Data 20 de abril de 2017
Turmas: 1 º e 4 º anos
Coordenadora: Mara Menezes
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Bolsista: Raíssa Pessoa Silva
Horário: Quinta feira
Turno: vespertino
" Nem um elevado grau de inteligência, nem imaginação, nem ambos juntos fazem um gênio. Amor, amor e amor, que é a alma do gênio."
- Wolfgang Amadeus Mozart
Ø ROTEIRO:
1- Apreciação Musical: Águas de Março de Tom Jobim com participação de Elis Regina;
2 - Reflexão sobre o vídeo (na turma do 4 º ano);
3 - Vocalize com aquecimento corporal e vocal;
4 - Jogo de copos;
5 - Ditado rítmico com leitura relativa;
Ø CONTEÚDOS:
1 - Vocalizes usados no semestre;
2 - Pulsação rítmica;
3 - Jogos de escuta e rítmica;
4 - Leitura com métodos não convencionais trabalhando som e silêncio;
Ø OBJETIVOS
1.
Aprender
as canções que serão usadas no semestre;
2.
Ter
noção de pulsação rítmica;
3.
Treinar
a altura das notas;
4.
Trabalhar
concentração, atenção e a sensibilidade musical;
5.
Trabalhar
em conjunto com os colegas;
Ø METODOLOGIA
1 - Momento : Apreciação Musical - Colocar um vídeo para que eles entendam que a aula de música já começou;
2 - Momento : Reflexão sobre o vídeo - com uma música fora do contexto do dia - a - dia deles, perceber a reação mediante aquela a canção. Dialogar sobre o que eles perceberam no vídeo, os instrumentos presentes, os cantores, as roupas da época.
3 - Momento : Trabalho com vocalizes que estimulem o aquecimento não somente vocal mas corporal, que levem os alunos a não serem ouvintes passivos e sim ativos, que tenha liberdade de agir usando o corpo e a voz o que entende mediante a música que escuta.
4 - Momento : Jogo de copos é um jogo de trabalho de grupo que consiste em fazer a priori repetições de movimentos ditados pelo professor usando copos e ditados orais de comando e depois acompanhar uma música, trabalhando assim coordenação motora, pulsação rítmica e posteriormente aumentando seu grau de complexidade como foi feito no 4 º ano fazer outros movimentos .
5 - Momento : Leitura com métodos convencionais no 1 º ano usamos quadrados pintados para representar o som e em branco para representar o silêncio, já nessa aula colocamos retângulos para representar maior duração do som ou silêncio para que depois passe a ser essa leitura com figuras musicais, exemplo um quadrado seria a semínima, já a união de dois quadrados formando o retângulo seria a mínima. Foi o que fizemos no 4 º ano com a leitura relativa.
Ø AVALIAÇÃO
v A avaliação será
feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização
das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções
rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.
Ø JUSTIFICATIVA
v É de suma
importância o trabalho feito voltado para o melhoramento da percepção tanto
auditiva como motora, são exercícios feitos que estimulam o trabalho em grupo e
o avanço gradativo. Além da construção de ideias e respeito a opinião do
semelhante através das reflexões feitas dentro de sala de aula.
Ø FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
v Pedagogia Musical
Willems – Livro de Carmem Mettig Rocha;
v 100 Jogos Musicais
– Marío José Ferreira Pinto;
v Música na Sala de
Aula de Educação Básica – Maura Penna
Ø MATERIAIS
UTILIZADOS
·
Som
·
Computador
Ø RELATO DA AULA
Tivemos um AC antes das aulas, com a coordenadora da escola Raquel e o Supervisor Ednaldo, onde ambos levaram livros de educação musical para que possamos tirar atividades escritas, jogos, dinâmicas para as próximas aulas, nos sentamos e já separamos algumas para semana que vem. Também já avisamos em algumas salas que começou as inscrições para a primeira etapa do festival de talentos que acontecerá em sala. Uma coisa que pude perceber na escola foi infiltração nas salas de aula que no dia em questão adentrei com o professor, havia água no chão da sala, as aulas terminaram mais cedo devido a falta de água na escola e por ter reunião com o conselho de classe. Sobre o tema da minha postagem ser esse, é que devido algumas matérias da faculdade, eu tive que trocar meu dia de estagio para quinta feira pela manhã, e pela primeira vez eu sentir pela turma do 1 º ano um acolhimento e interação muito forte. Hoje fui a aula sem dizer a eles que seriam um ultimo encontro, fiz o inverso, apliquei as atividades com mais vontade do que faço todas as quintas com eles.
Que legal Raíssa! Pude perceber que os momentos foram interessante. Vamos seguindo!
ResponderExcluirSempre são, porém teve mais sentimento pelo fato de ter que mudar de turma, mas a escola é ótima e corpo docente que a compõe também !
Excluir