do quarto ano comecei com a
proposta de um trabalho coreográfico com as oito meninas selecionadas. Na
próxima aula a vice-diretora cederá uma sala e um aparelho de som para os
ensaios.
Provavelmente esse plano será aplicado com a turma do 2º ano na próxima aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário