sexta-feira, 21 de abril de 2017

A melhor despedida é aquela em que você parte deixando somente lembranças boas !

Escola  Municipal Dr ª  Maria Do Carmo Vilaça
Data 20 de abril de 2017
Turmas: 1 º e 4 º anos 
Coordenadora: Mara Menezes
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Bolsista: Raíssa Pessoa Silva
Horário: Quinta feira 
Turno: vespertino 

" Nem um elevado grau de inteligência, nem imaginação, nem ambos juntos fazem  um gênio. Amor, amor e amor, que é a alma do gênio."

- Wolfgang Amadeus Mozart


Ø ROTEIRO:

1- Apreciação Musical: Águas de Março de Tom Jobim com participação de Elis Regina;

2 - Reflexão sobre o vídeo (na turma do 4 º ano);

3 - Vocalize com aquecimento corporal e vocal;

4 - Jogo de copos;

5 - Ditado rítmico com leitura relativa;

Ø CONTEÚDOS:

1 - Vocalizes usados no semestre;

2 - Pulsação rítmica;

3 - Jogos de escuta e rítmica;

4 - Leitura com métodos não convencionais trabalhando som e silêncio;

Ø OBJETIVOS

1.       Aprender as canções que serão usadas no semestre;

2.       Ter noção de pulsação rítmica;

3.       Treinar a altura das notas;

4.       Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade musical;

5.       Trabalhar em conjunto com os colegas;

Ø METODOLOGIA

1 - Momento : Apreciação Musical - Colocar um vídeo para que eles entendam que a aula de música já começou;

2 - Momento : Reflexão sobre o vídeo - com uma música fora do contexto do dia - a - dia deles, perceber a reação mediante aquela a canção. Dialogar sobre o que eles perceberam no vídeo, os instrumentos presentes, os cantores,  as roupas da época.

3 - Momento : Trabalho com vocalizes que estimulem o aquecimento não somente vocal mas corporal, que levem os alunos a não serem ouvintes passivos e sim ativos, que tenha liberdade de agir usando o corpo e a voz o que entende mediante a música que escuta.

4 - Momento : Jogo de copos é um jogo de trabalho de grupo que consiste em fazer a priori repetições de movimentos ditados pelo professor usando copos e ditados orais de comando e depois acompanhar uma música, trabalhando assim coordenação motora, pulsação rítmica e posteriormente aumentando seu grau de complexidade como foi feito no 4 º ano fazer outros movimentos .

5 - Momento : Leitura com métodos convencionais no 1 º ano usamos quadrados pintados para representar o som e em branco para representar o silêncio, já nessa aula colocamos retângulos para representar maior duração do som ou silêncio para que depois passe a ser essa leitura com figuras musicais, exemplo um quadrado seria a semínima, já a união de dois quadrados formando o retângulo seria a mínima. Foi o que fizemos no 4 º ano com a leitura relativa. 

Ø   AVALIAÇÃO

v A avaliação será feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.

Ø   JUSTIFICATIVA

v É de suma importância o trabalho feito voltado para o melhoramento da percepção tanto auditiva como motora, são exercícios feitos que estimulam o trabalho em grupo e o avanço gradativo. Além da construção de ideias e respeito a opinião do semelhante através das reflexões feitas dentro de sala de aula.

Ø   FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

v Pedagogia Musical Willems – Livro de Carmem Mettig Rocha;

v 100 Jogos Musicais – Marío José Ferreira Pinto;


v Música na Sala de Aula de Educação Básica – Maura Penna


Ø MATERIAIS UTILIZADOS

·          Som
·          Computador

Ø RELATO DA AULA

 Tivemos um AC antes das aulas, com a coordenadora da escola Raquel e o Supervisor Ednaldo, onde ambos levaram livros de educação musical para que possamos tirar atividades escritas, jogos, dinâmicas para as próximas aulas, nos sentamos e já separamos algumas para semana que vem. Também já avisamos em algumas salas que começou as inscrições para a primeira etapa do festival de talentos que acontecerá em sala. Uma coisa que pude perceber na escola foi infiltração nas salas de aula que no dia em questão adentrei com o professor, havia água no chão da sala, as aulas terminaram mais cedo devido a falta de água na escola e por ter reunião com o conselho de classe. Sobre o tema da minha postagem ser esse, é que devido algumas matérias da faculdade, eu tive que trocar meu dia de estagio para quinta feira pela manhã, e pela primeira vez eu sentir pela turma do 1 º ano um acolhimento e interação muito forte. Hoje fui a aula sem dizer  a eles que seriam um ultimo encontro, fiz o inverso, apliquei as atividades com mais vontade do que faço todas as quintas com eles. 

2 comentários:

  1. Que legal Raíssa! Pude perceber que os momentos foram interessante. Vamos seguindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre são, porém teve mais sentimento pelo fato de ter que mudar de turma, mas a escola é ótima e corpo docente que a compõe também !

      Excluir